O objetivo desse relatório é efetuar o cálculo dos custos totais (baseado no custo padrão) envolvidos na manufatura de produtos acabados e subconjuntos, considerando os custos de matérias primas e insumos, mão de obra direta, custo hora máquina, custo setup, quebras de produção, custos indiretos e markup. Com base no cálculo desses custos, será sugerido o preço de venda para cada produto acabado ou subconjunto.
Para a apuração correta dos custos de Mão de Obra Direta (MOD), Custo Hora Máquina (CHM) e Custo Setup, é necessário que o cadastro de Produtos x Atividades esteja completo, com os tempos de produção e configuração para cada atividade/produto, e o custo hora equipamento esteja informado para as máquinas envolvidas com essas atividades. O custo de Mão de Obra Direta é calculado sobre o custo hora dos equipamentos com o tipo "Outros Recursos", e os custos de Hora Máquina e Setup sobre o custo hora dos equipamentos com o tipo "Equipamento".
OBSERVAÇÃO: Somente serão listados no relatório os produtos acabados ou subconjuntos que contenham componentes cadastrados em sua árvore (no módulo Estoque, em Cadastros/ Produtos/ Cadastro de Produtos, guia Árvore/Kit).
Estabelecimento: Traz o estabelecimento que está sendo usado.
Os campos Produto, Grupo, Sub-Grupo e Unidade de Trabalho são filtros para a emissão do relatório.
Detalhar custo por unidade de trabalho: Se marcada esta opção o relatório será listado por Unidade de Trabalho. A Unidade de Trabalho é vinculada ao cadastro do produto (no módulo Estoque, em Cadastros/ Produtos/ Cadastro de Produtos, guia Árvore/Kit, onde pode ser informada a unidade de trabalho de cada componente), e aos demais cadastros no módulo Produção.
Detalhar custo de componentes com árvore: Se marcada esta opção irá detalhar cada custo dos componentes da árvore, apresentando um relatório de forma mais analítica. Se deseja a emissão de um relatório mais sintético, desmarque esta opção.
Calcular quebra sobre valor acumulado das unidades de trabalho: Se marcada esta opção irá acumular o valor dos subtotais de outras unidades no campo '%Quebra'.
Quadro Base Apuração Custo: As opções deste quadro afetam o cálculo dos campos Matéria Prima e CGM (Custos Gerais de Materiais).
Custo Última Compra |
Utilizará como base o valor disponível em Cadastros/ Produtos/ Cadastro de Produtos, guia Valores, quadro Compra/Produção, campo Compra. |
Custo Médio |
Utilizará o custo médio do produto, disponível em Consultas/ Movimentações do Estoque, campo Custo Médio, módulo Estoque. |
Informações sobre o relatório:
O relatório Análise Gerencial do Custo Padrão possui 4 quadros principais, que são: Produto; Produtos Acabados e Subconjuntos; MARKUP e PREÇO DE VENDA SUGERIDO.
O quadro PRODUTOS ACABADOS E SUBCONJUNTOS é um detalhamento do quadro PRODUTOS, e somente será listado se for marcada a opção "Detalhar custo de componentes com árvore". Independente de listar ou não os componentes, seus custos sempre serão considerados nos custos do PRODUTO principal.
QUADROS 1 e 2 - PRODUTOS e PRODUTOS ACABADOS E SUBCONJUNTOS (compartilham as mesmas colunas de informações):
Matéria Prima
Opção Custo Médio: É utilizado o custo médio da matéria prima para cada componente do tipo Matéria Prima (e componente de componente) do produto que está sendo listado, multiplicado pelas respectivas quantidades de cada matéria prima utilizada. O custo médio da matéria prima pode ser verificado no módulo ESTOQUE, em Módulos/ Consultas/ Movimentações de Estoque, campo Custo Médio.
Opção Custo Última Compra: É utilizado o custo da última compra para cada componente do tipo Matéria Prima (e componente de componente) do produto que está sendo listado, multiplicado pelas respectivas quantidades de cada matéria prima utilizada. O valor da última compra da matéria prima pode ser verificado no cadastro de Produtos, guia Valores, quadro Compra/Produção, campo Compra.
