Fechamento Mensal - Por Empresa

Navegação:  Informações Gerais > Rotinas Comuns > Fechamento Mensal >

Fechamento Mensal - Por Empresa

Página anteriorVoltar ao tópico principalPróxima página

Efetua o fechamento mensal da empresa selecionada na barra de atalhos.

Na tela da rotina, ao informar o ano exibe todos os meses com o status de fechamento de cada mês, permitindo a alteração.

É possível definir dois status: Aberto ou Finalizado.

FechamentoMensal

Com o status verde, ou seja, “Aberto”, é possível efetuar lançamentos e processamentos no mês, sem restrição. Com o status amarelo, ou seja, “Finalizado”, não é permitido lançar e/ou processar.

Há ainda o status “Bloqueado”, que aparece em vermelho. Com este status, também não é possível efetuar lançamentos e processamentos no mês. Porém, o bloqueio do módulo é efetuado somente pelo módulo Contabilidade. Consequentemente, a abertura deste período também só pode ser realizada pelo Contábil.

FechamentoMensal2

Com esta opção de bloqueio, o Contábil assume o controle do fechamento mensal, garantindo que não sejam efetuadas alterações que impactem no saldo das contas contábeis.

 

Características da rotina:

 

Na tela de fechamento, se finalizar um mês e tiver meses anteriores abertos, todos estes meses são finalizados também, automaticamente.

 

Para a abertura de um período, se tiver meses posteriores finalizados, exibe uma mensagem perguntando se todos os meses posteriores devem ser abertos também.

ATENÇÃO: Mesmo optando por não abrir todos os meses, deve-se revisá-los para garantir que a alteração retroativa não impactou em meses subsequentes.

 

Ao iniciar o uso da rotina, finalizando o primeiro mês, são finalizados automaticamente até 5 anos para trás.

 

Um mês finalizado pode ser aberto a qualquer momento por usuário que possua acesso a rotina de fechamento.

 

Todas as rotinas que possibilitam efetuar lançamentos e processamentos, verificam se o mês está aberto. Estando finalizado ou bloqueado, exibe mensagem de alerta e não permite a finalização do processo.

 

Após alterar algum status, deve-se clicar em Gravar para que a alteração seja acatada.

 

IMPORTANTE:

Para garantir a eficácia do fechamento, é imprescindível um controle de permissão de acesso aos usuários.

 

Perguntas e Respostas:
 

Na minha empresa, não temos o módulo Contabilidade. É possível utilizar mesmo assim o fechamento?

Sim. Nos outros módulos a rotina de fechamento pode ser utilizada de forma independente. Após concluídos os processamentos do mês, pode-se marcar o status para “Finalizado” e não será possível efetuar alterações neste mês.

 

Com a rotina de fechamento, o “Período de Lançamentos” informado nos parâmetros da empresa, utilizado no Fiscal, Contabilidade e Controle Patrimonial, não tem mais utilidade?

O período de lançamento continuará sendo utilizado, principalmente para evitar que sejam efetuados lançamentos futuros indevidamente.

A rotina de fechamento evita que sejam efetuados processamentos/lançamentos indevidos em meses para trás. Porém, para evitar lançamentos indevidos em meses futuros, principalmente por digitação incorreta de data, etc, deve-se continuar utilizando o período de lançamentos.

 

É possível fechar o mês somente para um estabelecimento da empresa?

Não é possível. O fechamento é por empresa. Apesar de poder filtrar o estabelecimento em algumas rotinas, a maioria dos processamento é efetuado por empresa, como por exemplo, a Apuração de Tributos, que tem tanto tributos gerados por estabelecimento ou por empresa. Desta forma, não é possível efetuar o fechamento por estabelecimento.

 

Todas as rotinas do sistema irão considerar o fechamento?

Todas as rotinas de lançamento e processamento que sejam realizadas por data.

Alguns exemplos:

- Lançamento de nota fiscal

- Cálculo da folha mensal

- Apuração de tributos

- Cálculo de depreciação, etc.

Há algumas rotinas que não são lançadas por período, mas que podem afetar os saldos contábeis, como por exemplo, na Contabilidade em Cadastros\ Saldos de Balanço e em Utilitários\ Eliminar Saldos de Balanço. Nestas rotinas, se já houver períodos fechados, irá exibir somente uma mensagem de alerta.

 

Tópico relacionado:

 

Controle de Permissões

 

Fechamento Mensal no módulo Contabilidade