Baixar Parcelas

Top  Previous  Next

As baixas de parcela podem ser individuais ou em lotes. Para a baixa em lote basta selecionar as parcelas que devem ser baixadas e preencher as seguintes informações obrigatórias do painel ‘Parâmetros para Baixa em Lote’:

 - Data da baixa: é a data que a parcela foi paga;

 - Data da liberação: é a data que o banco creditou na conta bancária o valor referente ao recebimento da parcela;

 - Operação financeira: selecionar a conta financeira de acordo com o tipo de baixa;

Importante: ao realizar a baixa em lote, não será calculado valor de multa e juros.  Para que eles sejam considerados é necessário realizar a baixa individual.

Para realizar uma baixa individual basta clicar no ícone correspondente na tela de pesquisa. As informações são as mesmas da baixa em lote, com a diferença que para as parcelas em atraso será realizado o cálculo de multas e juros.

Os juros e multas são calculados de acordo com os percentuais informados nos cadastros de parâmetros financeiros do estabelecimento da empresa ou do cliente ou com os valores informados no cadastro de carteira da conta tesouraria, seguindo a seguinte regra:

- Se houver percentual informado nos três cadastros, vai ser considerado o percentual dos parâmetros financeiros do cadastro de estabelecimento do cliente;

- Se houver percentual informado apenas na carteira e no estabelecimento da empresa, será considerado o percentual da carteira;

Então, sempre será seguida a ordem: parâmetros financeiros do cadastro de cliente, depois percentuais do cadastro da carteira e por último o cadastro de parâmetros financeiros da empresa.

Se não houver percentual informado em nenhum cadastro, o sistema não calculará multa e juros.

As baixas podem ser totais ou parciais. Quando forem parciais, o título continuará com a situação ‘A receber’ e terão seu saldo a receber atualizado.

Ao baixar uma parcela, será criada uma movimentação no título e um lançamento na conta tesouraria informada.