Certificado IOB Gerencia XML / eCAC

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Certificado IOB Gerencia XML / eCAC

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Nesta rotina, podem ser vinculados os certificados digitais às empresas, facilitando assim o processo de baixa de notas através do IOB Gerencia XML (pois não será solicitada a seleção do certificado a cada vez que executar a baixa de notas).

 

IMPORTANTE:

 

Se for certificado modelo A1, ele precisa ser previamente instalado no computador.

 

Se for certificado modelo A3, ele precisa estar conectado ao computador. Neste certificado não é possível configurar a senha, sendo necessário informar senha/token a todo momento, deixando o processo dependente de interação manual a cada operação necessária.

 

OBS.: O uso do certificado A3 possui algumas restrições, sendo:

Somente leitoras e certificados Certisign e Serasa são homologados;
Se possui mais de um certificado e for necessário realizar a troca durante o uso, será necessário sair do sistema e acessar novamente.

 


 

ATENÇÃO!

 

Para uso do sistema na Modalidade Local, é possível utilizar Certificado Digital A1 ou A3, bem como, é possível utilizar o Certificado do Escritório de Contabilidade, através do processo de procuração.

 

Para uso do sistema na Modalidade NET, somente é possível utilizar o uso do Certificado Digital A1 (da empresa ou procuração), pois o certificado não precisa estar instalado na máquina, e sim na configuração do sistema, onde é selecionado o arquivo de instalação do certificado.

 

O Certificado A3, não é homologado para uso em Ambiente .NET, sendo assim, somente funcionará para Modalidade Local.

 


 

OBSERVAÇÃO:

 

IOB Gerencia XML: Aplicativo que executa os seguintes procedimentos:

 

Efetuar a baixa das notas fiscais eletrônicas (entradas e saídas) diretamente do portal da SEFAZ (PE e RS);
Efetuar a baixa das notas fiscais eletrônicas (entradas) diretamente do portal da RFB;
Efetuar a baixa das notas fiscais eletrônicas (entradas e saídas) através das chaves de acesso diretamente do portal da RFB (diversas notas ao mesmo tempo);
Efetuar o envio do XML das notas para armazenamento em Data Center externo, ou seja, “na nuvem”.

 

Campos da Tela:

 

Código: Informe um código para o certificado. Para selecionar um certificado já cadastrado, basta pressionar o botão Pesquisar e efetuar a seleção.

 

Descrição: Atribua um nome para o certificado digital cadastrado.

 

Quadro Certificado

Tipo de Certificado: Selecione o tipo do certificado a ser cadastrado, sendo A1 ou A3.

 

Sendo A1, habilitará os campos:

 

Certificado_IOB Gerencia_03

 

Arquivo: Busque pelo certificado digital A1 da máquina selecionando o arquivo de instalação do certificado, para que ele seja utilizado na configuração do sistema.

 

Senha: Informe a senha do certificado selecionado.

 

Data de Validade: Campo de preenchimento automático, a partir do certificado selecionado.

OBS.: Quando o certificado estiver vencido, será apresentado a seguinte tarja Certificado_IOB Gerencia_04, demonstrando que o certificado está “Vencido”.

 

CNPJ/ CPF: Campo de preenchimento automático, a partir do certificado selecionado, será apresentado o CNPJ/ CPF que se refere o certificado.

 

Sendo A3, habilitará os campos:

 

Certificado_IOB Gerencia_05

 

Certificado: Para uso desta opção, o certificado A3 precisa estar conectado ao computador. Não é possível configurar a senha, sendo necessário informar senha/token a todo momento, deixando o processo dependente de interação manual a cada operação necessária.

 

CNPJ/ CPF: Informe o CNPJ/ CPF que se refere ao certificado selecionado.

 

Quadro Exclusivo Rio Grande do Sul

Será utilizado exclusivamente para empresas que pertence ao Estado do Rio Grande do Sul, que necessita desses dados para seguir com uso do certificado, devendo ser preenchido os campos:

Login
Senha

 

Quadro Vinculação

Em “Vinculação”, selecionar a empresa que deseja vincular ao certificado. Pode ser efetuada vinculação tanto ao certificado do escritório quando de cada empresa, porém, uma empresa pode ser vinculada somente a um destes certificados.

Apenas poderá vincular um estabelecimento por grupo. Ou seja, quando o estabelecimento já estiver vinculado a um certificado, o mesmo não ficará disponível para ser vinculado a um outro certificado.

 

Quando utilizada procuração do escritório, há particularidades entre os estados:

 

PE: Pode ser utilizada procuração federal, porém o escritório precisa fazer o vínculo das empresas na Receita Estadual.
RS: Pode ser utilizada procuração estadual apenas.

 

 

ATENÇÃO !

 

A partir da versão 1.109a, a rotina de Cadastros de Certificados IOB Gerencia XML / eCAC passou por uma Restruturação, sendo elas:

 

a. Quadro Certificado

Feita a inclusão das opções Certificado A1 e A3, possibilitando o cadastro individualizado dos certificados digitais.

 

b. Cadastros Existentes

Com relação a "cadastros já existentes", os mesmos serão mantidos e convertidos para o novo formato de tela, como Certificados A3.

Para uso das Rotinas na Integração com o Portal eCAC e com o IOB Gerencia XML, será necessário cadastrar novamente os Certificados como A1, para que desta forma, ao utilizar a integração por uma destas rotinas, não seja mais necessário escolher o certificado, pois o sistema reconhecerá a Empresa/ Estabelecimento que foi vinculado ao certificado previamente cadastrado.

 

c. Quadro Vinculação de Empresas/ Estabelecimentos

Apenas poderá vincular um estabelecimento por grupo, ou seja, quando o estabelecimento já estiver vinculado a um certificado, não ficará disponível para ser vinculado a um outro certificado.

 

d. Certificado Vencido

Quando o certificado A1 estiver vencido, será apresentado a seguinte tarja logo a frente da Data de Validade Certificado_IOB Gerencia_04

Não será possível seguir com a gravação de cadastros de Certificados Vencidos.

E caso o certificado já cadastrado estiver vencido, no momento de utilizar a integração com o Portal eCAC, será emitido um Aviso do Sistema,  informando que o certificado esta vencido, orientando a atualização deste certificado para um certificado válido. Para  isso, basta efetuar a remoção diretamente no Cadastro de Certificados do IOB Gerencia / eCAC do certificado vencido e incluir o novo certificado atualizado válido, para prosseguir com as integrações.