Nesta tela devem ser informadas quais as contas do plano de contas deverão ser consideradas como de caixa ou equivalentes de caixa.
Segundo a NBC T 3.8, "Caixa" compreende numerário em espécie e depósitos bancários disponíveis e, "Equivalentes de Caixa" são aplicações financeiras de curto prazo, de alta liquidez, que são prontamente conversíveis em um montante conhecido de caixa e que estão sujeitas a um insignificante risco de mudança de valor.
ATENÇÃO:
Para a DFC pelo Método Direto, este cadastro será utilizado para a apuração dos valores, ou seja, esta apuração se dará a partir das contrapartidas das contas de caixa.
Para a DFC pelo Método Indireto, não será utilizada para a apuração dos valores da estrutura da DFC e sim apenas para a informação das Disponibilidades no início e no final do período, bem como a sua variação.
➢ | Plano de Contas: A seleção das contas pode ser efetuada a partir do plano de contas da empresa ou do plano de contas Referencial do SPED. Se utilizado o plano de contas referencial, deve existir a vinculação desse plano com o plano de contas da empresa. |
A vinculação do plano de contas da empresa com o plano de contas referencial pode ser efetuada em Cadastros/ Plano de Contas, ou em Módulos/ Escrituração Contábil Digital/ Plano Referencial/ Vinculação Automática.
➢ | Classificação: Se selecionado o plano de contas "Da empresa", ficarão disponíveis para seleção/pesquisa as contas a partir do plano de contas da empresa. Se selecionado o plano de contas "Referencial", ficarão disponíveis as contas a partir do plano de contas referencial do SPED. |
É possível informar tanto uma conta analítica (último grau) quanto sintética (grau anterior). Sendo uma conta sintética, todas as contas analíticas pertencentes ao grupo serão consideradas na apuração dos valores.
• | Verifique também as Orientações Gerais, para iniciar o uso da rotina. |