Log de Operações

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Log de Operações

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Nesta tela deve-se definir o uso ou não do log de operações.

 

Com o crescente aumento das exigências legais, que tornam os processos mais complexos, com prazos cada vez mais apertados, vê-se a necessidade de um controle automático sobre as operações realizadas pelos usuários, dentro dos sistemas.

 

Esta funcionalidade, propicia aos gerentes e supervisores maior controle das ações dos usuários, mais segurança e rastreabilidade. Por ela, pode ser facilmente identificado o que foi efetuado em determinada rotina, quando e por quem.

 

Além de identificar possíveis falhas, é possível analisar e entender o histórico das ações.

Para utilizar a rotina Log de Operações é preciso efetuar algumas parametrizações nesta rotina.

As opções desta tela variam de acordo com o banco de dados (ACCESS e SQL). Esta variação ocorre em função da capacidade do banco, pois o log gera um volume alto de dados, o que para ACCESS, pode influenciar no desempenho.

cgsconfiguracoeslog

Ativar log de operações: é necessário marcar esta opção para que o sistema inicie o armazenamento do log.
Manter informações de operações dos últimos ___ meses: neste campo é definido o período que uma operação do log ficará armazenada para consultas. Passado este período, o log da operação é excluído automaticamente. O período máximo varia conforme o banco de dados:
ACCESS: período máximo de armazenamento – 6 meses, podendo ser definido um prazo menor;
SQL: período máximo de armazenamento – 12 meses, podendo ser definido um prazo menor.
Quadro "Operações a auditar": em ACCESS é possível parametrizar para que seja armazenado o log somente de alterações, processamentos e exclusões. Já para SQL, ainda é possível armazenar o log de inclusão de cadastros/lançamentos, consultas e emissão de relatórios.

Opções disponíveis para ACCESS e SQL:

Alteração de cadastros: armazena as alterações efetuadas nos cadastros;
Exclusão de cadastros: armazena as exclusões de cadastros;
Processamentos/consultas: armazena as operações referentes a cálculos e apurações, bem como a consulta destes processos;
Alteração de lançamentos: armazena as alterações efetuadas nos lançamentos;
Exclusão de lançamentos: armazena as exclusão de lançamentos.

Opções disponíveis somente para SQL:

Consulta de cadastros: armazena as consultas de cadastros, inclusive através do botão "Pesquisar";
Inclusão de cadastros: armazena as inclusões de novos cadastros.
Consulta de lançamentos: armazena as consultas de lançamentos, inclusive através do botão "Pesquisar";
Inclusão de lançamentos: armazena as inclusões de novos lançamentos;
Visualização de relatórios: armazena as emissões de relatórios.
Botão Limpar log: esta opção pode ser utilizada para forçar a exclusão dos processos armazenados, antes do prazo determinado. Uma vez executada não pode ser desfeita, ou seja, não há como retornar os dados excluídos. Por isso, orienta-se que antes seja efetuado backup da base de dados.

Por esta rotina pode ser excluído todo o histórico, ou somente de um período, mantendo-se apenas o histórico mais recente.

 


IMPORTANTE:

Para garantir a eficácia do armazenamento do log, é imprescindível o controle de permissão de acesso aos usuários, para que não sejam alteradas as parametrizações de forma indevida, bem como, para que o log não seja excluído antes do prazo previsto para armazenamento.