Livro de Apuração de IPI

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Livro de Apuração de IPI

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Nesta rotina é possível emitir o Livro de Apuração de IPI, conforme Regulamento de IPI.

Campos da Tela:

Estabelecimento: Selecione o código do estabelecimento. (F12)

 

Período: Informe o mês ou meses para emissão do relatório. Pode ser informado um período apenas dentro do mesmo ano. Será emitida uma página para cada mês.
 
Os campos Natureza de Operação, Classificação 1 e Classificação 2 são filtros para delimitar a emissão do relatório.

 

Processamento Definitivo: Se marcado, registrará a emissão/processamento, para o controle de rotinas geradas ou a gerar.

Poderá emitir o relatório de Controle de Rotinas em Outros.

 

Oficial: Se marcado dará continuidade ao número do livro e páginas.

O número do livro/página é informado em Parâmetros/Números. Após a emissão dos livros poderá emitir os termos de abertura e encerramento, em Relatórios, Contábeis, Termos de Abertura/Encerramento.

 

Agrupar os dados por estado do estabelecimento selecionado: Ao selecionar esta opção, o relatório será emitido com os dados agrupados pelo estado do estabelecimento, ou seja, emitirá somente os lançamentos que tenham os Emitentes/Destinatários com mesmo estado que o do estabelecimento selecionado.

 

Gerar dados a partir dos itens das notas: Com esta opção marcada, os CFOP's e os valores serão gerados a partir dos itens lançados nas notas e não a partir dos valores da aba Bases. Desta forma, se nos itens tiver mais de um CFOP, os valores serão gerados separadamente.

 

ATENÇÃO: Para que os valores sejam gerados em conformidade, é imprescindível que os itens estejam corretamente lançados, com informação de CST, CFOP e valores. O CST dos itens é extremamente importante, pois é por ele que são identificados valores de Outras e/ou Isentas.

 

Para notas que não há itens, como por exemplo frete, nota de energia, etc., os dados serão gerados a partir da aba Bases.

 

Uma vez emitido o relatório com esta opção selecionada, na próxima emissão o campo virá automaticamente marcado, permitindo alterações.

 

Se a opção não for marcada, os dados do relatório serão gerados a partir da aba Bases das notas fiscais.

 

No quadro Consolidação, selecione a opção desejada.