Registro 0200

Navegação:  Fiscal > Módulos > Geração de Arquivos > SPED > EFD Contribuições > Geração do Arquivo > Registros EFD Contribuições > Bloco 0 >

Registro 0200

Página anteriorVoltar ao tópico principalPróxima página

Tabela de Identificação do Item

 

Este registro tem por objetivo a identificação dos produtos e/ou serviços utilizados na escrituração.

 

Para entrar nessa tela, acesse o menu Cadastros > Produtos > Cadastro de Produtos

 

Nesta tela, serão cadastrados apenas os produtos utilizados nas operações de entrada e saída e também os serviços, como energia elétrica.

Ao realizar a importação de arquivos XML ou outros, os cadastros dos produtos são criados automaticamente.

 

clip0297

 

Atenção: Preencha todas as informações que o produto tiver.

 

Nessa tela serão cadastrados apenas os produtos utilizados nas operações de entrada e saída e também os serviços, como energia elétrica.

 

Orientações do Guia Prático quanto à Tabela de Identificação do Item:

 

1) A discriminação do item deve indicar precisamente o mesmo, sendo vedadas discriminações diferentes para o mesmo item ou discriminações genéricas (a exemplo de “diversas entradas”, “diversas saídas”, “mercadorias para revenda”, etc.), ressalvadas as operações abaixo:

 

De aquisição de materiais para uso/consumo que não gerem direitos a créditos.
Que discriminem por gênero a aquisição de bens para o ativo imobilizado (e sua baixa).

 

2) O preenchimento do campo NCM é obrigatório para:

 

Empresas industriais e equiparadas, referente aos itens correspondentes às suas atividades fins.
As pessoas jurídicas, inclusive cooperativas, que produzam mercadorias de origem animal ou vegetal (agroindústria), referente a itens correspondentes a estas atividades geradoras de crédito presumido.
As empresas que realizarem operações de exportação ou importação.
As empresas atacadistas ou industriais, referente aos itens representativos de vendas no mercado interno com alíquota zero, suspensão, isenção ou não incidência, nas situações em que legislação tributária atribua benefício à NCM específico.

 

Nessa tela, os campos que não podem ficar em branco são os campos do quadro Codificação do Produto para a EFD Contribuições que só será habilitado quando:

 

Para CST PIS/COFINS 02 e 03 (saídas): Habilita o campo Produto para que, por meio desta seleção, a alíquota e unidade de medida de PIS e COFINS sejam definidas.

 

clip0295

 

Para CST PIS/COFINS 04 a 09 (saídas): Habilita o campo Produto para selecionar a natureza da receita isenta correspondente ao CST informado.

 

clip0296

 

No registro 0200 também será gerada a Tabela de Identificação dos Serviços (ISS), este registro tem por objetivo a identificação dos serviços utilizados na escrituração. Nesta tela, serão cadastrados apenas os serviços utilizados nas operações de entrada e saída de serviços de qualquer natureza (modelo 51, 53, ISSQN e/ou 56), exceto os serviços de Comunicação, Telecomunicação e Energia Elétrica, que serão lançados no cadastro de Produtos/Serviços.

 

Para entrar nessa tela, acesse o menu Cadastros > Prestação de Serviço > Itens de Serviço

 

sped_contribuicoes_0200