Esta é uma rotina auxiliar do eSocial que permite Inativar Funções em Lote. Nesta rotina será possível verificar quais função não estão sendo utilizadas nos cadastros de funcionário, diretor e autônomo, permitindo que sejam marcadas como inativas de forma rápida.
Pode ser útil quando a empresa tem muitas funções cadastradas, ou duplicidade de dados, ou muitas funções que não utiliza mais e não quer gerar estas funções ao eSocial.
Na tela tem duas opções:
• | Considerar todo o histórico de funções |
• | Considerar somente a última função (função atual) |
Na primeira opção, irá verificar o cadastro de todos os funcionários, diretores e autônomos. Para os funcionários irá considerar todos o histórico de alterações de função. Se a função não estiver sendo usada em algum dos cadastros ou em algum dos períodos, ela será listada na tela.
Na segunda opção, irá verificar o cadastro de todos os funcionários, diretores e autônomos. Para os funcionários não irá considerar todo o histórico de alterações de função e sim, apenas o último (mais atual/vigente). Se a função não estiver sendo usada em algum dos cadastros, ela será listada na tela.
Se desejar inativar todas as funções relacionadas, ou algumas delas, é necessário selecionas o check na coluna Inativar e clicar em Gravar. As funções selecionadas serão automaticamente inativadas e, por consequência não serão geradas ao eSocial.
ATENÇÃO:
Não é possível desfazer esta ação. Uma vez inativada a função, para ativá-la novamente será necessário acessar o cadastro, uma a uma.
Irá considerar o cadastro de todos os trabalhadores, mesmo os inativos.