Armazena os históricos padrão a serem utilizados na digitação de lançamentos. O uso do histórico padrão é obrigatório.
➢ | Código: Informe um código de cadastro, campo numérico. |
➢ | Título: Atribua um título para identificar o histórico padrão. Este campo aceita letras e números, com até 25 caracteres. Este campo não será impresso nos relatórios como parte do histórico. |
➢ | Descrição para Importação: Utilize este campo quando não quiser considerar a estrutura do histórico na importação de lançamentos (nesse caso o campo 'Formatação' deverá permanecer em branco) ou se quiser acrescentar uma informação que virá antes da estrutura. Essa descrição será utilizada somente nas importações de lançamentos vindos de outros sistemas, e será considerada quando marcadas as opções: 'Considerar estrutura dos históricos padrão' e 'Considerar campo Descrição para Importação', em Utilitários/ Importação/ Lote Normal ou Lote Multi-Estabelecimento. Ela fará parte da composição do histórico dos lançamentos, da seguinte forma: DESCRIÇÃO PARA IMPORTAÇÃO + ESTRUTURA DO HISTÓRICO + COMPLEMENTO + HISTÓRICO ESPECIAL, conforme informações disponibilizadas no arquivo. |
➢ | No quadro Utilização, marque o tipo de utilização mais usual, caso o histórico seja utilizado indevidamente, o sistema emitirá um alerta no momento do lançamento: |
Débito |
Para lançamentos na conta Débito. |
Crédito |
Para lançamentos na conta Crédito. |
Ambos |
Para lançamento em ambas as contas. |
➢ | Lançamento referente a pagamento com cheque: marcar a opção para que no relatório da conciliação bancária, sejam listados os lançamentos não conciliados do extrato e da contabilidade, referente a conta bancária selecionada. Também, apresenta lançamentos referentes a cheques ainda não compensados pelo banco. Os lançamentos referentes a cheques serão identificados através da estrutura do histórico. |
➢ | No quadro Formatação: |
Inclua a formatação do histórico combinando descrições e campos variáveis. Estes campos aparecem entre os sinais < >.
Clique sobre seta ao lado da letra A para inserir os campos deste histórico. Poderão ser incluídos os seguintes campos:
Texto (uma linha)
Permite efetuar a digitação de um texto com apenas uma linha. A tecla <ENTER> sai do campo de digitação do histórico.
Texto (múltiplas linhas)
Permite efetuar a digitação de um texto com várias linhas. A tecla <ENTER> muda para a linha de baixo. Para sair do campo de digitação do histórico deve-se utilizar a tecla <TAB>.
Moeda
Permite digitar um valor, que será automaticamente formatado com pontos e duas casas decimais.
Número Inteiro
Permite digitar um número inteiro (sem casas decimais).
Código Conta Débito
Preenche automaticamente o campo com a conta reduzida a débito, separando com um traço a conta e o dígito verificador.
Descrição Conta Débito
Preenche automaticamente o campo com o nome da conta a débito.
Código Conta Crédito
Preenche automaticamente o campo com a conta reduzida a crédito, separando com um traço a conta e o dígito verificador.
Descrição Conta Crédito
Preenche automaticamente o campo com o nome da conta a crédito.
Data
Permite digitar uma data completa. O campo será automaticamente formatado com as barras (formato DD/MM/AAAA).
Mês/Ano
Permite digitar o mês e ano de uma data. O campo será automaticamente formatado com a barra (formato MM/AAAA).
Para cada campo inserido poderá ser incluído um texto que será impresso como parte do histórico.
Exemplo:
CAMPO é o que está entre o sinal de maior e de menor <>, por exemplo, <ler data>. Você pode inserir uma descrição antes do campo. Neste exemplo foi inserida a descrição Data.
Data <ler data>
Neste outro exemplo foi inserido o texto Nota Fiscal nr.
Nota Fiscal nr. <ler número inteiro>
Para excluir um campo, clique sobre o mesmo e em seguida na letra X.
➢ | No quadro Visualização/Teste, visualize como este Histórico Padrão será mostrado no lançamento. |