Parâmetros ECD

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Parâmetros ECD

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SSC_Mensagem Extensao

Esta funcionalidade está disponível apenas para clientes que possuem a extensão "SPED Multiempresa IGC".

Para saber mais, entre em contato com o departamento comercial da IOB.

SSC_Mensagem Extensao_2

 

 

Esta rotina permitirá a configuração dos parâmetros das empresas para a geração do arquivo ECD de forma agrupada.

 

Campos da Tela:

 

Aba Geral

Nesta aba será a definição dos parâmetros iniciais da ECD, em relação ao cadastro da empresa, para compor a geração dos Registros do Bloco 0 e I.

 

SSC_Geracao_ECD_09

 

Empresa: Este campo permitirá o acesso e cadastro de parâmetros de várias empresas independente da empresa ativa.
Selecione a empresa desejada, para iniciar um novo cadastro ou uma consulta de cadastro já existentes.

 

Ano Calendário: Deverá informar o ano para seguir com o novo cadastro ou até mesmo consulta de cadastro já existente, para a empresa selecionada.
 
Início do Período: Informe ou selecione o período nas opções abaixo:

0- Normal;

1- Abertura;

2- Resultante de Cisão/ Fusão/ Incorporação;

3- Início de obrigatoriedade da ECD no ano calendário.

 

Situação Especial: Este campo será preenchido automaticamente pelo sistema, permitindo alterações.

0 – Não se aplica

1 – Cisão

2 – Fusão

3 – Incorporação

4 – Extinção

5 – Transformação

 

Tipo da ECD: Este campo será habilitado apenas quando a empresa for parametrizada como "Sociedade em Conta de Participação" e atender as seguintes condições:
 
1. No módulo “Fiscal” possuir cadastro de SCP em “Cadastro/SCP\Fundo ou Clube de Investimento” com Classificação de Entidade igual a "4" e;
 
2. No Plano de Contas ou Centro de Custo estiver vinculado o “Código SCP”.

 
Informe o Tipo da ECD que deseja realizar a geração.

0 – ECD de empresa não participante de SCP como Socio Ostensivo.

1 – ECD de empresa participante de SCP como Sócio Ostensivo.

2 – ECD da SCP
 

Importante:
Para fins de conferências de relatórios Por SCP no Sistema, clique aqui.

 

Código da SCP: Este campo será habilitado apenas se o "Tipo da ECD" for 2. Informe o Código da SCP que deseja realizar a geração.

 

Forma de Escrituração: Irá informar o Tipo do Livro referente a escrituração a ser gerada:
Livro G (Diário Geral)
Livro R, A, Z (Escrituração Resumida Escrituração Auxiliar – Digitação Auxiliar)

 

Número do Livro Contábil: Este campo dever ser preenchido, sequencialmente ao último oficial emitido.

 

Livro Auxiliar: Este campo será habilitado apenas quando a opção “Forma de Escrituração” estiver preenchida com o Livro “R”.

 

Número do Livro Auxiliar: Este campo será preenchido automaticamente pelo sistema. Podendo o usuário realizar a alteração.

 

Gerar Registros do Plano Referencial (I051): Com esta opção marcada serão gerados os registros referentes ao plano referencial (registros tipo I051).

 

Gerar Somente Contas com Saldo ou Movimentação: Selecionando este campo serão geradas somente as contas com saldo ou com movimentação.
 
Gerar DMPL/DLPA: Selecionado essa opção será gerado na ECD, o Registro J210 que é opcional, o sistema leva automaticamente apenas a DMPL com essa opção marcada. A DPLA deve ser anexada em RTF.

 

Gerar Código Hash Automático: Campo apenas ficará disponível, quando a Forma de Escrituração for o Livro “R”. Selecionando este campo será gerado o Código do Hash Code da escrituração a ser entregue (código de 40 caracteres hexadecimais).

 

Gerar Classificação com Pontos: Marcando esta opção para os parâmetros da empresa, durante a geração do arquivo ECD o sistema considerará na “Classificação das Contas” a pontuação conforme máscara de plano, já definida no Cadastro de Empresa (Cadastros\ Empresas\ Sistema Contábil\ Principal” campo “Estrutura do Plano de Contas).

 

Desconsiderar Contas de Compensação: Marcando esta opção para os parâmetros da empresa, durante a geração do arquivo da ECD, o sistema desconsidera as contas marcadas dentro do Plano de Contas marcadas como "Conta Exclusivamente de Compensação".

 

 
Botões:

Novo: Para efetuar novos cadastros, clique em novo para seguir com novos cadastros na rotina de Parâmetros da ECD.
Gravar: Após concluir ou alterar qualquer informação na rotina de Parâmetros da ECD, este botão será acionado.
Excluir: Permitirá a exclusão de cadastros já existente.
Cancelar: Caso esse botão seja acionado durante alteração de algum cadastro já existente ou novo cadastro, ele imediatamente cancelará a execução.
Sair: Para sair da rotina, poderá acionar este botão ou clicar no canto superior direito da tela no “x”.
Copiar Conf: Permite a cópia de parâmetros já existente para outras empresas e diferentes anos. Para mais informações clique aqui.
Pesquisar: Permite a pesquisa de cadastros já existente, por empresa ou ano calendário. Para mais informações clique aqui.

