Fechamento de Movimento

Navegação:  Folha de Pagamento > eSocial >

Fechamento de Movimento

Página anteriorVoltar ao tópico principalPróxima página

Após enviados os arquivos periódicos no mês, através da rotina eSocial\ Fechamento do Movimento, e todos já tenham retornado com sucesso, deve ser efetuado o fechamento mensal, para consolidação das informações e consequentemente envio dos dados para a DCTFWeb.

 

clip0194

 

Na tela, selecionar o responsável pela geração do arquivo. Será selecionado o período mensal e trará o mês/ano da barra de atalhos.

 

Em Situação do Período, irá exibir o status do fechamento para aquele mês. Se já tiver sido fechado com sucesso, mostrará como Fechado. Quando fechado, não permite gerar novamente, devendo se necessário, efetuar a reabertura.

 

As opções do quadro Informações de Produção Rural serão habilitadas quando não existirem, para o período selecionado, os respectivos eventos S-1250 e/ou S-1260 no sistema. Essas opções somente devem ser marcadas caso o respectivo evento tenha sido enviado através de outro software e exista na base do eSocial, para evitar que ocorra erro no Fechamento Mensal pelo indicativo incorreto de existência de aquisição ou comercialização de produção rural no período.

 

Ao efetuar o fechamento do movimento ao eSocial, é possível já fechar o período no sistema (Módulos\ Fechamento Mensal), para que não seja mais possível executar rotinas para o período, garantindo assim, a integridade dos dados. Esta opção pode ser desmarcada, se não optar por fechar o período no sistema.

 

Caso a empresa não tenha movimento, ou seja, não tem nenhum trabalhador ativo para informar o processamento, será possível marcar a opção “Informar competência sem movimento”, devendo informar a primeira competência sem movimento.

 

Na geração, serão efetuadas algumas validações, para garantir a integridade do processo:

 

a)Irá verificar se foram enviados os arquivos periódicos para todos os funcionários ativos. Caso tenha algum funcionário sem envio, irá emitir alerta. Se houver, irá impedir o fechamento.

 

b)Irá verificar se todos os arquivos periódicos, gerados anteriormente, foram enviados com sucesso. Se tiver algum arquivo com erro ou aguardando envio/retorno, não será possível enviar o fechamento.

 

c)Irá verificar se a base de dados da empresa é migrada de outro sistema, ou seja, se no cadastro da Empresa em Parâmetros\ eSocial/REINF\ Parâmetros II o campo "Base de Dados migrada de outro sistema" está marcado. Se estiver e não for localizado evento de fechamento para alguma competência dentro da obrigatoriedade de envio dos periódicos, apresentará a mensagem:

    "Verificado que esta empresa foi migrada de outro sistema e não foram localizados eventos S-1299 de uma ou mais competências anteriores. A competência informada deve ser considerada como mês inicial de envio de periódicos após a migração?".

    Selecionar Sim para gravar essa informação e não exigir mais o fechamento de movimento dos meses anteriores.

 

O fechamento é obrigatório, para que seja efetuada a apuração de tributos no eSocial e para que possível enviar os arquivos periódicos do mês seguinte.

 

 

O controle do envio/retorno do arquivo de fechamento deve ser efetuado em eSocial\Transmissão de Eventos Periódicos e Não Periódicos.

 

Verifique aqui os detalhes para executar o envio do arquivo.

 

No botão Totalização em Contingência, é possível enviar o arquivo S-1295: Solicitação de totalização para pagamento em contingência.

Veja aqui maiores detalhes.

No quadro Registros eSocial, irá mostrar o último arquivo referente ao fechamento, enviado ao eSocial e seu status. No botão Histórico, abre uma nova tela, onde podem ser visualizados todos os arquivos enviados.

Veja aqui mais detalhes sobre o histórico e a retificação.