Geração do Arquivo GIA (RS)

Navegação:  Cordilheira Escrita Fiscal > Módulos > Geração de Arquivos > Rio Grande do Sul >

Geração do Arquivo GIA (RS)

Página anteriorVoltar ao tópico principalPróxima página

Gera o arquivo GIA08.TXT, conforme as características (layout) definidas pela Receita Estadual e deve ser validado através do sistema fornecido pelo mesmo. A geração deste arquivo pode ser utilizada somente a partir de 01/2012.

Aba Arquivo:

Estabelecimento: Informe/selecione o estabelecimento a ser gerado.

 

Diretório: Informe/selecione o caminho onde será gerado o arquivo. Clique aqui para ver um exemplo.

 

Mês/Ano: Informe o mês e ano que desejado.

 

Período: Informe o período no formato dd/mm/aaaa, caso seja necessário gerar o arquivo apenas de um intervalo de dias do mês/ano.

 

Natureza do Anexo XVI: Selecione o tipo de serviço prestado pela empresa, se for o caso, para a geração do anexo XVI, correspondente as operações intermunicipais, podendo ser:

 

oNão se aplica: com esta opção não será gerado o anexo
oTransporte: Gerados valores correspondentes a notas de transporte, por município
oEnergia Elétrica: Gerados valores correspondentes a notas de energia elétrica, por município
oComunicação: Gerados valores correspondentes a notas de comunição, por município

 

Dia do Vencimento: O sistema preenche automaticamente com o dia 21, permitindo alteração. Se o dia for alterado, ficará gravado para as próximas gerações.

 

Sistema próprio: Opção automaticamente marcada, permitindo alteração.

 

Gera SINTEGRA: Opção automaticamente marcada, permitindo alteração.

 

Início de atividade: Marcar a opção se o mês de geração for o mês em que a empresa está iniciando suas atividades.

 

Fim de atividade: Marcar a opção se o mês de geração for o mês que que a empresa está encerrando suas atividades.

 

Retificadora: Marcar a opção se a geração do arquivo for retificadora, ou seja, se o mês já tiver sido entregue anteriormente.

 

Gerar os dados a partir dos itens das notas fiscais: Com esta opção marcada, os CFOP's e os valores serão gerados a partir dos itens lançados nas notas e não a partir dos valores da aba Bases. Desta forma, se nos itens tiver mais de um CFOP, os valores serão gerados separadamente.

 

ATENÇÃO: Para que os valores sejam gerados em conformidade, é imprescindível que os itens estejam corretamente lançados, com informação de CST, CFOP e valores. O CST dos itens é extremamente importante, pois é por ele que são identificados valores de Outras e/ou Isentas.

 

Para notas que não há itens, como por exemplo frete, nota de energia, etc., os dados serão gerados a partir da aba Bases.

 

Se a opção não for marcada, os dados serão gerados a partir da aba Bases das notas fiscais.

 

Saldo credor anterior: Refere-se ao ICMS do mês anterior do estabelecimento, se sua apuração tiver resultado em saldo credor. O sistema preenche este campo automaticamente, permitindo alterações.

 

Faturamento do mês: O sistema preenche este campo automaticamente, com base nas notas de saída / prestação de serviço - devoluções, cujo CFOP esteja parametrizado para Integrar Faturamento, do estabelecimento, permitindo alterações.

 

Número de funcionários: Para empresas que possuem o Cordilheira Recursos Humanos, o sistema preenche este campo automaticamente com o número de funcionários ativos até o último dia do mês, do estabelecimento, permitindo alterações.

 

Valor da folha de pagamento: Para empresas que possuem o Cordilheira Recursos Humanos, o sistema preenche este campo automaticamente com o o valor da folha de pagamento do mês para o estabelecimento, permitindo alterações. Na composição deste valor considera a instrução do manual da GIA, conforme segue:

 

(Base de FGTS dos funcionários ativos) + (base de INSS dos diretores) + (valor do INSS empresa* sobre funcionários ativos e diretores) + (valor do FGTS sobre funcionários ativos).

 

*Valor do INSS empresa: FPAS + RAT + Terceiros

 

Instrução do Manual da GIA:

33. Valor da Folha de salários: Informe os valores da folha de pagamento, incluindo férias, encargos sociais e pró-labore e excluindo valores eventuais do período, tais como distribuições de bônus ou valores decorrentes de rescisão.

OBS.: O valor gerado na tela pode ser alterado, se necessário.

 

 Código para geração da GIA: Informar o código utilizado para a geração da GIA.

 

 Compensação por pagamento indevido: Informar neste quadro os valores e demais dados para referentes a compensação de ICMS.

 

Aba Estoque:

 

A aba Estoque permitirá informação de valores somente em janeiro (estoque inicial) e em dezembro (estoque final), bem como, quando marcada opção "Início de atividade" ou "Fim de Atividade" na aba Arquivo.