Parâmetros da Auditoria Financeira

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Parâmetros da Auditoria Financeira

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A Auditoria Financeira consiste num conjunto de procedimentos que visa facilitar o controle do saldo das contas de clientes e fornecedores na contabilidade, através de  lançamentos de inclusão e baixa de títulos a pagar e receber. Possibilita fácil integração com os sistemas ERP dos clientes do escritório contábil, importando as baixas de títulos, e conferindo a qualquer momento o saldo contábil com o saldo nos sistemas de contas a pagar e receber dos clientes.

 


Verifique aqui o vídeo de introdução ao módulo Auditoria Financeira.

 

Verifique aqui o vídeo para configurações da Auditoria Financeira.

 

Verifique aqui o roteiro para início de uso da Auditoria Financeira.

 

Verifique aqui o material completo para uso da Auditoria Financeira.


Para que seja possível utilizar a Auditoria Financeira, deve-se marcar a opção “Controlar movimentação de Clientes/Fornecedores” que serão habilitados os demais campos da tela.

Há duas formas de controlar as notas fiscais na Auditoria:

 

Pelo saldo total: O valor será gerado na auditoria pelo total, em parcela única. Os recebimentos/pagamentos efetuados mensalmente serão abatidos do saldo até zerá-lo.

 

Por parcela: O valor será gerado na auditoria parcela por parcela. Os recebimentos/pagamentos efetuados mensalmente serão abatidos da parcela correspondente até baixar todas as parcelas da nota.

OBSERVAÇÃO: A opção de controle do valor da nota na auditoria não define como será o lançamento das notas fiscais no Cordilheira Escrita Fiscal, ou seja, no lançamento da nota podem ser informadas as parcelas, para geração do SPED mas não necessariamente serão geradas estas parcelas para a Auditoria Financeira.

 

Em "Informação do Caixa/Banco na baixa de títulos”, tem as opções:

 

Digitação pelo código de Caixa/Banco: Nesta opção, nas rotinas de baixa de títulos da Auditoria Financeira, ao informar conta de recebimento/pagamento, serão disponibilizadas as contas de caixa/banco cadastradas no Cordilheira Escrita Fiscal. Nesta opção fica mais fácil de selecionar as contas, pois só aparecem as contas necessárias.

 

Será obrigatório o uso desta opção quando for efetuada a baixa de títulos através de arquivo texto ou planilha.

 

Digitação pela conta contábil: Nesta opção, nas rotinas de baixa de títulos da Auditoria Financeira, ao informar conta de recebimento/pagamento, serão disponibilizadas todas as contas do plano de contas. Nesta opção, mantém a rotina como era antes.

 

No quadro "Contas Contábeis", devem ser informadas a contas contábeis correspondentes a:

 

Juros Recebidos: conta de Receita de juros. Será creditado nessa conta o valor de juros lançados na rotina Módulos\ Auditoria Financeira\ Recebimento de Clientes.

 

Descontos Concedidos: conta de Despesa decorrente de descontos concedidos aos clientes. Será debitado nessa conta o valor dos descontos concedidos informados em Módulos\ Auditoria Financeira\ Recebimento de Clientes.

 

Desp. Bancárias Recebidas: conta de Receita com recebimento de despesas bancárias (Ex: Taxa referente emissão de boleto). Será creditado nessa conta o valor das despesas bancárias lançadas na rotina Módulos\ Auditoria Financeira\ Recebimento de Clientes.

 

Juros Pagos: conta de Despesa com juros, na qual será debitado o valor de juros lançados em Módulos\ Auditoria Financeira\ Pagamentos de Fornecedores.

 

Descontos Obtidos: conta de Receita decorrente de descontos obtidos junto aos fornecedores. Será creditado nessa conta o valor dos descontos obtidos informados em Módulos\ Auditoria Financeira\ Pagamentos de Fornecedores..

 

Desp. Bancárias Pagas: conta de Despesa referente a cobrança de despesas bancárias (Ex: Taxa referente emissão de boleto), na qual será debitado o valor das despesas bancárias lançadas em Módulos\ Auditoria Financeira\ Pagamentos de Fornecedores.

Ao baixar as parcelas pagas/recebidas na Auditoria, serão consideradas estas contas automaticamente.

 

Em Grupos de Contas, selecionar as contas de clientes e fornecedores que serão controladas na Auditoria Financeira.

 

Também, devem ser definidos os históricos para os lançamentos de baixa na Auditoria, selecionando elementos que serão preenchidos automaticamente com os dados das parcelas. Na tela de definição do histórico, pode ser definido texto fixo e selecionados elementos relacionados a Auditoria Financeira que variarão para cada parcela baixada.

 

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