Parâmetros de Cálculos/eSocial da Folha de Pagamento

Navegação:  Gerenciador de Sistemas > Empresas > Cadastro de Empresas > Cadastro de Estabelecimento > Parâmetros > Folha de Pagamento >

Parâmetros de Cálculos/eSocial da Folha de Pagamento

Página anteriorVoltar ao tópico principalPróxima página

Armazena as informações por vigência para o cálculo da Folha de Pagamento.

 

 

Quadro Vigência

 

Início de Vigência: Havendo necessidade de mudar algum parâmetro a partir de um determinado mês/ano, inclua uma nova vigência no formato mês/ano utilizando o botão Incluir.

 

Através do botão Excluir é permitido a exclusão de uma vigência.

 

Observação: A exclusão só será permitida quando não houver processamentos dentro da folha de pagamento, se houver cálculos que utilizaram aliquotas/configurações da aba Cálculos/eSocial, o botão Excluir ficará desabilitado.

 


 

Aba INSS / Alíquotas

 

Quadro FPAS/Terceiros

 

 

Código FPAS: Combo para selecionar o Código de FPAS. Consulte a tabela de enquadramento divulgada pela Previdência Social.

 

Código Terceiros: Selecione o Código de Terceiros através do botão Selecionar.

 

Alíquota Terceiros: Após selecionar o código de terceiros, o sistema alimentará automaticamente este campo.

 

Código Terceiros Suspenso: Se houver processo judicial de Terceiros, parametrize o processo através do botão Processos.

 

Aliquota Terceiros Suspenso: Será preenchido automaticamente de acordo com as entidades selecionadas para o processo.

 

SEST (Autônomo): Percentual de SEST com duas casas decimais, para os casos de transporte de carga e passageiros. Será utilizado no cálculo de recibos de autônomos com categoria de transportador.

 

SENAT (Autônomo): Percentual de SENAT com duas casas decimais, para os casos de transporte de carga e passageiros. Será utilizado no cálculo de recibos de autônomos com categoria de transportador.

 

Alíquota s/ Folha: Informe o percentual de recolhimento da empresa. Verifique a Tabela de alíquotas por código de FPAS divulgada pela Previdência Social.

 

Alíquota s/ Pró-labore e RPA: Informe o percentual de recolhimento sobre as retiradas de pró-labore e pagamentos de autônomos.

 

 

Quadro RAT/FAP

 

 

Alíquota RAT: Informe o percentual da aliquota RAT.

 

Processo RAT: Se a empresa tiver algum processo judicial ou administrativo para não tributar algum valor de INSS, referente a RAT deve vincular nesta tela os processos relacionados. Estes dados serão gerado para o eSocial.

 

Suspensão RAT: Se houver vinculação de Processo RAT, selecione a suspensão deste processo.

 

Alíquota FAP: Informe o multiplicador do FAP - Fator Acidentário de Prevenção. O mesmo consiste num multiplicador variável num intervalo contínuo de cinco décimos (0,5000) a dois inteiros (2,0000), aplicado com quatro casas decimais. A alíquota do FAP pode ser importada do Portal Dataprev através do cadastro do estabelecimento no botão Consulta/Importar Fap.

 

Processo FAP: Se a empresa tiver algum processo judicial ou administrativo para não tributar algum valor de INSS, referente a FAP deve vincular nesta tela os processos relacionados. Estes dados serão gerado para o eSocial.

 

Suspensão FAP: Se houver vinculação de Processo FAP, selecione a suspensão deste processo.

 

 

Quadro Demais Alíquotas

 

 

PIS: Informe a alíquota do PIS que será utilizada para cálculo sobre a folha de pagamento.

 

Isenção de Filantropia: Informe o percentual de Isenção quando a empresa for entidade filantrópica. Clique aqui para maiores informações.

 

Quadro Redução de INSS Patronal - Lei 11.096/2005: Informe o percentual de redução aplicado sobre a folha mensal.

 

 


 

Aba Dados eSocial - Paramêtros I

 

 

CNAE 2.0: Informe o código de Classificação Nacional de Atividades Econômicas - Fiscal - CNAE-Fiscal, instituído pelo IBGE. Clique no botão "Pesquisar CNAE" para localizá-lo por Seção ou por Descrição.
 

