Ajuste nos Valores de INSS Patronal

Navegação:  Folha de Pagamento > eSocial > Conferência de Tributos >

Ajuste nos Valores de INSS Patronal

Página anteriorVoltar ao tópico principalPróxima página

Na conferência do INSS Empresa, caso haja diferença nos valores dos impostos e esta diferença seja de centavos, é possível efetuar o ajuste dos valores no sistema da Folha de Pagamento, para que fique igual ao valor apurado pelo eSocial e, posteriormente não gere diferenças na integração contábil e controle de pagamento da guia.

 

Este tipo de diferença pode acontecer, pois a forma de cálculo do eSocial é diferente da do sistema. No eSocial a aplicação da alíquota de cada valor é realizada sobre a base total e no sistema, este cálculo é efetuado por funcionário. Também, na parte de Terceiros, o eSocial calcula de forma separada o percentual de cada entidade que compõe o recolhimento e no sistema, calcula o percentual integral. Não é possível alterar no sistema para não calcular de forma individual, pois a informação é necessária para integração contábil por centro de custo.

 

Para efetuar o ajuste, deve ser acessado o ícone clip0240. Abrirá uma nova tela, exibindo os valores e, ao clicar em Gravar, irá efetuar o ajuste dos valores, alocando um centavo para cada funcionário, em um ciclo, até zerar a diferença. Isso para FPAS, RAT e Terceiros.

 

clip0241

 

Após efetuado o ajuste das diferenças, é necessário reemitir os relatórios da folha, bem como, a integração contábil deve ser efetuada apenas após este ajuste.

 

O Ajuste não é obrigatório, mas auxilia, principalmente na contabilização, para que não ocorram diferenças entre o valor contabilizado e o valor recolhido de imposto.