Permite o cadastro dos lançamentos extras, ou seja, os que não foram originados pelo Compras. Para facilitar, nos casos de lançamentos com vários vencimentos, sugere-se que seja utilizada a rotina de "Contas Fixas/Previsão" em Módulos/Contas a Pagar/Contas fixas/Previsão. No momento do pagamento/concretização da previsão, serão permitidas alterações nos dados caso seja necessário.
Emita o relatório de Controle Financeiro, em Relatórios/Controle Financeiro, guia Analítico, para conferência dos lançamentos realizados.
Importante:
Não serão permitidas alterações nas movimentações caso o período esteja com o Movimento Conferido.
Guia Dados Gerais:
Quadro Lançamentos:
Código: Número seqüencial sugerido pelo sistema, mas permite alteração.
Tipo: Selecione o tipo do lançamento, sendo 'Fatura' o tipo padrão do sistema. Outros tipos podem ser selecionados desde que estejam previamente cadastrados em Cadastros/ Genéricos/ Tipos Globais.
Parcela: Informe o número da parcela do lançamento.
Nr Seqüencial: Número seqüencial controlado pelo sistema. Será preenchido após a geração dos boletos, onde o número faz referência a seqüencia de números do campo "Nosso Número".
Empresa: Selecione a empresa (Fornecedor) pressionando a tecla PageDown sobre o campo. Caso não possua o Fornecedor cadastrado, digite o nome da Empresa, pois o sistema aceita o registro e apresenta uma mensagem dizendo que, o cadastro da empresa não foi localizado se deseja cadastrar. Somente neste cadastro este procedimento é permitido. Para os demais, é obrigatório que a empresa esteja cadastrada no Cadastro de Empresas.
Descrição: Atribua uma descrição para o lançamento. Esta servirá de identificação na emissão de alguns relatórios.
Quadro Controles:
Importante:
Os campos Banco, Conta, Centro de Custo e Operação Contábil, caso esteja habilitado, é de preenchimento obrigatório.
Forma de Pagamento: Informe a forma de pagamento, que poderá ser utilizada como filtros nos relatórios financeiros. Se no cadastro da Forma de Pagamento existir algum valor de despesa financeira, o sistema irá lançar esse valor no campo Acréscimo das Duplicatas e Lançamentos.
Banco: Informe o banco.
Conta: Informe a conta financeira.
Importante:
A informação destes campos possibilita obter uma relação dos lançamentos à pagar/pagos por banco e conta, no módulo Financeiro, em Relatório/ Duplicatas e Lançamentos.
Centro de Custo: Este campo será exibido e deverá obrigatoriamente ser preenchido somente se a empresa estiver configurada para controlar Centro de Custo. Verifique o menu Configuração, Duplicatas e Contas. Pressione a tecla PageDown sobre o campo para que todos os centros de custos cadastrados sejam relacionados.
Operação Contábil: Informe a operação contábil correspondente a este lançamento. Esta informação será utilizada na integração contábil com o Cordilheira Sistema Contábil. Utilize a tecla PageDown para seleção das operações. Esta opção somente estará habilitada se em Cadastros/ Configurações gerais na aba Integração, estiver marcada a opção "Utiliza Operação Contábil".
Situação: Selecione a situação do lançamento.
Cheque: Deverá ser preenchido somente quando a data de pagamento também for preenchida, identificando a folha de cheque que foi utilizada para o pagamento da conta em questão.
Controle: Este campo não possui preenchimento obrigatório. No entanto, pode ser especificado com uma informação de controle interno da empresa, permitindo a emissão de relatórios, como por exemplo no módulo Financeiro, em Relatório/ Duplicatas e Lançamentos, com base na informação deste campo.
Botão Rateio: Este botão será habilitado somente se estiver marcada a opção "Controlar Centro de Custo", em Cadastros/ Configuração Geral, guia Aplicações Financeiras. Possibilita efetuar o rateio de uma determinada receita ou despesa, efetuando lançamentos em valor ou em percentual, em centros de custos ou contas diferentes.
Importante:
Para efetuar o rateio, primeiro preencha o campo valor original e as datas emissão, vencimento, liberação. Informe em seguida a conta, o centro de custo, e o valor ou percentual para o lançamento. Clicando em adicionar serão listados os lançamentos a serem efetuados para a conta/centro de custo. Depois pressione o botão rateio para concluir. Após a mensagem "Rateio Concluído" o sistema vai gerar lançamentos sequenciais dentro desta rotina.
Conciliado: Esta opção possibilita ao usuário marcar os lançamentos que foram conciliados.
Exemplo: Um cheque emitido para um fornecedor onde o mesmo não descontou o cheque. Neste caso este lançamento não está conciliado e poderá ser emitido relatórios com este filtro para saber, por exemplo, dentro do extrato bancário o saldo conciliado de um determinado banco.
