Ajuda do Sistema

Navegação:  »Não há tópicos acima deste nível«

Ajuda do Sistema

Voltar ao tópico principal

Navegação:  »Não há tópicos acima deste nível«

Ajuda do Sistema

hm_btn_navigate_prev_dhm_btn_navigate_tophm_btn_navigate_next_d

arrowdn Transmissão - Emissão de NF-e em Contingência

Esta rotina tem a finalidade de disponibilizar as possíveis modalidades de Contingência Eletrônica da NF-e, permitindo que o usuário selecione a opção mais adequada à sua situação.

Quando, em decorrência de problemas técnicos, não for possível transmitir a NF-e para a SEFAZ de origem, deverá ser adotado um regime de contingência para o envio das Notas.

Possibilidades de Contingência:

No momento da transmissão, o sistema exibirá uma mensagem questionando se o usuário quer Emitir a NF-e em Contingência.

 

              Trans_cont1

 

As possibilidades de Contingência são as seguintes:

1.Problemas técnicos na SEFAZ de Origem: No caso de problemas técnicos na SEFAZ de origem, o sistema identifica que a transmissão está paralisada e exibe a mensagem.

 

2.Problemas Internos de acesso à Internet: Caso haja problemas internos de acesso à Internet, o sistema identifica que não é possível estabelecer conexão e reconhecer o Status da SEFAZ e exibe a mensagem.

 

3.Lentidão no processamento das NF-e por parte da SEFAZ: Para o caso de lentidão no processamento, o FOX calculará o tempo de resposta da SEFAZ e, se este tempo for superior a 30 segundos, exibirá a mensagem.

Em todos os casos, se o usuário optar por emitir a(s) Nota(s) em Contingência, o sistema abrirá nova tela, onde poderá definir a modalidade mais adequada à sua situação.

 

As modalidades que o sistema FOX disponibiliza são as seguintes:

1 - Declaração Prévia de Emissão em Contingência – DPEC envio automático;

 

2 - Declaração Prévia de Emissão em Contingência – DPEC geração de arquivo XML para Upload no Portal da Fazenda;

 

3 - Impressão do DANFE em Formulário de Segurança para Impressão de Documento Auxiliar de Documento Fiscal Eletrônico (FS-DA)

 

4 – Sistema de Contingência do Ambiente Nacional – SCAN

 

Trans_cont2

 

DPEC

 

No momento da transmissão da Declaração Prévia de Emissão em Contingência (DPEC), o contribuinte deverá fornecer ao fisco algumas informações resumidas das NF-e das quais emitirá em contingência.

O DANFE poderá ser impresso em papel comum e sem alteração na série da NF-e.

 

A consulta da DPEC, disponível no Sistema de Contingência Eletrônica – SCE, poderá ser feita através da chave de acesso da NF-e (código de barras) e o usuário deverá disponibilizar as informações básicas da NF-e para oferecer maior segurança para todos os envolvidos no processo de emissão da NF-e.

 

Geração no FOX:

 

O Fox oferece duas formas para a geração do DPEC:

1.Transmissão Automática: Nesta opção o sistema faz a transmissão automaticamente sem qualquer tipo de interferência do usuário. Caso haja rejeição na transmissão, será listada pelo sistema a DPEC que apresentar o problema para que possa ser corrigido.

 

Trans_cont3

 

 

2.Geração do XML das DPEC: Nesta opção o sistema gera o arquivo XML que deverá ser salvo, na pasta que o usuário selecionar, e posteriormente transmitido através do portal da NF-e (site). Para acessar o site basta pressionar o botão SIM depois da geração do arquivo, ou acessar o link Portal da Fazenda disponível na tela de Contingência, no corpo do texto da anotação logo abaixo do campo destinado ao diretório do arquivo gerado.

 

Trans_cont4

 

No campo abaixo da descrição Upload DPEC, pressione o botão Procurar, localize e selecione o arquivo XML gerado anteriormente.

 

Informe o código de segurança gerado ao abrir a janela do Portal Nacional da Nota Fiscal Eletrônica e pressione o botão Continuar.

 

Trans_cont4_1

 

 

Atenção:

Em ambas as opções a NF-e deverá ser transmitida após a cessação da contingência no prazo limite de 168 horas (7 dias) .

Será de total responsabilidade do usuário fazer a transferência do arquivo XML para o Portal da Fazenda logo depois da sua geração.

O descumprimento desta obrigação o usuário fica sujeito às penalidades impostas pelo órgão responsável.

Em seguida o sistema abrirá a tela para a impressão do DANFE, no qual  constará a anotação de que a Nota Fiscal foi gerada em contingência e em que modalidade.

 

 

Trans_cont4_2

 

 

 

FS-DA

 

O uso do Formulário de Segurança para Impressão de Documento Auxiliar de Documento Fiscal Eletrônico (FS-DA), é a modalidade de contingência em que o DANFE deve ser impresso em formulário de segurança padrão, cuj os formulários devem ser adquiridos junto aos fabricantes credenciados pela Secretaria Executiva do CONFAZ/ICMS ou de distribuidoras e gráficas locais credenciadas.

 

Geração no FOX:

 

Nesta modalidade o sistema envia automaticamente as Notas que estiverem selecionadas para a impressão em formulário de segurança préimpresso e que atenda a todos os requisitos da legislação vigente.

 

Selecione a NF-e e pressione o botão Imprimir.

 

 

Trans_cont5

 

 

 

SCAN

 

Neste caso, o sistema gera a NF-e com a série informada no controle seqüencial e sua respectiva numeração.

As séries permitidas e reservadas para a utilização da modalidade SCAN são de 900 a 999.

Com esta restrição, depois da recuperação de uma falha, elimina-se a possibilidade de que a mesma NF-e seja autorizada pelo SCAN e pela SEFAZ de origem que não autorizará, cancelará ou inutilizará numeração de NF-e nestas séries reservadas ao SCAN.

 

Depois da recuperação da falha pela SEFAZ de origem, as NF-e recebidas pelo SCAN serão transmitidas pelo Ambiente Nacional para a SEFAZ de origem, não sendo necessária nova transmissão, de forma que, como as demais NF-e, elas ficarão disponíveis para consulta nos dois ambientes.

 

Observação:

Em caso de utilização da Contingência SCAN, o Sistema FOX inutilizará na SEFAZ a numeração original da NF-e.

 

Trans_cont6

 

 

Exemplo:

O usuário está emitindo a nota fiscal 26 normalmente. No momento da transmissão, o sistema identifica alguma inconsistência e o usuário decide emitir as Notas em contingência SCAN. Ao transmitir a NF-e, em função de utilizar a modalidade SCAN, o FOX altera o número e a série da NF-e e finaliza transmissão. Porém, a numeração da Nota nos resgistros do FOX continuará sendo 26. Mas, para a SEFAZ esse número não existirá. Depois da transmissão o FOX gera a inutilização dessa numeração (26).

 

Geração no FOX:

 

Depois de cadastrar no controle seqüencial a série do SCAN, na rotina Módulos/Faturamento/Manutenção da NF de Saída/Cadastro de Controle Sequencial da NF de Saída, marque a opção de Contingência SCAN e confirme. Depois do envio, caso não ocorra nenhuma rejeição, abrirá a tela para impressão do DANFE em papel comum.

Consulte os Relatórios para impressão.