Extrato Bancário

Top  Previous  Next

Nesta rotina são cadastrados os extratos. Eles podem ser cadastrados manualmente ou então podem ser importados os arquivos de extrato bancário com extensão ‘.OFC’ e ‘OFX.’ que geralmente são fornecidos pelos bancos para os clientes que utilizam os serviços de internet banking.

A grande vantagem de utilizar esta rotina é que depois da importação é possível realizar a conciliação bancária com os lançamentos das contas tesouraria.

Ao clicar no botão ‘Novo’ será aberta a data para cadastro manual de um novo extrato, onde devem ser informados os campos obrigatórios:

- Data inicial: informar a partir de quando se quer controlar os extratos. O ideal é que a data inicial seja imediatamente posterior à data final do extrato anterior.

- Data final: informar até quando serão feitos os lançamentos.

Ao salvar as informações do menu lateral ‘Geral’ será habilitado o menu ‘Lançamentos’. Neste cadastro vão os dados de cada lançamento que compõe os valores do extrato bancário no período.

O botão ‘Importar extrato’ abre uma tela onde deverá ser importado o arquivo OFX ou OFC. O sistema faz algumas validações para não permitir que sejam cadastrados extratos do mesmo período, evitando lançamentos duplicados. O ideal é importar os extratos em ordem sequencial, de forma que não fiquem lacunas de tempo sem extrato. Isso garante que os lançamentos da tesouraria estarão corretos. O período do extrato será a data do primeiro e do último lançamento do arquivo.

Importante: ao importar um extrato o sistema valida de o saldo final da conta tesouraria é igual ao saldo inicial do extrato. Se for a primeira importação, é necessário fazer o lançamento do saldo inicial na conta tesouraria correspondente.