Registro P100

Navegação:  Fiscal > Módulos > Geração de Arquivos > SPED > EFD Contribuições > Geração do Arquivo > Registros EFD Contribuições > Bloco P >

Registro P100

Página anteriorVoltar ao tópico principalPróxima página

Contribuição Previdenciária sobre a Receita Bruta

 

Registro específico da escrituração da contribuição previdenciária incidente sobre o valor da receita bruta, prevista na legislação tributária, conforme a Tabela “5.1.1-Atividades, Produtos e Serviços Sujeitos à Contribuição Previdenciária sobre a Receita Bruta” e a sua consolidação.

 

Para realizar a geração das informações no Sistema Fiscal, acesse o Cadastro da Empresa, na Aba Parâmetros > CPRB e realize as configurações informando que a empresa é desonerada da folha de pagamento.

 

clip0378

 

Assim, o sistema possibilitará a apuração da Contribuição Previdenciária sobre a Receita Bruta que será feita pelo Sistema Folha de Pagamento. Para que essa apuração ocorra efetivamente, primeiro deverá verificar os cadastros.

 

Caso trabalhe com serviços desonerados, acessando o menu Cadastros > Prestação de Serviço > Itens de Serviço, informe que a receita é incentivada.

 

clip0379

 

Caso trabalhe com produtos incentivados, o sistema reconhecerá isso pelas NCMs, por isso, é essencial que o cadastro de itens seja feito corretamente

 

clip0380

 

O próximo passo é realizar os lançamentos dos documentos fiscais como de costume. Após, acesse o Sistema Folha de Pagamento, no menu Módulos > SEFIP > Informações Extras e clique em Importar Receita Bruta - SEF.

 

clip0381

 

Em seguida, acesse dentro do próprio Sistema Folha de Pagamento o menu Tributos > Apuração Mensal e clique em Calcular, assim o sistema gerará o DARF da Contribuição Previdenciária.

 

clip0382

 

Desta forma, ao gerar o arquivo da EFD Contribuições, o sistema gerará de forma automática os registros (P100 e P200) com esses valores.