Balancete de Verificação

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Balancete de Verificação

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O que é?

É um relatório criado com a finalidade de apresentar um demonstrativo de todas as contas em movimento na empresa e seus saldos. Por meio dele, é possível ter uma visão ampla das finanças e avaliar se houve gastos desnecessários, excessivos, algum erro no gerenciamento ou se estão corretos dentro de um período.

Utilizado para verificar se os valores de débito e crédito, bem como a informação do saldo anterior estão corretos. Isso ocorrerá se ao final do relatório o valor do saldo anterior e saldo atual forem iguais a 0 (zero).

 

Campos da Tela:

 

Estabelecimento: Selecione o estabelecimento.

 

Mês/Ano: Informe o mês e ano inicial e final para a emissão do relatório.

 

Data de Emissão: A data será informada automaticamente pelo sistema de acordo com a data do Windows, mas será permitido realizar alterações caso necessário.

 

Grau: Este campo é preenchido automaticamente com o grau padrão definido nos parâmetros da empresa, podendo ser alterado na emissão, se necessário. Quanto maior o grau, maior o nível de detalhamento.

 

O campo Contas e Classificação trata-se de filtro para a emissão do relatório.

 

Importante:

 

O Campo Contas, é um campo de pesquisas simultânea.
 

Caso seja informado códigos sequenciais, ou seja, “De - Até”, utilizar o hífen para separação. Exemplo: “1-5” considerado na pesquisa os cadastros 1; 2; 3; 4 e 5.
 

Caso seja informado códigos individuais (aleatórios), utilize o ponto e vírgula para separação. Exemplo: 10; 20; 30 considerado na pesquisa os cadastros 10; 20 e 30.

 

 

Opções Para Impressão:

 

Listar Data da Última Movimentação: Marcando esta opção , listará no relatório uma nova coluna informando a data que ocorreu a última movimentação na conta.

 

Saltar Linha na Quebra de Grau: Será inserida uma linha em branco entre dois graus diferentes (Ex: final do grau 1 e começo do grau 2).

 

Saltar Página no Grau 1: Cada grau 1 (Ex: Ativo, Passivo, Receitas, Despesas) começará em uma página diferente.

 

Desconsiderar Transferências de Resultados: Caso a rotina de Transferência de Resultados, em Módulos, já tenha sido executada, será desconsiderada, mostrando assim os saldos das contas de resultado antes da transferência.

 

Demonstrar Resultado do Período: Mostrará no final do relatório o Total do Ativo, o Total do Passivo e o Resultado do Período.

 

Oficial: Utilizado na emissão dos livros oficiais para registro. Esta opção faz com que o Balancete tome a sequência numérica do Diário. Com esta opção marcada será habilitado o botão "Responsáveis" para selecionar outros responsáveis para assinatura, se necessário.

 

Listar Dados para Assinatura: Marcado esta opção, as assinaturas serão impressas no relatório mesmo não marcando a opção Oficial e independente de consolidação. Com esta opção marcada será habilitado o botão "Responsáveis" para selecionar outros responsáveis para assinatura, se necessário.

 

Listar CNPJ: Marcando a opção, será impresso o CNPJ do estabelecimento no cabeçalho do relatório. Se consolidado por estabelecimento, será o CNPJ do estabelecimento selecionado na tela. Se consolidado por empresa, será o CNPJ da matriz.

 

Desconsiderar Saldo Anterior: Marcando a opção, não será considerado o saldo anterior das contas, ou seja, a coluna de saldo anterior será zerada, exibindo apenas a movimentação das contas no período (total de débitos, total de créditos e resultado).

 

Destacar Linhas: Marcando esta opção o relatório será apresentado  no formato  de linha zebradas, esta opção será marcada automáticamente, caso não desejar a impressão  neste formato, basta  desmarcar esta opção.

 

Imprimir a Letra D ou C nas Colunas de Saldo: Marcando esta opção, o relatório será apresentado com a natureza D ou C ao lado dos saldos, esta opção será marcada automáticamente, caso não desejar a impressão  neste formato, basta  desmarcar esta opção.

 

Contas com Saldo Zero: Marcando esta opção serão habilitadas automaticamente outras duas opções:
 
Listar somente sintéticas: que emitirá o relatório demonstrando as contas sintéticas com saldo zero 
Listar sintéticas e analíticas: que emitirá todas as contas com saldos zerados.
 

Se não estiver marcada esta opção, não lista no relatório nenhuma conta com saldo zerado.

 

No quadros Consolidação e Classificação selecione a opção desejada.

 

Responsáveis: Este botão será habilitado se marcada a opção "Oficial" ou "Listar dados para assinatura".

 

Neste tela podem ser selecionados outros responsáveis para assinatura do relatório, além do Representante e do Contador (responsável vinculado ao cadastro do Estabelecimento".

 

Esta opção atende a MP 449/2008, que trouxe diversas alterações na estrutura das demonstrações contábeis das SA’s, entre elas a exigência de assinatura de todos os sócios nas demonstrações a serem submetidas a arquivamento.