Escrituração Contábil Digital/Geração do Arquivo

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Escrituração Contábil Digital/Geração do Arquivo

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Permite gerar o arquivo da Escrituração Contábil Digital.

 

Ano Calendário: Informe o ano que deseja realizar a geração do arquivo.

 

Período: Informe o período à ser gerado (dd/mm/aaaa), dentro do ano informado.

 

Diretório Destino : Informe o diretório onde será gerado o arquivo. Escolha um diretório local para geração do arquivo. Ex.: C:\

 

Início do Período: Informe ou selecione o período nas opções abaixo:

    0- Normal;

    1- Abertura;

    2- Resultante de cisão/fusão/incorporação;

    3- Início de obrigatoriedade da ECD no ano calendário.

Situação Especial: Este campo será preenchido automaticamente pelo sistema, permitindo alterações.

 

Tipo da ECD: Campo habilitado apenas quando a empresa tem cadastro de SCP no módulo fiscal. Informe o tipo da ECD que deseja realizar a geração.

 

Código da SCP: Campo habilitado apenas se o tipo da ECD for 2. Informe o código da SCP que deseja realizar a geração.

 

Nome do Arquivo: Este campo será preenchido automaticamente pelo sistema, constando informações do ano de geração e do código da empresa, permitindo alterações.

 

Gerar registros do Plano Referencial (I051): Selecionando este campo, serão gerados os registros referentes ao plano referencial (registros tipo I051).

 

Ao clicar em Adicionar arquivos *.RTF, será disponibilizado a tela onde poderá incluir arquivos.

 

Entidade sujeita a Auditoria Independente: Selecionando este campo, serão gerados os registros referentes ao Registro J935 - Identificação dos Auditores Independentes, onde será necessário o preenchimento dos campos "Nome do Auditor" e "Código CVM".

 

Gerar demonstrações contábeis (Balanço/DRE): Selecionando este campo, será disponibilizado as informações de apuração de acordo com o período (data) informado.

Dentre os períodos disponibilizados, será permitido marcar ou desmarcar todos, assim como deixar marcado apenas os que deseja gerar.

 

Tipo de Escrituração: Informe se a declaração é original ou substituta.

 

Recibo Anterior: Campo obrigatário caso o tipo de escrituração for diferente de original.

 

NIRE Substituída: Campo habilitado apenas se o tipo de escrituração for substituta com troca de NIRE.

 

No quadro Leiaute do arquivo: são as versões de leiautes dos arquivos ECD. A versão é marcada automaticamente conforme o ano informado.
Versão 0002: Ano Calendário 2013.
Versão 0003: Ano Calendário 2014.
Versão 0004: Ano Calendário 2015.
Versão 0005: Ano Calendário 2016.
Versão 0006: a partir do Ano Calendário 2017.

 

Orientações de como gerar o SPED Contábil:

 

1.O cadastro do estabelecimento deve estar preenchido de modo completo, caso contrário a Receita Federal ou a Junta Comercial podem posteriormente rejeitar o arquivo e exigir retificação.

 

2.Deve estar informado no cadastro do estabelecimento o número de  livro e página dos livros Contábeis, sendo estes maior que zero. Por exemplo, a empresa iniciou as atividades recentemente e entregará pela primeira vez os livros, deverá informar no campo "Livro" o número 1, e no campo "Página" o número 1.

 

3.Em Empresas/ Cadastro de Empresa/ Cadastro do Estabelecimento/ Parâmetros/ Sistema Contábil, deve estar informada a Conta para Zeramento e Conta Patrimônio Líquido correspondente ao que é cadastrado no módulo Cordilheira Sistema Contábil/ Módulos/ Transferência de Resultados.

 

4.Através da rotina CSC/Módulos/Escrituração Contábil Digital/Plano Referencial/ Vinculação Automática, é possível vincular o Plano de Contas cadastrado, independente da estrutura, com o Plano Referencial do SPED. As contas cadastradas no sistema Cordilheira Escrita Fiscal na rotina Cadastros/Contabilização/Apropriação de Impostos/Geral, também serão vinculadas automaticamente com o Plano Referencial.

