Cadastro de Ambientes de Trabalho

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Cadastro de Ambientes de Trabalho

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Nesta rotina, devem ser cadastrados todos os ambientes da empresa e externos, se for o caso, conforme as regras do SST e do eSocial. Devem ser informados os ambientes de trabalho da empresa em que há trabalhadores exercendo atividades.

 

Estas informações serão utilizadas no acompanhamento da gestão de SST da empresa, motivo pelo qual devem ser informados os ambientes onde efetivamente o trabalhador exerce suas atividades, não se confundindo com a lotação tributária informada no evento S-1020 do eSocial.

 

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Código: Informe o código do ambiente.

 

Último código cadastrado: Traz o maior código cadastrado para servir como referência no cadastro do próximo ambiente, caso deseje seguir uma sequência numérica.

 

Nome do Ambiente: Informe o nome do ambiente, para facilitar a identificação nas demais rotinas e pesquisa.

 

Descrição do Ambiente: Preencher com a descrição do ambiente, de forma completa, conforme regras do eSocial e SST.

 

Segundo o manual do eSocial, a descrição deve ser objetiva e permitir a identificação das fontes geradoras, possíveis trajetórias e medidas de controle dos riscos. Tratando-se de ambiente de trabalho localizado no exterior, essa condição deve constar na descrição do ambiente.

 

Local do Ambiente: É possível informar se o ambiente está localizado em:

 

1 – Estabelecimento\Tomador do próprio empregador: Hipótese em que o ambiente descrito esteja em estabelecimento do próprio empregador/contribuinte/órgão público e obras próprias ou de responsabilidade da pessoa juridica ou física.

2 - Estabelecimento de terceiros: Hipótese em que o ambiente de trabalho se encontra localizado em estabelecimento de terceiro em virtude de relação de cessão de mão de obra. Neste caso, deverá obrigatoriamente selecionar o cadastro do tomador de serviços correspondente a este ambiente e, este tomador deve ser enviado ao eSocial através do arquivo S-1020.