 

Aba Arquivos *.RTF

 

Nesta aba é possível anexar arquivos em extensão RTF*, para geração do Registro J800.

 

SSC_Geracao_ECD_10

 

 

Adicionar Arquivos *.RTF (J800): Ao marcar esta opção, será habilitado os campos da tela onde poderá incluir arquivos.

 

Tipo de Documento: Selecione qual tipo de documento que será anexado posteriormente.
 
Descrição: Informe uma descrição para o arquivo que será selecionado.
 
Selecionar Arquivo RTF: Selecione o diretório onde o arquivo está salvo.
 
Botão Adicionar: Selecione o botão Adicionar para carregar o Arquivo RTF. A visualização do arquivo ficará disponível no GRID.

 

Botão Remover: Selecione o botão Remover se desejar remover o arquivo RTF.

 

Aba Auditoria Independente

Nesta aba é possível cadastrar o auditor independente da empresa, para geração do Registro J935.

 

SSC_Geracao_ECD_11

 

Entidade Sujeita a Auditoria Independente: Ao marcar esta opção serão gerados os registros referentes ao Registro J935 - Identificação dos Auditores Independentes, onde será necessário o preenchimento dos campos "Nome do Auditor", “CNPJ/CPF” e "Código CVM".

 

Nome do Auditor: Informe o nome do Auditor.

 

CNPJ/CPF: Informe o CNPJ ou o CPF do Auditor.

 

Código CVM: Informe o CVM do Auditor.
 
 

Aba Demonstrações Contábeis

 

Nesta aba é possível seguir com a apuração das demonstrações (DRE e Balanço), para geração dos Registros do Bloco J (J005, J100, J150).

 

SSC_Geracao_ECD_12

 

Gerar Demonstrações Contábeis (Balanço/DRE): Ao marcar este campo será disponibilizado as informações de apuração de acordo com o período (data) informado. Dentre os períodos disponibilizados, será permitido marcar ou desmarcar todos, assim como deixar marcado apenas os que deseja gerar.

 

Data Inicial: Será demonstrada a data inicial, de acordo com a apuração realizada.
 
Data Final: Será demonstrada a data final, de acordo com a apuração realizada.

 

Periocidade: Mensal/ Trimestral/ Semestral/ Anual.

 

Grau: Será demonstrado o Grau que foi informado na apuração realizada.
 
Gerar: Por padrão estará marcado para todos os períodos informados na apuração.
 
Marcar Todos e Desmarcar Todos: Selecione a opção Marcar Todos caso deseje marcar todos os lançamentos. Selecione a opção Desmarcar Todos caso deseje desmarcar todos os lançamentos.

 

 

Aba Registros I051 e I052 (C.C)

Nesta aba é definido as contas contábeis vinculadas a contas de centro de custo, para compor a geração dos Registros do Bloco I.

 

SSC_Geracao_ECD_08

 

Importante:

 

Esta aba apenas deverá ser preenchida para empresas que forem gerar o arquivo da ECD com Centro de Custo.

 

Para que o sistema considere os saldos das contas corretamente na geração do arquivo, é necessário que estas contas contábeis sejam evidenciadas e parametrizadas nesta guia.

 

Contas: Informe as contas contábeis que farão parte do cálculo do item selecionado. Neste campo serão informadas apenas contas analíticas.

 
O Campo Contas, é um campo de pesquisas simultânea.

Caso seja informado códigos sequenciais, ou seja, “De - Até”, utilizar o hífen para separação. Ex.: “1-5” considerado na pesquisa os cadastros 1; 2; 3; 4 e 5.

Caso seja informado códigos individuais (aleatórios), utilize o ponto e vírgula para separação. Ex.: 10; 20; 30 considerado na pesquisa os cadastros 10; 20 e 30.

 

Gerar as Contas no Registro: Por padrão a opção Ambos virá marcada, mas é possível sinalizar para qual dos registros, o sistema deve considerar a conta de centro de custo.

 

GRID: A partir das informações parametrizadas no campo “Contas”, serão apresentados no grid.

 

Botões da Grid:

 

Inserir: Permite a inserção das contas contábeis selecionadas no campo “Contas”, para o Item selecionado.
Excluir: Permite a exclusão das contas selecionadas no grid.
Cancelar: Caso esse botão seja acionado durante alteração de algum cadastro já existente ou novo cadastro, ele imediatamente cancelará a execução.
Atalho “SSC_Geracao_ECD_07”: Este campo terá a função de marcar e desmarcar todas as contas do grid.