Parâmetros Gerais da Folha de Pagamento

Navegação:  Gerenciador de Sistemas > Empresas > Cadastro de Empresas > Cadastro de Estabelecimento > Parâmetros > Folha de Pagamento >

Parâmetros Gerais da Folha de Pagamento

Página anteriorVoltar ao tópico principalPróxima página

Armazena os parâmetros que serão utilizados pelo Folha de Pagamento.

 

Número de Proprietários: Informe o número de proprietários. Esta informação será gerada no arquivo da RAIS.

 

No quadro Alíquotas, informar a alíquota do PIS que será utilizada para cálculo sobre a folha de pagamento.

 

Em Percentuais, informar a percentual de Isenção quando a empresa for entidade filantrópica.

Clique aqui para maiores informações

 

No quadro INSS devem ser informadas as alíquotas e códigos de recolhimento do INSS.

 

FPAS (Fundo de Assistência e Previdência Social):

 

Código: Informe o código de FPAS. Consulte a tabela de enquadramento divulgada pela Previdência Social.

 

Alíquota s/ Folha: Informe o percentual de recolhimento da empresa. Verifique a Tabela de alíquotas por código de FPAS divulgada pela Previdência Social.

 

Alíquota s/ Pró-labore e RPA: Informe o percentual de recolhimento sobre as retiradas de pró-labore e pagamentos de autônomos.

 

 

RAT (Riscos Ambientais do Trabalho):

 

Alíquota: Informe o percentual de contribuição com duas casas decimais.

 

FAP: Informe o multiplicador do FAP - Fator Acidentário de Prevenção. O mesmo consiste num multiplicador variável num intervalo contínuo de cinco décimos (0,5000) a dois inteiros (2,0000), aplicado com quatro casas decimais.

 

 

Terceiros:

 

Código: Preencher com o código do somatório de terceiros, vinculado ao código FPAS, obtido junto ao INSS.

 

Alíquota: Percentual de contribuição com duas casas decimais.

 

SEST e SENAT: Percentual de SEST e de SENAT com duas casas decimais, para os casos de transporte de carga e passageiros. Será utilizado no cálculo de recibos de autônomos com categoria de transportador.

 

 

Botão Processo Judicial/Administrativo

 

Se a empresa tiver algum processo judicial ou administrativo para não tributar algum valor de INSS, referente a FPAS, RAT, SAT e terceiros, deve vincular nesta tela os processos relacionados. Estes dados serão gerado para o eSocial.

 

 

Quadro GILRAT Empresas sem Recolhimento de INSS - eSocial

 

Informar alíquota RAT e fator FAP, quando for empresa entidade filantrópica, produtor rural ou outra empresa que não tenha recolhimento de INSS Patronal. Para estas empresas, não devem ser informadas as alíquotas no quadro INSS, para que não ocorra cálculo indevido de INSS, mas, preciso informar estas alíquotas para que seja gerado no eSocial

 

 

Quadro Contribuição Sindical - GRCSU/GRCSU Patronal

 

Capital Social da Empresa: Informe neste campo o valor integral do capital social da empresa no cadastro do estabelecimento matriz. Para os demais estabelecimentos o valor é replicado e o campo desabilitado.

 

Capital Social do Estabelecimento: Informe neste campo o valor do capital social relacionado ao estabelecimento. Este valor é utilizado como base de cálculo para a Contribuição Sindical Patronal.

 

Sindicato: Selecione o código do Sindicato Patronal ao qual o estabelecimento está vinculado. Na pesquisa desse campo são relacionados todos os sindicatos cadastrados com o tipo Patronal, no Folha de Pagamento, em Cadastros/ Genéricos/ Sindicatos/ Dados Cadastrais.

 

Gerar GRCSU Patronal na Apuração Mensal: Marcar esta opção caso deseje que o sistema efetue o cálculo da Contribuição Sindical Patronal na Apuração Mensal e gere a guia para recolhimento. Para que o sistema efetue o cálculo é necessário que o código do sindicato patronal esteja informado.

 

 

Quadro RAIS

 

Selecionar o tipo de Controle de Ponto adotado pelo estabelecimento. Esta informação é necessária para a geração do arquivo da RAIS.