Quadro Valores:
Moeda: Este campo só deve ser preenchido se o usuário deseja controlar o lançamento em outra moeda (Dólar, Euro, etc). Os cadastros de moedas são: Cadastros/ Índices/ Moedas e Cadastros/ Índices/ Cotações, onde neste último são registradas as variações cambiais.
Valor original: Informe o valor original do lançamento.
Acréscimo: Informe o valor de acréscimo (juros/multas).
Abatimento: Informe o valor dos descontos.
Soma dos Valores/Total: Totaliza automaticamente os valores informados acima.
Quadro Datas:
Emissão: Informe a data de emissão do lançamento.
Vencimento: Informe a data de vencimento.
Pagamento: Informe a data do pagamento:
Liberação: Informe a data da liberação. A data de liberação do lançamento não pode ser inferior a data do pagamento, pois esta data refere-se efetivamente a data de saída do dinheiro utilizado de seu controle financeiro, não podendo assim ser anterior a data do pagamento do valor.
Importante:
Caso o pagamento do lançamento seja posterior a sua data de vencimento, o sistema exibirá um alerta que o lançamento está sendo paga em atraso e permitirá que seja informado um acréscimo ou multa sobre o valor. Este acréscimo não é obrigatório.
Quadro Baixas:
Op. Contábil: Informe a operação contábil de baixa do lançamento.
Este campo somente estará habilitado se estiver marcada a opção "Utiliza Operação Contábil", em Cadastros/ Configurações Gerais, na aba Integração.
Usuário: Preenchimento automático. O sistema registra o usuário que cadastrou ou alterou este cadastro.
Guia Adicionais
Quadro Linha Digitável:
Informe a linha digitável do boleto.
Quadro Observações:
Utilize para informar detalhes referente ao lançamento que está sendo registrado.
Quadro Multa, Juro e Desconto:
Percentual de Multa: Informe o percentual definido para cálculo da multa.
Valor da Multa: Informe o valor referente multa.
Percentual de Mora: Informe o percentual definido para cálculo de mora.
Valor Mora Diária: Informe o valor da mora diária
Valor para Desconto por Pontualidade: Informe o valor para desconto em caso de pagamento antecipado.
Quadro Dados Adicionais:
Os campos Cidade e Estado são preenchidos pelo sistema com as informações do cadastro da empresa usuária do sistema (tipo matriz/filial).
Quadro Informações do Cheque:
Nominal: Informe o nominal do cheque para impressão.
Importante:
O sistema possui ao lado do campo nominal, um botão que busca automaticamente os dados do fornecedor referente ao nominal do cheque.
Histórico: Registre as informações sobre o cheque.
Total: Apresentará o valor da soma de todos os lançamentos que utilizaram a mesma numeração de cheque.
Para a impressão de cheques e da cópia dos cheques acesse Relatórios/Cheques.
Quadro Lançamentos:
O mesmo número de cheque poderá ser utilizado para pagamento de mais de um lançamento simultaneamente. Neste quadro serão discriminadas todos os lançamentos que utilizaram o mesmo cheque.
Este agrupamento somente poderá ser feito quando os lançamentos possuírem:
•Mesma data de pagamento;
•Mesma conta;
•Mesmo banco;
•Mesmo fornecedor/empresa;
•Mesmo centro de custo.
Guia Outros
Quadro Origem do Cheque:
As informações inseridas neste quadro são referentes ao cadastro do cheque do fornecedor.
Banco: Informe o código do banco.
Agência: Informe o número da agência correspondente ao banco informado.
Conta Corrente: Informe o número da conta corrente.
Correntista: Informe o nome do correntista.
Linha Digitável: Grava o número do boleto.
Nosso Número: Número seqüencial controlado pelo sistema. Será preenchido após a geração de boletos.
Carteira: Grava o número da carteira de cobrança que o cliente utiliza para os lançamentos a pagar.
Quadro Endereço de Cobrança:
Neste quadro é necessário informar apenas o Código, e os demais campos CEP, Cidade, UF, Endereço, Bairro serão preenchidos automaticamente. Utilize a tecla PageDown para busca e seleção dos endereços de cobrança informados no cadastro de empresas na guia Outras Informações. Quando não houver nenhum endereço informado nesta guia, o sistema irá apresentar o endereço constante na guia principais do cadastro de empresas.
Esses dados de endereço de cobrança são de uso da rotina de Cobrança Bancária que encontra-se em Módulos/ Sistema Cobrança Bancária - Novo/ Recebimento/ Emissão de boleto, e Módulos/ Sistema Cobrança Bancária - Novo/ Recebimento/ Emissão de remessa.