Nesta rotina é possível realizar a consulta dos retornos do imposto INSS Empresa apurado pelo eSocial, comparando os valores apurados pelo sistema e permite emitir um relatório para visualização dos detalhes.
Os dados do imposto são gerados pelo eSocial no arquivo S-5011, no retorno com sucesso dos arquivos S-1200, S-2299, S-2399, S-1299 ou S-1298.
A partir da competência 08/2018, o recolhimento do INSS passou a ser efetuado via DCTFWeb, a partir das informações geradas ao eSocial. Em relação ao INSS, o eSocial faz os cálculos baseado nas diversas informações e o recolhimento será a partir do cálculo do eSocial.
Para que estes valores sejam apurados corretamente, é necessário que todos os dados enviados estejam corretos, considerando cadastro do trabalhador, cadastro dos eventos, processamentos e entre outros.
É possível visualizar os valores do INSS Patronal, após o envio do S-1299, fechamento do movimento.
O acesso está disponível em eSocial\ Conferência de Tributos\Empresa. Será possível efetuar esta conferência a partir da competência 06/2018.
O INSS é conforme a competência, ou seja, conforme o mês/ano de processamento que estará informado na tela.
É possível verificar os tributos mensais e também referente a segunda parcela do 13º salário (anual). Para o 13ª, será habilitado somente na competência dezembro.
Na tela, se o ícone ficar vermelho é porque tem diferença em algum valor. Para visualizar os detalhes, deve ser acessado o do ícone , que apresentará um relatório das informações das contribuições sociais.
No botão de feedback o usuário poderá realizar a votação da rotina.
No INSS Empresa, exibe o estabelecimento matriz e aponta possíveis diferenças na apuração dos valores de INSS Empresa (FPAS, RAT, Terceiros, etc.), comparando o sistema com o eSocial. Essa comparação é através do layout S-5011, no retorno dos arquivos S-1298 e S-1299.
Através do ícone será possível também visualizar o conteúdo do retorno efetuado pelo eSocial, em todos os detalhes, referente aos arquivos S-5011 (INSS Empresa).