Através desta rotina é gerado o evento para o eSocial S-2190 – Admissão de Trabalhador – Registro Preliminar, possibilitando informar a admissão dentro do prazo legal, na situação em que não dispõe de todas as informações para o envio do cadastro completo (S-2200).
Este registro não é obrigatório. Deve ser utilizado apenas quando não há tempo hábil para realizar o cadastro completo do funcionário para envio ao eSocial dentro do prazo legal.
➢ | CPF: Informar o CPF do funcionário. |
➢ | Data Admissão: Informar a data que o funcionário começará a trabalhar. Esta data deverá ser maior que a data atual, pois o prazo para informar uma admissão preliminar é até o dia imediatamente anterior ao início das atividades do funcionário na empresa. |
➢ | Categoria para eSocial: Selecionar a categoria a qual pertence o funcionário. O registro preliminar não é permitido para algumas categorias de trabalhadores sem vínculo de emprego, como estagiários, diretores não empregados e cooperados. |
➢ | Nome: Informar o nome do funcionário. |
➢ | Data Nascimento: Informar a data de nascimento do funcionário. |
O cadastro preliminar será enviado ao eSocial de forma automática, assim que finalizar o preenchimento dos dados.
O contrato de trabalho do empregado terá validade desde a data da admissão informada neste evento.
Na grid, serão listados todos os cadastros que ainda não foram convertidos para registro oficial, com seus respectivos status.
Para acompanhar o envio e recebimento dos retornos das admissões preliminares transmitidas ao eSocial, clique no botão “Consultar”.
O acompanhamento dos envios e retornos pode ser feito também pela rotina eSocial\ Transmissão de Eventos Periódicos e Não Periódicos.
Assim que o registro for processado com sucesso, ao consultar, mostrará na grid o status correspondente e o número do recibo eSocial.
EXCLUSÃO DO REGISTRO DE ADMISSÃO PRELIMINAR
O eSocial não permite retificar uma admissão preliminar. Havendo necessidade de alterar dados, é necessário excluir o cadastro. Caso já tenha sido transmitido, será gerado o arquivo de exclusão S-3000 para tornar sem efeito o evento enviado anteriormente e permitir o envio do arquivo correto.
Na situação em que a admissão não seja efetivada também é necessário excluir o registro S-2190 transmitido ao eSocial.
Para o processo de exclusão, basta selecionar o registro na grid e clicar em Excluir.
Ao confirmar, será gerado e transmitido o arquivo de exclusão do registro preliminar.
O registro excluído será exibido com a operação Exclusão, para acompanhamento.
Quando for transmitido com sucesso, não aparecerá mais na grid, e sim na tela de Pesquisa.
No caso de retorno com erro, clicar no botão ‘Informações’ para visualizar o motivo da rejeição do arquivo.
O registro preliminar com erro deve ser excluído, e se for o caso, fazer um novo registro, com os dados corretos.
ADMISSÃO - REGISTRO OFICIAL
Após o envio da admissão preliminar é imprescindível fazer o registro oficial.
Ao selecionar um registro preliminar que foi transmitido com sucesso, habilitará o botão “Gerar Registro Oficial”.
Clicando neste botão, abrirá a tela de cadastro de funcionários, preenchendo os campos que já foram enviados na admissão preliminar.
No cadastro do funcionário, devem ser preenchidos todos os campos necessários ao envio da admissão oficial. Para que o arquivo seja gerado, o cadastro deve estar apto, ou seja, seu status no IOB Diagnóstico deve estar verde (ou apto com advertência).
Após ter gerado o registro oficial, o registro preliminar não aparecerá mais na grid. É possível consultá-lo através do botão Pesquisar.
GERAÇÃO DO REGISTRO PRELIMINAR A PARTIR DO CADASTRO DO FUNCIONÁRIO
Quando o cadastro do funcionário é realizado direto pela rotina Cadastros\ Cadastros de Funcionários\ Funcionários, sem registro preliminar e seu cadastro não fique apto para ser transmitido, será exibido um alerta ao sair do cadastro, possibilitando a geração de uma admissão preliminar, até que disponha de todos os dados para o cadastro completo do funcionário, e envio do evento de admissão oficial S-2200.