Caso seja necessário ajustar algum valor, pode ser utilizada a rotina de Alteração de Processamento.
A rotina funciona de forma semelhante a alteração de processamento da folha de pagamento, em Utilitários.
Deve-se selecionar o funcionário, o mês/ano de processamento original que foi complementado e o tipo de processamento, lembrando que pode haver complemento de folha mensal (processamento 2), 13º salário (processamento 4) e rescisão (processamento 7). Não será possível incluir mês não calculado no complemento, apenas alterar meses já processados.
Na primeira tela serão apresentadas as base de cálculo. O INSS tem duas bases, uma do funcionário, que considera o processamento original mais o complemento e outra, que é a base da empresa, para recolhimento de FPAS, RAT e Terceiros. A base da empresa considera somente o complemento salarial, assim como acontece com a base de FGTS. As bases não serão exibidas para processamento 7- Rescisão, pois são várias bases diferentes.
A base de IRRF será demonstrada somente para processamento tipo 4- 13º salário e levará em consideração o processamento original mais o complemento.
A rotina de alteração de processamentos terá um controle de status de alteração, para mostrar caso sejam efetuadas alterações pelo usuário.
0 |
Não foi efetuada nenhuma alteração nesta rotina. Os dados constantes na tabela são exatamente os que foram gerados pelo sistema. |
1 |
O usuário incluiu/alterou/excluiu algum evento processado pelo sistema, mas não solicitou o recálculo dos impostos. |
2 |
O usuário incluiu/alterou/excluiu algum evento processado pelo sistema e executou a rotina de recálculo dos impostos. |
3 |
O usuário executou a rotina de recálculo de impostos, mas não alterou nenhum evento. |
4 |
O usuário efetuou a alteração manual dos impostos calculados pelo sistema ou base de cálculo. Nesta situação não nos responsabilizamos pelo conteúdo dos impostos, nem dos eventos. |
No botão Eventos, listará todos os eventos que sofreram cálculo de complemento. Será demonstrado o valor atualizado.
Ao alterar o valor de um evento, será automaticamente recalculado o valor do complemento, ou seja, a diferença do valor alterado para o valor original.
Após a alteração, deve-se clicar em Recalcular Impostos, para que o INSS e IRRF (no caso de 13º salário) também sejam recalculados conforme a alteração efetuada.
Após efetuadas alterações de processamento, pode ser emitida novamente a memória de cálculo, que trará os valores alterados.
No botão Impostos, mostrará o valor dos impostos calculados sobre o complemento. É possível alterar estes valores, apesar de não ser recomendado, pois os valores podem ficar inconsistentes.