Certificado IOB Gerencia / eCAC

Navegação:  Cordilheira Gerenciador de Sistemas > Empresas > Vínculo Certificado Digital >

Certificado IOB Gerencia / eCAC

Página anteriorVoltar ao tópico principalPróxima página

Nesta rotina, podem ser vinculados os certificados digitais às empresas, facilitando assim o processo de baixa de notas através do IOB Gerencia XML (pois não será solicitada a seleção do certificado a cada vez que executar a baixa de notas).

Na tela, criar um código informando uma descrição. Selecionar o certificado digital. Informar o CPF do responsável e se for empresa do Rio Grande do Sul, devem ser informados os campos “Login” e “Senha”.

-Se for certificado modelo A1, ele precisa ser previamente instalado no computador.

-Se for certificado modelo A3, ele precisa estar conectado ao computador. Neste certificado é necessário também informar a senha.

 

ATENÇÃO: Para os clientes NET, somente o certificado digital modelo A3 pode ser utilizado, pois ele é conectado diretamente no computador e o modelo A1 precisaria ser instalado no servidor da EBS, o que se torna inviável. Porém, mesmo o certificado A3 possui algumas restrições: 1) Somente leitoras e certificados Certisign e Serasa são homologados; 2) Se possui mais de um certificado e for necessário realizar a troca durante o uso, será necessário sair do sistema e acessar novamente.

 

Em “Vinculação”, selecionar a empresa que deseja vincular ao certificado. Pode ser efetuada vinculação tanto ao certificado do escritório quando de cada empresa, porém, uma empresa pode ser vinculada somente a um destes certificados.

Quando utilizada procuração do escritório, há particularidades entre os estados:

PE: Pode ser utilizada procuração federal, porém o escritório precisa fazer o vínculo das empresas na Receita Estadual.
RS: Pode ser utilizada procuração estadual apenas.

 

OBSERVAÇÃO:

IOB Gerencia XML: aplicativo que executa os seguintes procedimentos:

1.Efetuar a baixa das notas fiscais eletrônicas (entradas e saídas) diretamente do portal da SEFAZ (PE e RS);
2.Efetuar a baixa das notas fiscais eletrônicas (entradas) diretamente do portal da RFB;
3.Efetuar a baixa das notas fiscais eletrônicas (entradas e saídas) através das chaves de acesso diretamente do portal da RFB (diversas notas ao mesmo tempo);
4.Efetuar o envio do XML das notas para armazenamento em Data Center externo, ou seja “na nuvem”.