Cadastro de Produtos/ Controle de Qualidade
Como funciona o controle de qualidade de uma indústria?
Os primeiros lotes de recebimento de um produto de um fornecedor, que geralmente são fornecidos em quantidades pequenas (150, 200, 300 peças) são chamados lotes de amostra inicial pois a empresa cliente não conhece ainda a qualidade do produto do fornecedor e precisa que as inspeções sejam criteriosas (com maior frequência) no início. Após um determinado número de entradas, o fornecedor (em comum acordo com o cliente), tendo enviado as primeiras entradas sem defeitos começa a enviar uma quantidade um pouco maior de produto (Ex. 1000 peças) e a frequência de inspeções agora é mais moderada (ex.: a cada 5 entradas). Efetuadas estas entradas sem nenhuma rejeição o fornecedor pode ser classificado em nível superior de qualidade, não sendo realizadas mais inspeções com tanta frequência (ex.: a cada 10 entradas).
Ao final desse longo período sem rejeição o fornecedor será classificado no nível de QUALIDADE ASSEGURADA. Este é o desejo de todo cliente pois desse modo, com a redução das inspeções periódicas, a empresa consegue reduzir drasticamente os custos com as inspeções de qualidade no recebimento.
Quando um fornecedor atinge o nível de QUALIDADE ASSEGURADA e em algum momento o cliente rejeita uma entrada pelo controle de Qualidade o sistema deve retornar a frequência de inspeção à uma faixa imediatamente anterior à faixa em que estava naquele momento. Desse modo, retomando maior frequência de inspeção, continuando até que o fornecedor consiga o direito de recuperar seu nível de classificação anteriormente obtido.
Cadastre textos, listas de conferências, etc. que serão utilizados na produção pelo controle de qualidade. Podem ser registrados os testes realizados com o produto para atestar a qualidade do mesmo.
Os campos Valor Norminal, Valor Mínimo e Valor Máximo devem ser preenchidos com todas as dimensões da peça que estarão sujeitas ao controle de qualidade.
O sistema utiliza esses registros como roteiro de inspeção de recebimento ou produção.
Especificam o limite mínimo e máximo de tolerância para cada dimensão da peça que estará sujeita ao controle de qualidade.
Em Cadastros/ Produtos/ Grupos de Produtos, guia Quarentena, deverão ser registradas as frequências de inspeção conforme a quantidade de entradas (NFEs) do produto / Fornecedor / Tipo de registro.