Informe os parâmetros da empresa para a geração da Declaração de Informações Econômico-Fiscais da Pessoa Jurídica – DIPJ.
PARÂMETROS:
➢ | Estabelecimento: Preenchido automaticamente com o estabelecimento matriz. |
➢ | Forma de Tributação: Selecione, dentre as opções disponíveis, a forma de apuração da empresa. |
Não será gerada a DIPJ para empresas tributadas pelo lucro arbitrado, imunes ou isentas do IRPJ.
➢ | Informação de IPI no período: Se o estabelecimento matriz estiver parametrizado como Contribuinte do IPI, está opção virá marcada automaticamente. Indica que há informações referentes a IPI. |
➢ | Apuração das compras de insumos/mercadorias: Estas opções serão habilitadas somente para empresas do Lucro Real. Poderá optar se a apuração de valores de compras de insumos/mercadorias da ficha 04A será realizada no Cordilheira Sistema Contábil, "com base na vinculação do plano de contas" ou no Cordilheira Escrita Fiscal, "com base nos lançamentos de notas fiscais de compra". |
Conforme as opções selecionadas, serão marcadas automaticamente as fichas a serem geradas na DIPJ. Pode-se ainda marcar ou desmarcar as fichas desejadas.
OBSERVAÇÃO:
Será gerado o arquivo somente para a Qualificação da Pessoa Jurídica igual a PJ em Geral.
Portanto, não será possível gerar a DIPJ para as Pessoas Jurídicas componentes do Sistema Financeiro, bem como as Sociedades Seguradoras, de Capitalização ou Entidades Abertas de Previdência Complementar.
Os dados gerados serão apurados do Cordilheira Recursos Humanos, do Cordilheira Escrita Fiscal e do Cordilheira Sistema Contábil.
IMPORTANTE:
A apuração de valores do Contábil, será efetuada a partir do plano de contas referencial do SPED, ou seja, as fichas da DIPJ estão automaticamente relacionadas com contas do plano referencial. Portanto, para a correta geração destes valores, é imprescindível que o plano de contas da empresa esteja corretamente vinculado ao plano de contas referencial.
Veja aqui, como efetuar o vínculo do plano de contas.
Mesmo com a definição de parâmetros, não é possível ao sistema gerar todas as fichas necessárias. Confira as fichas que faltam, após a importação no programa da Receita Federal, para completar manualmente as informações necessárias.
DADOS INICIAIS:
Nesta aba, devem ser marcadas as opções pertinentes a empresa.
Estas informações precisam ser geradas no arquivo, pois após a importação não é possível alterá-las diretamente no validador da DIPJ, ficando os campos desabilitados.
Para identificar quais opções devem ser geradas pela empresa, verifique o Ajuda do validador DIPJ correspondente ao ano base.
ATENÇÃO:
Os dados preenchidos nesta tela serão utilizados somente para compor o registro correspondente a Ficha 01- Dados Iniciais do arquivo.
Não serão geradas as fichas correspondentes a cada uma das opções, devendo estas ser informadas diretamente no validador DIPJ, após importado o arquivo.
Tópicos relacionados: