Utilizado para verificar se os valores de débito e crédito, bem como a informação do saldo anterior estão corretos. Isso ocorrerá se ao final do relatório o valor do saldo anterior e saldo atual forem iguais a 0 (zero).
➢ | Estabelecimento: Selecione o estabelecimento. (F12) |
➢ | Mês/Ano: Informe o mês e ano inicial e final para a emissão do relatório. |
➢ | Grau: Este campo é preenchido automaticamente com o grau padrão definido nos parâmetros da empresa, podendo ser alterado na emissão, se necessário. Quanto maior o grau, maior o nível de detalhamento. |
➢ | O campo Conta trata-se de filtro para a emissão do relatório. |
➢ | Data de Emissão: A data será informada automaticamente pelo sistema de acordo com a data do Windows, mas será permitido realizar alterações caso necessário. |
➢ | Opções do relatório: |
Listar data da última movimentação |
Marcando esta opção , listará no relatório uma nova coluna informando a data que ocorreu a última movimentação na conta. |
Saltar linha na quebra de grau |
Será inserida uma linha em branco entre dois graus diferentes (Ex: final do grau 1 e começo do grau 2). |
Saltar página no grau 1 |
Cada grau 1 (Ex: Ativo, Passivo, Receitas, Despesas) começará em uma página diferente. |
Desconsiderar transferências de resultados |
Caso a rotina de Transferência de Resultados, em Módulos, já tenha sido executada, será desconsiderada, mostrando assim os saldos das contas de resultado antes da transferência. |
Demonstrar Resultado do Período |
Mostrará no final do relatório o Total do Ativo, o Total do Passivo e o Resultado do Período. |
Oficial |
Utilizado na emissão dos livros oficiais para registro. Esta opção faz com que o Balancete tome a seqüência numérica do Diário. Com esta opção marcada será habilitado o botão "Responsáveis" para selecionar outros responsáveis para assinatura, se necessário. |
Listar dados para assinatura |
Marcado esta opção, as assinaturas serão impressas no relatório mesmo não marcando a opção Oficial e independente de consolidação. Com esta opção marcada será habilitado o botão "Responsáveis" para selecionar outros responsáveis para assinatura, se necessário. |
Listar CNPJ |
Marcando a opção, será impresso o CNPJ do estabelecimento no cabeçalho do relatório. Se consolidado por estabelecimento, será o CNPJ do estabelecimento selecionado na tela. Se consolidado por empresa, será o CNPJ da matriz. |
Desconsiderar saldo anterior |
Marcando a opção, não será considerado o saldo anterior das contas, ou seja, a coluna de saldo anterior será zerada, exibindo apenas a movimentação das contas no período (total de débitos, total de créditos e resultado). |
Contas com saldo zero |
Marcando esta opção serão habilitadas automaticamente outras duas opções: Listar somente sintéticas, que emitirá o relatório demonstrando as contas sintéticas com saldo zero e Listar sintéticas e analíticas que emitirá todas as contas com saldos zerados. Se não estiver marcada esta opção, não lista no relatório nenhuma conta com saldo zerado. |
➢ | No quadros Consolidação e Classificação selecione a opção desejada. |
➢ | Responsáveis: Este botão será habilitado se marcada a opção "Oficial" ou "Listar dados para assinatura". |
Neste tela podem ser selecionados outros responsáveis para assinatura do relatório, além do Representante e do Contador (responsável vinculado ao cadastro do Estabelecimento".
Esta opção atende a MP 449/2008, que trouxe diversas alterações na estrutura das demonstrações contábeis das SA’s, entre elas a exigência de assinatura de todos os sócios nas demonstrações a serem submetidas a arquivamento.