Esta rotina tem a finalidade de registrar os cadastros de todos os Serviços prestados pela empresa.
Código: Código seqüencial sugerido pelo sistema.
Descrição: Digite a descrição do serviço. Quando utilizado este serviço em uma Nota Fiscal, será impressa esta descrição.
Valor: Informe o valor a ser cobrado pelo serviço. No momento do cadastro da Nota Fiscal, ao informar este serviço, o sistema sempre vai sugerir este valor, mas permitirá alteração.
Utiliza Material?: Habilitando este campo, o sistema automaticamente identificará que o serviço não terá retenção de INSS na fonte.
Impostos sobre Serviço: Selecione o código do serviço PageDown. O sistema exibirá todos os códigos de serviços já cadastrados, e com base nesta informação, serão determinados os percentuais de cálculo de ISS, INSS e IRRF.
Classificação Serviço (LC116): Selecione a classificação do serviço PageDown de acordo com a Lei Complementar de Impostos de Serviços.
Unidade: Selecione a unidade. PageDown
CNAE Fiscal: Informe o código do CNAE do serviço que esta sendo Cadastrado. Na Exportação do arquivo RPS será considerado.
1º O CNAE informado no Cadastro de Itens de Serviços.
2º O CNAE informado no Cadastro de Tipos de Lançamento.
3º O CNAE informado no Cadastro da Empresa (Matriz-Filial).
Importante: Considerando à Ordem será criado no arquivo do RPS Exportado a informação do CNAE.
Exemplo: <CodigoCnae>474310013</CodigoCnae>
Código Cordilheira: Informe o código de serviço, cadastrado no Cordilheira Escrita Fiscal, correspondente a este serviço. Esta informação é importante para a Integração Fiscal das Notas Fiscais de Serviço.
Conta Contábil: Informe a conta contábil (código reduzido) do serviço, conforme plano de contas cadastrado no Cordilheira Sistema Contábil. Esta informação é importante para utilização da Integração Contábil.
Regra Integração de Serviços: Selecione a regra a ser utilizada para as diferenças da base de ICMS e IPI com relação aos campos de Isentas ou Outras, nos lançamentos de Serviço. As regras devem ser previamente cadastradas em Módulos/ Integração/ Configuração/ Regra de Integração de Serviço.
Utiliza Conhecimento de Frete: Em caso de emissão do CT-e, marque este parâmetro. O Sistema considerará este serviço para totalização da carga tributária dos impostos (Lei 12.741/2012), na emissão do CT-e. Para que isso ocorra, o serviço deverá ser vinculado à Natureza de Operação correspondente (guia Lei da Transparência no cadastro da Natureza de Operação).
NBS: Nomenclatura Brasileira de Serviços. Pressione Page Dow para pesquisar o código que será relacionado com o serviço. Com o advento da Lei 12.741/2012 (Lei da Transparência), será necessária sua vinculação para totalização da carga tributária nas notas fiscais de saída (preenchimento obrigatório).
Alíquota Nacional: Neste campo será demonstrado o percentual da carga tributária dos serviços prestados dentro do país, e de acordo com o NBS informado. Este valor é calculado e disponibilizado pelo IBPT (Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário).
Alíquota Importado: Neste campo será demonstrado o percentual da carga tributária dos serviços prestados fora do país, e de acordo com o NBS informado. Este valor é calculado e disponibilizado pelo IBPT (Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário).
Observações: Cadastre todas as especificações referente a este serviço. Ao utilizar este serviço no cadastro da Nota Fiscal, a observação registrada neste local será também sugerida como observação do item.
Guia Determinação de CFOPs :
Esta Guia tem o intuito facilitar o preenchimento de CFOPs (Naturezas de Operação) para a confecção de Orçamentos, Pedidos ou Nota Fiscais, possibilitando a um usuário estabelecer quais as CFOPs que o sistema automaticamente utilizará para cada tipo de operação e destino.
CFOP: Neste campo poderá pressionar PageDown para selecionar Naturezas de Operação por código e/ou por descrição, para vincular ao NCM, juntamente à Destinação para sugerir no momento que estiver cadastrando um Pedido ou Nota Fiscal.
Destinação: Neste campo deverá selecionar, de acordo com a operação e a CFOP, qual o destino. O sistema se baseará também neste campo para poder sugerir a CFOP de acordo com a operação quando estiver realizando cadastro de um Pedido ou Nota Fiscal.
Esta Guia está presente nos Cadastros de Produtos e Serviços, NCM, Empresas, Ramos de Atividade e Tipo de Lançamento. O Sistema seguirá esta ordem de preferência para a Determinação de CFOP (Iniciando pelo Produto ou Serviço) em um Orçamento, Pedido ou Nota Fiscal.
Importante: Após selecionar a CFOP e a Destinação, pressione Incluir para gravar a seleção, ou para excluir, faça um duplo clique sobre o registro da CFOP para carregar o mesmo, em seguida pressione Excluir.
Importante 2: Esta funcionalidade está presente apenas no Fox SQL.