Alguns termos técnicos utilizados no uso de computadores em rede:
Cliente: Local de trabalho ou estação, máquina onde trabalhamos diariamente. (em inglês client)
Servidor: Máquina destinada a armazenar dados e programas de uso comum. (em inglês server)
Cliente-Servidor (Client-Server): Neste tipo de arquitetura é utilizado um equipamento (servidor) onde ficam armazenados recursos que serão compartilhados por outros equipamentos, tais como programas aplicativos, bancos de dados, e outros. Ao servidor são conectados via rede outros equipamentos que utilizarão estes recursos (cliente/local). No caso dos Sistemas Cordilheira o processamento destes recursos é efetuado na máquina Local, o que evita sobrecarga no servidor e, consequentemente, aumenta o desempenho do processamento de forma geral. Por este motivo é importante que tanto o servidor como a máquina Local (cliente) tenham boa capacidade de processamento, em especial com relação à memória RAM.
Equipamento Local: Em um ambiente de rede, podemos definir equipamento local como aquele que você utiliza para processar as suas informações (o cliente, num ambiente client-server) e normalmente fica próximo a você. Dependendo do sistema operacional utilizado (exemplo o Windows 95/98 ou Windows NT) você pode utilizar recursos de outros equipamentos, sejam eles clientes ou servidores, tais como impressoras, unidades de disco (drives) de CD-ROM etc.
Equipamento Remoto: Em um ambiente de rede, podemos definir equipamento remoto como aquele destinado a servir recursos para os outros equipamentos (o servidor, num ambiente client-server). Pode ser um servidor dedicado, ou seja, é utilizado somente como servidor de recursos e não possibilita que se trabalhe diretamente com ele, ou pode ser um equipamento normal onde há pessoas trabalhando com ele (efetuando lançamentos, editando textos, consultando informações, etc.).
Base de dados: Podemos definir base de dados como o local físico onde ficam armazenadas as informações processadas pelo sistema. Os Sistemas Cordilheira utilizam como gerenciador de bases de dados o Microsoft Access 97. Uma base de dados é composta por diversas tabelas (arquivos) que armazenam uma informação específica (exemplo: tabela de plano de contas, tabela de funcionários, de lançamentos etc.). Uma tabela é composta por linhas (registros) e colunas (campos de cada registro). Por exemplo um cadastro de funcionários (que é uma tabela) pode conter várias linhas (um registro por funcionário) e esta por sua vez pode conter várias colunas tais como o código, nome, função etc.