Através desta rotina é possível cadastrar uma tabela de valores fixos, que poderá ser utilizada para o cálculo de folha de professores.

 

Ao efetuar o cadastro pela primeira vez, deve-se informar Mês/Ano Inicial de vigência da tabela, marcar, se for o caso, as opções “Possui natureza salarial” e “Eventos informados em horas e minutos” e clicar em gravar.

 

Ao gravar, será aberta nova tela para que sejam cadastrados os valores.

 

Deve-se informar Código, Descrição, Valor e deve ser vinculado o Evento. Este evento é que será utilizado no processamento da folha mensal e que constará no holerite.

 

crh_tabela_fixa_1

 

FUNCIONALIDADES/REGRAS DA ROTINA:

 

Possui natureza salarial:  Com esta opção marcada, a informação da quantidade X valor, no cadastro do funcionário, botão "Tabela Fixa" será utilizada como base para o cálculo do 13º salário, férias, rescisão e desconto de vale transporte.  Uma vez criada a tabela, esta opção poderá ser alterada somente se for criada uma nova vigência.

 

Eventos informados em horas e minutos: Com esta opção marcada, a referência do evento deverá ser informada em horas, a exemplo das horas extras. Uma vez criada a tabela, esta opção poderá ser alterada somente se for criada uma nova vigência.

 

Aplicar percentual de reajuste sobre todos os valores: Esta opção será habilitada somente a partir do cadastro da segunda vigência da tabela. Estando marcado, pode-se informar um percentual de reajuste que será aplicado em todos os valores da tabela, para a próxima vigência. Mais detalhes deste procedimentos serão informados no decorrer deste documento.

 

O evento que será vinculado ao valor, deverá ser previamente cadastrado no grupo 70. Neste campo, serão disponibilizados para seleção somente os eventos deste grupo.

 

Nos valores da tabela, é possível vincular mais de um valor ao mesmo evento, porém o sistema exibe um alerta de que não será possível informar ambos valores para o mesmo funcionário. No exemplo da imagem, tem dois valores de matemática ensino médio 3º ano, porém um para professor com mestrado e outro para professor sem mestrado. Como ambos valores não serão lançados para o mesmo funcionário, é possível utilizar o mesmo evento para lançamento na folha mensal.

 

Após inseridos valores na tabela, a tabela não poderá ser excluída.

 

Após vinculado algum valor da tabela para algum funcionário, o valor não poderá ser excluído da tabela.

 

Após calculada uma folha de pagamento dentro da vigência da tabela, os valores não poderão ser alterados.

 

Novos valores podem ser adicionados à tabela fixa a qualquer momento.

 

 
REAJUSTE DOS VALORES DA TABELA FIXA:

 

Para atualizar os valores, deve ser criada uma nova vigência para a tabela fixa. Ao efetuar este procedimento, todos os valores cadastrados na vigência anterior serão automaticamente replicados para a nova vigência. Neste procedimento, poderá ser aplicado um percentual de reajuste ou, poderá ser replicado o valor original, sendo os valores reajustados individualmente depois.

 

Para criar uma nova vigência, deve-se:

 

Acessar a rotina e clicar no botão Novo;
Informar o mês/ano inicial da nova vigência;
Se for o caso, marcar a opção “Possuir natureza salarial”;
Se for o caso, marcar a opção “Eventos informados em horas e minutos;
Se for o caso, marcar a opção “Aplicar percentual de reajuste sobre todos os valores, informando este Percentual;
Clicar em gravar.

 

Neste momento, o sistema criará a nova vigência, replicando e atualizando os valores conforme percentual informado. Se não optar por aplicar percentual de reajuste, os valores serão apenas replicados e os ajustes poderão ser efetuados individualmente.

 

Ao acessar a rotina, sempre será exibida a última vigência da tabela. Para visualizar tabelas anteriores, deve-se utilizar o botão pesquisar. No relatório, poderão ser verificadas todas as vigências da tabela, com seus respectivos valores.

 

 
Verifique aqui o manual completo para utilização da rotina, desde o cadastro de eventos até o processamento da folha de pagamento.