O que é?
É um relatório criado com a finalidade de apresentar um demonstrativo de todas as contas em movimento na empresa e seus saldos. Por meio dele, é possível ter uma visão ampla das finanças e avaliar se houve gastos desnecessários, excessivos, algum erro no gerenciamento ou se estão corretos dentro de um período.
Semelhante ao Balanço Patrimonial, com a diferença que são listadas todas as contas do plano com movimento, e não apenas o Ativo e Passivo.
A diferença entre o modelo 2 para o modelo normal é a forma de totalização das contas e seus grupos. O primeiro modelo apresenta os totais na mesma linha do grupo, já o modelo 2 apresenta os totais ao final, em colunas. Na primeira coluna será apresentado o total da conta, na segunda o do sub grupo, na terceira a totalização do grupo e assim sucessivamente.
Campos da Tela:
• | Estabelecimento: Selecione o estabelecimento. (F12) |
• | Mês/Ano: Informe a data no formato MM/AAAA. |
• | Grau: Este campo é preenchido automaticamente com o grau padrão definido nos parâmetros da empresa, podendo ser alterado na emissão, se necessário. Quanto maior o grau, maior o nível de detalhamento. |
• | Conta: Informe a conta desejada ou pressione F12, para selecionar a conta. |
• | Data de Emissão: Informe a data de emissão do relatório. |
Opções Para Impressão:
• | Saltar Página no Grau 1: Cada grau 1 (Ex: Ativo, Passivo, Receitas, Despesas) começará em uma página diferente. |
• | Saltar Linha na Quebra de Grau: Será inserida uma linha em branco entre dois graus diferentes (Ex: final do grau 1 e começo do grau 2). |
• | Demonstrar Resultado do Período: Mostrará no final do relatório o Total do Ativo, o Total do Passivo e o Resultado do Período. |
• | Oficial: Utilizado na emissão dos livros oficiais para registro. Esta opção faz com que o Balancete tome a sequência numérica do Diário. Com esta opção marcada será habilitado o botão "Responsáveis" para selecionar outros responsáveis para assinatura, se necessário. |
• | Listar Dados para Assinatura: Marcado esta opção, as assinaturas serão impressas no relatório mesmo não marcando a opção Oficial e independente de consolidação. Com esta opção marcada será habilitado o botão "Responsáveis" para selecionar outros responsáveis para assinatura, se necessário. |
• | Listar CNPJ: Marcando a opção, será impresso o CNPJ do estabelecimento no cabeçalho do relatório. Se consolidado por estabelecimento, será o CNPJ do estabelecimento selecionado na tela. Se consolidado por empresa, será o CNPJ da matriz. |
• | Contas com Saldo Zero: Marcando esta opção serão habilitadas automaticamente outras duas opções: |
Listar somente sintéticas: que emitirá o relatório demonstrando as contas sintéticas com saldo zero.
Listar sintéticas e analíticas: que emitirá todas as contas com saldos zerados.
Se não estiver marcada esta opção, não lista no relatório nenhuma conta com saldo zerado.
• | No quadros Consolidação e Classificação selecione a opção desejada. |
• | Responsáveis: Este botão será habilitado se marcada a opção "Oficial" ou "Listar dados para assinatura". |
Neste tela podem ser selecionados outros responsáveis para assinatura do relatório, além do Representante e do Contador (responsável vinculado ao cadastro do Estabelecimento".
Esta opção atende a MP 449/2008, que trouxe diversas alterações na estrutura das demonstrações contábeis das SA’s, entre elas a exigência de assinatura de todos os sócios nas demonstrações a serem submetidas a arquivamento.