Notas Explicativas

Navegação:  Cordilheira Sistema Contábil > Relatórios > Contábeis >

Notas Explicativas

Página anteriorVoltar ao tópico principalPróxima página

Por esta rotina será possível emitir o relatório das notas explicativas. Para emissão do mesmo é necessário cadastrar, previamente, as notas explicativas, em Módulos\ Notas Explicativas. Ao emitir o relatório as notas serão agrupadas pelo tipo da demonstração.

 

Estabelecimento: Selecione o estabelecimento. (F12)

 

Mês/Ano: Informe o intervalo a datas no formato MM/AAAA.

 

Data de emissão: Informe a data de emissão do relatório.

 

Opções do relatório:

 

Oficial

Utilizado na emissão dos livros oficiais para registro. Esta opção faz com que a DOAR tome a sequência numérica do Diário. Com esta opção marcada será habilitado o botão "Responsáveis" para selecionar outros responsáveis para assinatura, se necessário.

Listar dados para assinatura

Marcado esta opção, as assinaturas serão impressas no relatório mesmo não marcando a opção Oficial e independente de consolidação. Com esta opção marcada será habilitado o botão "Responsáveis" para selecionar outros responsáveis para assinatura, se necessário.

Listar CNPJ

Marcando a opção, será impresso o CNPJ do estabelecimento no cabeçalho do relatório. Se consolidado por estabelecimento, será o CNPJ do estabelecimento selecionado na tela. Se consolidado por empresa, será o CNPJ da matriz.

 

Justificar texto: Se marcada essa opção a nota explicativa fica justificada.

 

No quadro Consolidação selecione a opção desejada.

 

Responsáveis: Este botão será habilitado se marcada a opção "Oficial" ou "Listar dados para assinatura".

Neste tela podem ser selecionados outros responsáveis para assinatura do relatório, além do Representante e do Contador (responsável vinculado ao cadastro do Estabelecimento".

Esta opção atende a MP 449/2008, que trouxe diversas alterações na estrutura das demonstrações contábeis das SA’s, entre elas a exigência de assinatura de todos os sócios nas demonstrações a serem submetidas a arquivamento.