Observação:O campo CNAE 2.0 possui informação compartilhada entre os módulos Escrita Fiscal e para a Folha de Pagamento. Sendo assim este campo foi replicado para os parâmetros da folha de pagamento para controlar  a geração ao eSocial, pois é um campo gerado no S-1005.

O campo CNAE da aba Cadastros / Empresas / Estabelecimento / Documentação continua sendo utilizado para o módulo Escrita Fiscal.
Se necessário alteração no CNAE será direcionado a ser realizada por esta opção para correta geração ao eSocial.

Número de Proprietários: Informe o número de proprietários.

 

Controle de Ponto: Selecione o tipo de Controle de Ponto adotado pelo estabelecimento.

 

 

Quadro Pessoa Física Obrigada ao CAEPF

 

Tipo de Pessoa Física: Selecione o tipo de pessoa Física, dentre as opções disponiveis.

 

Tipo de CAEPF: Selecione o tipo de CAEPF, dentre as opções disponiveis.

 

CAEPF: Informe o código CAEPF correspondente a pessoa física. Este código irá substituir o número de inscrição no CEI.

 

 

Quadro Pessoa Física Não Obrigada ao CAEPF

 

Não gerar S-1005 e S-1020 deste estabelecimento: Marque esta opção caso a Pessoa Física não possua funcionários, ou seja, não possui movimento e, neste caso não precisa ter uma inscrição no CAEPF para informar os dados ao eSocial.
Assim, serão gerados os demais arquivos, exceto estes dois e será possível enviar o fechamento mensal com a informação de "Sem movimento".

 

Possui obra própria com funcionários alocados: Marque esta opção se a Pessoa Física neste caso, tiver uma obra própria com funcionários contratados apenas para trabalhar na obra.

 

CNO da Obra: Se marcada a opção Possui obra própria com funcionários alocados, informe o número do CNO da Obra. Desta forma, serão gerados S-1005 e S-1020 somente da obra e, todos os funcionários devem ser alocados nesta obra para gerar a folha de pagamento.

 

Estabelecimento com processamento descentralizado da folha: Opção habilitada somente quando a empresa estiver parametrizada com processamento descentralizado. Veja maiores detalhes aqui.

 


 

Aba Dados eSocial - Paramêtros II

 

 

Quadro Contratação de Aprendiz

 

Número Processo Judicial de Dispensa: Se o estabelecimento está obrigado a contratação de menor aprendiz e estiver dispensado em função de processo judicial, deve ser informado o processo vinculado, que deve ser previamente cadastrado na folha de pagamento.

 

 

Quadro Contrata  Aprendiz através de entidade educativa sem fins lucrativos

 

CNPJ da Entidade Educativa: Se a empresa contrata aprendiz através de entidade educativa sem fins lucrativos, deve ser informados os CNPJ das entidades.

 

 

Quadro Empresa Dispensada da Contratação de Pessoas com Deficiência - PCD

 

Número Processo Judicial: Se for dispensada a Contratação de Pessoas com Deficiência em função de processo judicial, deve ser vinculado o processo, cadastrado previamente no sistema de Folha de Pagamento.

 

 

Observação: O Quadro Empresa Dispensada da Contratação de Pessoas com Deficiência - PCD será habilitado apenas para estabelecimento do tipo matriz, desta forma,o preenchimento desta informação deve ser considerando todo o declarante.

Esta informação será gerada no S-1005 do estabelecimento matriz.

 

 


 

Aba Contribuição Sindical

 

Quadro Contribuição Sindical - GRCSU/GRCSU Patronal

 

Capital Social da Empresa: Informe neste campo o valor integral do capital social da empresa no cadastro do estabelecimento matriz.

 

Capital Social do Estabelecimento: Informe neste campo o valor do capital social relacionado ao estabelecimento. Este valor é utilizado como base de cálculo para a Contribuição Sindical Patronal.

 

Sindicato: Selecione o código do Sindicato Patronal ao qual o estabelecimento está vinculado. Na pesquisa desse campo são relacionados todos os sindicatos cadastrados com o tipo Patronal, no Folha de Pagamento, em Cadastros/ Genéricos/ Sindicatos/ Dados Cadastrais.

 

Gerar GRCSU Patronal na Apuração Mensal: Marcar esta opção caso deseje que o sistema efetue o cálculo da Contribuição Sindical Patronal na Apuração Mensal e gere a guia para recolhimento. Para que o sistema efetue o cálculo é necessário que o código do sindicato patronal esteja informado.