 

5.Para verificar quais contas estão vinculadas com o Plano Referencial, poderá ser emitido um relatório através da rotina Módulos/ Escrituração Contábil Digital/ Plano Referencial/ Relatório.

 

6.No relatório emitido poderá identificar se as contas vinculadas estão corretas, caso necessário poderão ser alteradas através da rotina Módulos/ Escrituração Contábil Digital/ Plano Referencial/ Manutenção, ou através do cadastro do Plano de Contas.Deve-se atentar ao fato de que muitas contas do Plano Referencial perderam a validade em 31/12/2008, devendo então, ser substituídas por contas válidas. O Sped acusará advertência para as contas que estão vinculadas e perderam a validade.

 

7.Para os casos em que há vários lotes de transferência no exercício, por ser controle mensal, trimestral, semestral, somente será possível gerar o arquivo corretamente se a conta para zeramento informada na transferência de resultados for a mesma. Do contrário será necessário estornar os lotes e gerá-los novamente com a mesma conta de zeramento em todas as transferências, ou gerar somente um lote no final do exercício.

 

8.Mesmo quando há vários lotes de transferência, por ser controle mensal, trimestral, semestral, o arquivo será gerado com informação de todos os saldos de cada conta constantes no lote de transferência do período correspondente ao do lote(exceto a conta informada em Conta para Zeramento). No caso de haver vários estabelecimentos, será gerado no arquivo os lançamentos de cada conta do lote de transferência, independente se o lote foi gerado consolidado por Empresa ou Estabelecimento, os valores de cada conta serão somados.

 

9.Quando há lançamentos On-Line ou em Lote (Exceto de Transferência de Resultados), ou Saldo de Balanço, para a conta que foi utilizada na rotina Módulos/ Transferência de Resultados, no campo Conta para Zeramento, o SPED acusará diferença de valores, pois o Cordilheira desconsidera a conta informada no campo "Conta para Zeramento" da rotina de Transferência de Resultados ao gerar o arquivo ECD.txt.

 

10.  Após a verificação dos parâmetros, poderá ser gerado arquivo ECD.txt, através da rotina Módulos/ Escrituração Contábil Digital/ Geração do Arquivo.

 

11.  O arquivo gerado pelo sistema poderá ser validado no programa SPED Versão 3.1.8. Caso na validação do arquivo ocorra a mensagem "CÓD_MUN não informado" deve ser verificado o cadastro dos estabelecimentos da empresa, se o município contém a informação de Código no IBGE.

 

12.  Caso ocorra o erro na validação: "Soma dos saldos Iniciais é diferente da soma dos saldos finais do registro I150", deverá ser corrigido da seguinte forma: Não pode haver Saldo de Balanço ou Lançamentos On-Line ou por Lote(exceto de Transferência) para conta que foi utilizada na Transferência de Resultados no campo Conta para Zeramento. Estornar Lote de Transferência e gerar outro lote de Transferência com outra conta ou corrigir lançamentos para a conta informada.

 

13.  Se ocorrer uma reestruturação bem significativa no plano de contas, ou se a primeira vinculação foi efetuada com parâmetros incorretos, poderá ser efetuada novamente a vinculação automática. Este procedimento poderá ser feito através da rotina Módulos/ Escrituração Contábil Digital/ Plano Referencial/ Vinculação Automática, marcando a opção "Eliminar Vinculação Já Existente". Com esta opção marcada, a vinculação efetuada anteriormente será eliminada, inclusive das contas que foram vinculadas manualmente.

 

14.  No caso de plano de contas com mais de um grupo de resultado, todos os grupos de resultado serão vinculados de forma igual conforme opção selecionada no momento da vinculação. (verificar tabela de vinculação)

 

15.  Não há necessidade de gerar arquivo SPED Contábil para período sem movimentação, pois se gerado ocorrerá erros na validação do arquivo no programa SPED.