Feriados

Navegação:  Informações Gerais > Rotinas Comuns >

Feriados

Página anteriorVoltar ao tópico principalPróxima página

Esta rotina permite o cadastramento único dos feriados, inclusive municipais e estaduais para posterior geração automática do calendário de todas as empresas conforme sua localização geográfica, sem a necessidade de parametrizar empresa por empresa, repetindo dados.

 

Esta rotina é comum a todos os módulos do sistema, ou seja, o feriado cadastrado na folha será também utilizado no fiscal e no contábil e vice-versa.

 

clip0017

 

Nota: A opção “Gerar Calendário” estará disponível somente para versão SQLR.

 

O cadastro dos feriados é separado por âmbito, podendo ser Federal, Estadual ou Municipal. Também, é separado entre dia fixo e dia variável.

 

Informar código, descrição ao feriado e selecionar o âmbito. Se for Estadual, será necessário informar a UF a qual o feriado se refere. Se for municipal, será necessário informar a UF e o município, conforme código do IBGE.

 

Seguem exemplos de cadastro com os três âmbitos:

 

clip0010

 

clip0011

 

clip0012

 

 

Selecionar se o feriado tem dia fixo ou dia variável em cada ano.

 

Se for dia fixo, informar o dia e o mês. O sistema considerará este mesmo dia para todos os anos.

 

clip0013

 

 

Se for dia variável, informar o dia, o mês e o ano. Para cada ano deverá ser cadastrado o feriado e assim ele será considerado na criação do calendário das empresas. Marca a opção Dia Variável e podem ser inseridas N datas, para cada ano.

 

clip0014

 

 

Estando cadastrados os feriados, ao criar o calendário de cada empresa o sistema considerará estes feriados. Os de âmbito federal serão considerados para todas as empresas/estabelecimento. Os de âmbito estadual serão considerados para as empresas/estabelecimentos daquela UF. Os de âmbito municipal serão considerados para as empresas/estabelecimento daquele município.

 

Para os municipais, o sistema considerará o município informado no cadastro do estabelecimento, em Cadastrais. Será considerado o código do IBGE do município selecionado no campo “Município” do endereço do estabelecimento.

 

ATENÇÃO: Este campo não é de preenchimento obrigatório no cadastro. Se ele não estiver preenchido não será considerado o feriado municipal no cadastro do calendário da empresa/estabelecimento. Para que os feriados municipais sejam corretamente gerados, este campo deve ser preenchido nos cadastrados.

 

clip0015

 

 

Para os módulos Folha de Pagamento e Escrita Fiscal o calendário será gerado por estabelecimento. Já no módulo Contábil, será gerado por empresa e considerará os dados do estabelecimento matriz.

 

 

Geração de Calendário

 

IMPORTANTE: A geração do calendário não necessariamente precisa ser efetuada.

 

Estando cadastrados os feriados, ao acessar qualquer rotina que utiliza o calendário, se para o mês em questão ainda não tiver o calendário gerado na empresa, ele será automaticamente cadastrado, considerando os feriados. Este processo será o mesmo em todos os módulos.

 

Se optar por gerar antecipadamente os calendários, podem ser utilizadas as rotinas normais de geração de calendário, disponíveis em Utilitários\ Geração de Calendário. Esta rotina também utilizará o cadastro de feriados, inclusive ser for reprocessada, sobrescrevendo o cadastro anterior.

 

Pode ainda, ser utilizada a rotina disponível na tela de cadastro de feriados, gerando o calendário para todas as empresas de uma vez (opção disponível apenas para versão SQLR). Lembrando que, este processo não necessariamente precisa ser executado, visto que as rotinas gerarão o calendário automaticamente, quando necessário. Esta rotina de geração para todas as empresas poderá ser útil, no caso de ser necessário alterar algum feriado em período já gerado nas empresas. Neste caso será necessário gerar novamente o calendário para acatar a alteração efetuada.

 

 

Perguntas Frequentes

 

Qual o processo correto para criação do calendário?

 

Em qualquer módulo, acessar a rotina Cadastros\ Feriados e cadastrar todos os feriados federais, estaduais e municipais, considerando as regiões geográfica que as empresas estão localizadas.

 

Estando com os feriados cadastrados, a princípio não precisa fazer mais nada, pois ao utilizar as rotinas que precisam de calendário, ele será gerado automaticamente com base no cadastro de feriados e da localização da empresa/estabelecimento (UF e município).

 

 

Em algumas empresas, já tinha sido gerado o calendário para um determinado período, antes da possibilidade de cadastrar os feriados. O que fazer?

 

Não tem problema. Se os calendários já foram criados e os feriados já foram corretamente definidos nas empresas, este cadastro continuará sendo utilizado, não havendo a necessidade de alterar nada. A partir dos períodos ainda não gerados o sistema passará a gerar automaticamente com base no cadastro de feriados.

 

Agora, se os calendários já foram gerados mas os feriados ainda não foram corretamente definidos nas empresas, é possível recriar estes calendários utilizando o cadastro de feriados. Isso pode ser realizado empresa por empresa, em cada módulo, na rotina Utilitários\ Geração de Calendário, ou, pode ser gerado para todas as empresas pela opção disponível no cadastro de feriados, no botão “Gerar Calendário” (opção disponível apenas para versão SQLR).

 

 

Cadastrei os feriados, inclusive os pontos facultativos, mas algumas empresas não aderem a estes feriados facultativos. Como tratar estas particularidades?

 

O cadastro dos feriados é genérico e comum a todos os módulos. Uma vez realizado o cadastro de todos os feriados federais, estaduais e municipais, ao utilizar alguma rotina que precisa do calendário, este será automaticamente gerado com base no cadastro de feriados.

 

Porém, pode ter casos de feriados facultativos, onde algumas empresas não optem por aderir ao feriado. Desta forma, gera-se o calendário conforme o cadastro do feriado e para estas empresas faz manutenção para não considerar o feriado. Para esta manutenção devem ser usadas as rotinas disponíveis em cada módulo, em Cadastros\ Calendário.

 

Ao acessar esta rotina o sistema cria o calendário utilizando os feriados, porém, determinado dia pode ser desmarcado ou marcado, conforme desejado.

 

clip0016

 

 

No Contábil, tem opção de fechar ou não os domingos e feriados na geração. Isso ainda é válido?

 

Sim, esta opção ainda é válida quando utilizada a rotina de geração de calendário deste módulo (em Utilitários ou em Cadastros). É possível marcar ou não a opção conforme cada caso.

 

Porém, na geração automática o calendário será gerado sempre como se esta opção estivesse marcada. Desta forma, se optar por não fechar estes dias no calendário, deve ser usada a geração de calendário específica do módulo.