Integração com o PGDAS

Navegação:  Cordilheira Escrita Fiscal > Tributos > Simples Nacional >

Integração com o PGDAS

Página anteriorVoltar ao tópico principalPróxima página

Para as empresas optantes pelo Simples Nacional, o sistema permite fazer a integração automaticamente dos dados apurados no sistema Cordilheira para o site do Simples Nacional, sem a  necessidade de digitação manual a partir de um relatório.

 

No quadro Apuração:

 

Mês/Ano: Digite o mês e ano de apuração.

Ao informar o período o sistema verificará se os tributos já foram apurados. Se os tributos não foram apurados exibirá mensagem de alerta, possibilitando o acesso a rotina de Apuração Mensal.

 

Estando apurados os tributos, ao informar o período será apresentado o detalhamento das receitas por estabelecimento, bem como possibilitará a integração com o PGDAS.

 

Retificação: Marque esta opção se deseja integrar um período que já foi calculado no PGDAS.

Obs: Se o Mês/Ano informado já foi integrado anteriormente pelo Cordilheira, o sistema marcará automaticamente a opção de Retificação.

No quadro Redução/isenção de ICMS nos primeiros 12 meses de atividade, selecione uma das opções:

 

Considerar a receita bruta de forma proporcionalizada: Se marcada esta opção, para fins de determinação da faixa de redução ou isenção de ICMS, será verificada a data de início das atividades, informada em Cadastros/ Empresas/ Estabelecimentos/ Parâmetros/ Escrita Fiscal/ Geral, campo "Mês/Ano Início Atividades", seguindo o critério abaixo:

* Se a Empresa estiver no primeiro mês de atividade, será multiplicado por 12 a própria receita do mês de apuração.

* Se a Empresa estiver dentro dos 12 meses anteriores ao período de apuração, será verificado o número de meses de atividade, dividindo-se a receita acumulada pelo número de meses (obtendo-se a média), e multiplicando-se por 12.

 

Considerar a receita bruta acumulada total: Se marcada esta opção, o valor total considerará somente os meses em que a empresa teve movimentação, ou seja, não fará a projeção para os 12 meses.

No quadro Login:

 

CNPJ da Empresa: Será preenchido automaticamente com o CNPJ informado no cadastro do Estabelecimento matriz.

 

CPF do Responsável: Será preenchido automaticamente conforme dados do representante da Empresa informado no cadastro do Estabelecimento.

 

Código de Acesso: Será preenchido automaticamente conforme informado no campo “Código de acesso ao PGDAS” em Cadastro de Estabelecimento/Parâmetros/Escrita Fiscal/Tributação/Simples Nacional.

 

Gerar Protocolo: Marcando esta opção, ao finalizar o processo no site da RFB e gravar o valor do tributo no sistema, efetuará o registro do protocolo da guia.

 

No quadro Receitas:

 

As opções tipo Faturamento ou Recebimento estarão habilitadas apenas para empresas parametrizadas para apuração pelo regime de caixa.

 

No quadro Retorno do PGDAS:

 

Valor do Tributo: Efetuada a integração dos valores do Cordilheira com o PGDAS, após transmitir os dados no Site, ao sair do site o valor calculado do tributo será automaticamente apresentado neste campo.

 

Valor da Guia: Será apresentando automaticamente neste campo o valor do tributo, acrescido de multa e juros quando for o caso.

 

No quadro abaixo será calculado o valor do tributo, separando cada receita com base na proporção entre o valor recebido e o total da nota fiscal, bem como possibilitar a alteração manual dos valores calculados pelo sistema, tanto em relação ao faturamento quanto recebimento.

 

Serão também considerados os valores referentes às notas fiscais de venda à vista.

 

 

 

Clique no botão “Integrar com PGDAS” para efetuar a integração dos dados do Cordilheira com o PGDAS.

 

Clique no botão “Emitir Demonstrativo” para emitir o relatório “Demonstrativo para Cálculo do Simples Nacional” a fim de conferir os dados a serem integrados com o PGDAS.

 

Se desejado, podem ser alterados os valores calculados nesta tela para fins de integração com o PGDAS, informando, por exemplo recebimentos não oriundos de notas fiscais.

 

A rotina pode também ser utilizada para informação de valores retroativos, referentes a períodos não processados pelo sistema.

 

Após alterações manuais na tela de integração clique no botão “Regravar Valores"

 

Procedimentos para efetuar a integração:

Ao confirmar a integração será criada uma nova aba exibindo o site de acesso ao PGDAS. Nesta tela deverão ser informados os caracteres anti robô no campo “Digite os caracteres ao lado”. Ao clicar em “Continuar” o sistema irá preencher automaticamente as informações no PGDAS, sendo possível conferir os dados através do botão “Voltar”. Após conferidos os dados, deve-se clicar em “Salvar” para que os dados gerados sejam gravados. Para concluir o processo e possibilitar a emissão da guia, é preciso clicar em "Transmitir". Após a transmissão, ao sair da tela de integração, o valor do DAS é gerado no Cordilheira Escrita Fiscal.

Com o valor do DAS integrado ao sistema, é possível efetuar a integração contábil do tributo, tanto on-line como por lote. Se a empresa estiver parametrizada para efetuar a integração on-line, será apresentado na aba Contabilização o lançamento que será gerado na contabilidade.

 

O valor do tributo também será integrado com as rotinas de “Resumo de Débitos”, “Pagamento de Tributos” e “Central de Tributos”.

Teclas de Atalho:

F1 = Ajuda do sistema
ALT + S = Sair
ALT + I = Integrar com PGDAS
ALT + E = Emitir Demonstrativo
ALT + R = Regravar Valores