Cadastro de Eventos

Navegação:  Folha de Pagamento > Cadastros > Genéricos >

Cadastro de Eventos

Página anteriorVoltar ao tópico principalPróxima página

Um dos principais cadastros do sistema Folha de Pagamento, constituindo a base de todos os cálculos efetuados por este sistema.

Na instalação do software são disponibilizados 203 eventos pré-cadastrados com as devidas incidências para o IRRF, INSS, FGTS, etc. Estas incidências poderão ser alteradas, sendo no entanto, de inteira responsabilidade do usuário os resultados decorrentes destas alterações.
Novos eventos poderão ser cadastrados utilizando os códigos entre 204 e 899 e de 1000 à 89999.
Os eventos de 00900 à 00999 e de 99000 à 99999 são reservados para uso do sistema. Não poderão ser cadastrados novos eventos utilizando esses códigos.
Neste cadastro serão definidas as integrações, e os eventos que serão utilizados para informar as integrações para o Cálculo de 13º Salário, Férias e Aviso Prévio.

O cadastro está organizado nas seguintes abas:

 

Eventos

 

Integrações

 

Informações eSocial

 

Outras Informações

 

 

IOB DIAGNÓSTICO eSOCIAL:

Ferramenta de diagnóstico, que mostra ao usuário se o cadastro está apto ou não para envio ao eSocial, apontando quais campos estão pendentes de preenchimento.

Esta ferramenta deve ser adquirida junto ao comercial da ao3.

No layout do eSocial há campos que são de preenchimento obrigatório e há campos que são de preenchimento opcional. É possível optar pelo nível de verificação dos dados: 1) verificar somente campos obrigatórios; 2) verificar campos obrigatórios e não obrigatórios. Esta definição deve ser efetuada no cadastro da empresa, em Parâmetros/ eSocial/REINF.

Ao efetuar o cadastro de um novo evento, conforme for gravando os dados, aparecerá um ícone do lado direito da tela indicando o status deste cadastro ao eSocial.

Este ícone de status poderá ser visualizado também nos cadastros já existentes, ou seja, ao acessar o cadastro do evento, o IOB Diagnóstico eSocial faz a verificação dos dados e mostra o status, se está apto ou não.

 

O diagnóstico dos eventos será um pouco diferente dos demais cadastros, pois além de verificar campos não preenchidos conforme o layout, irá validar se o evento está com as incidências corretas conforme a legislação.

 

A verificação das incidências será realizada a partir da “Rubrica para eSocial” vinculada a cada evento. Através da rubrica, que utiliza uma tabela padrão do eSocial, foi efetuada uma criteriosa análise junto a legislação e mapeadas as incidências adequadas. Assim, com a parametrização realizada em cada evento, o sistema validará com o mapeamento e exibirá um alerta quando houver divergência.

 

Serão analisadas: incidência de INSS, incidência de FGTS, incidência de IRRF, integração em DSR, integração de média em férias, 13º salário e aviso prévio.

 

Estas divergências não impedirão a geração do arquivo, pois cabe a cada empregador efetuar a análise do caso e decidir como será a incidência. A princípio, o eSocial não irá rejeitar o arquivo, porém possíveis divergências poderão gerar problemas futuros.

 

Outro fator importante, é que esta validação, análise e redefinição das incidências seja realizada com antecedência e, quando do início da entrega ao eSocial já esteja tudo corretamente parametrizado. Isso evitará geração de processamentos incorretos e necessidade de retificações, visto que, este processo de retificação é bastante complexo e rigoroso no eSocial.

 

O diagnóstico de eventos poderá ser verificado direto na tela de cadastro, evento por evento, bem como, pode ser executado para todos os eventos de uma única vez.

 

 

Diagnóstico na tela de cadastro

 

Ao acessar o cadastro de qualquer evento, tem o ícone do diagnóstico que mostra o status do evento, podendo ser:

clip0112 Verde: Cadastro apto. Todos os campos preenchidos e sem divergência em incidências/integrações.

clip0113 Amarelo: Cadastro apto com advertência. Há divergência em incidências/integrações.

clip0114 Vermelho: Cadastro não apto. Há campos obrigatórios sem preenchimento.

 

Alguns exemplos:

 

a)O evento 50 não está apto, pois não foi vinculado nele a “Rubrica para eSocial”. Esta informação é essencial para a geração do evento ao eSocial e deve ser corrigida no cadastro.

 

clip0116

 

 

b)O evento 36 está com advertência, pois segundo a legislação, para eventos relacionados a rubrica 1207- Comissões, percentagens, produção, deve ser calculado o reflexo no DSR. O evento do exemplo está sem marcar a opção “Integra DSR”.

 

Neste caso é uma advertência. Deveria integrar, porém, cabe a empresa decidir ser vai enviar ao eSocial sem esta integração.

 

clip0117

 

 

c)O evento 9 está com advertência, pois segundo a legislação, para eventos relacionados a rubrica 1003- Horas extraordinárias, deve incidir INSS e FGTS. O evento do exemplo está sem marcar ambas as incidências.

 

Neste caso é uma advertência. Deveria incidir, porém, cabe a empresa decidir ser vai enviar ao eSocial sem esta incidência.

 

clip0118

 

 

 

d)O evento 6 está com advertência, pois segundo a legislação, para eventos relacionados a rubrica 1203- adicional de periculosidade, deve ser calculada a média em férias, 13º salário e aviso prévio. O evento do exemplo está sem marcar as integrações na aba Integrações.

 

Neste caso é uma advertência. Deveria integrar, porém, cabe a empresa decidir ser vai enviar ao eSocial sem esta integração.

 

clip0119