Observação: O custo de matéria prima do PRODUTO, no relatório, será igual a soma dos custos das matérias primas de todos os seus componentes (pelo valor da última compra ou custo médio), multiplicada por suas respectivas quantidades na composição do produto.
CGM (Custos Gerais de Materiais)
O cálculo deste campo é igual ao da Matéria Prima, só que para componentes do tipo Insumo. Assim, se um produto for do tipo Matéria Prima, aparecerá no campo respectivo, se for Insumo, aparecerá em CGM.
MOD (Mão de Obra Direta)
É calculada considerando o CUSTO HORA EQUIPAMENTO dos Equipamentos cadastrados com o tipo "OUTROS RECURSOS", vinculados a ATIVIDADES que estão vinculadas aos PRODUTOS (Cadastros/ Produtos x Atividades), para as quais houver cadastro do TEMPO DE PRODUÇÃO (Produtos x Atividades, botão TEMPO). A quantidade de horas (no padrão centesimal) será multiplicada pelo CUSTO HORA EQUIPAMENTO, o que corresponde a produção de 1 (uma) unidade do produto. O valor de MOD no relatório será a soma do cálculo do MOD do próprio produto com a MOD de seus componentes, essa última multiplicada pela quantidade de cada componente.
Obs.: Se um determinado produto vinculado a uma Unidade de Trabalho X Atividade não utiliza todos os equipamentos vinculados a esta, então deverá ser efetuada a vinculação do produto à Atividade X Equipamento, em Cadastros/ Atividades, botão Equipamentos, botão Produtos. Dessa forma, o relatório calculará os custos de MOD, CHM e Setup baseado unicamente no CUSTO HORA EQUIPAMENTO do equipamento vinculado ao produto, desconsiderando os demais equipamentos vinculados à mesma Unidade de Trabalho X Atividade.
CHM (Custo Hora Máquina)
Como o cálculo da MOD, também utiliza as horas/minutos centesimais do campo TEMPO DE PRODUÇÃO, porém, multiplica pelo CUSTO HORA das máquinas cadastradas com o tipo "EQUIPAMENTO". O valor de CHM no relatório será a soma do cálculo do CHM do próprio produto com o CHM de seus componentes, esse último multiplicado pela quantidade de cada componente.
Custo Setup
Efetua o mesmo cálculo do campo CHM (tipo = Equipamento), porém, em vez do campo Tempo de Produção, multiplica pelo TEMPO DE CONFIGURAÇÃO. Esse custo não é multiplicado pela quantidade, uma vez que o setup é o processo de ligação e configuração da máquina e ocorre antes de iniciar a produção, não variando conforme a quantidade produzida.
SUBTOTAL = Soma dos valores dos campos anteriores.
Quebra
O cálculo da quebra de produção é feito em cima do valor do SUBTOTAL (que envolve todos os custos anteriores). Os percentuais de quebra cadastrados pelo usuário para cada produto/unidade de trabalho são multiplicados pelo SUBTOTAL desse produto/unidade no relatório.
Custos Indiretos
Os custos indiretos possuem um percentual global (Cadastros/ Configuração, quadro Custos Indiretos de Fabricação). O percentual informado nesse cadastro será aplicado sobre o SUBTOTAL de todos os produtos/unidades listados no relatório.
CUSTO TOTAL: Soma dos valores do Subtotal, Quebra e Custos Indiretos.
QUADRO 3:
MARKUP
Esse quadro listará todos os registros cadastrados em Cadastros/ Markup, em 3 (três) colunas por linha, cada coluna representando um registro. Os percentuais de markup serão multiplicados pelo CUSTO TOTAL do PRODUTO principal, independente das unidades de trabalho. O valor resultante da soma de todos os percentuais de markup calculados será listado no campo Total de Markup.
QUADRO 4:
PREÇO SUGERIDO DE VENDA
Esse é o objetivo do relatório, sugerir o preço de venda do produto com base na composição de todos os seus custos. O valor desse campo será = (CUSTO TOTAL do PRODUTO principal + Total de Markup).