Importação/Lançamento de Documentos Fiscais

Navegação:  Fiscal > Cadastros > Configurações >

Importação/Lançamento de Documentos Fiscais

Página anteriorVoltar ao tópico principalPróxima página

Configurações de Importação/Lançamento de Documentos Fiscais

 

Esta rotina permite definir as informações necessárias para o novo processo de importação de documentos fiscais eletrônicos, em substituição ao que até então era definido no cadastro do estabelecimento ou na própria tela de importação.

 

Importante:

 

· As informações definidas nesta rotina serão utilizadas exclusivamente pela tela ‘Importação de Documentos Fiscais Eletrônicos – Saída (NFCom)’, disponível em ‘Importação/ NFCom (XML de Saída – Emissão Própria)’.

 

· À medida que novos documentos ou operações forem incorporados à rotina mencionada acima, outros recursos serão também disponibilizados para configuração.

 

Campos da tela:

 

Empresa: Informe ou selecione a empresa desejada para iniciar uma nova configuração ou consultar uma configuração gravada anteriormente.

 

Aba Documentos:

 

Botões da aba:

 

Novo: Utilize este botão para incluir uma nova configuração ou uma nova vigência.

 

Gravar/Editar: Utilize este botão para gravar a configuração por vigência, quando apresentado como ‘Gravar’; ou para alterar uma configuração já existente, quando apresentado como ‘Editar’.

 

Cancelar/Excluir: Utilize este botão para cancelar a inclusão de uma configuração ou de uma nova vigência, quando apresentado como ‘Cancelar’; ou para excluir uma configuração selecionada anteriormente, quando apresentado como ‘Excluir’.

 

Copiar Config.: Utilize este botão para copiar as diferentes configurações ou vigências de uma empresa/estabelecimento para outras empresas/estabelecimentos. Para mais informações clique aqui.

 

Campos da aba:

 

Opção ‘Definir configuração por estabelecimento’: Selecione esta opção apenas quando for necessário definir uma configuração ou vigência exclusivamente para determinado estabelecimento.

 

Obs.: Quando a opção estiver desmarcada, a configuração será associada à matriz, mas será utilizada em qualquer estabelecimento da empresa, exceto nos casos em que houver uma configuração específica para determinado estabelecimento.

 

Estabelecimento: Informe ou selecione o estabelecimento desejado nos casos em que for necessário definir uma configuração ou vigência exclusivamente para este, ou seja, apenas quando selecionada a opção correspondente descrita acima.

 

Quadro ‘Documento Fiscal Eletrônico’:

 

· Modelo: Informe ou selecione o modelo de documento fiscal eletrônico a que se refere a configuração ou vigência que está sendo criada.

 

· Finalidade/Tipo: Informe ou selecione uma finalidade/tipo correspondente ao modelo de documento para a qual se deseja vincular a configuração ou vigência.

 

Obs.: A finalidade/tipo ‘99 - Geral’ indica que a configuração será utilizada sempre que não houver uma configuração correspondente à finalidade/tipo constante no arquivo ‘.xml’. Dessa forma, a finalidade/tipo diferente de ‘99 - Geral’ deve ser utilizada apenas quando necessário criar uma configuração específica para determinada situação.

 

Quadro ‘Operação’: Selecione a operação a que se refere a configuração ou vigência que está sendo criada.

 

Quadro ‘Vigência’:

 

· Início: Informe o início da vigência (mês e ano), menor ou igual à ‘12/2100’.

 

· Fim: Definido automaticamente pelo sistema, de acordo com as demais vigências configuradas para a mesma empresa, estabelecimento, modelo, finalidade/tipo e operação.

 

Obs.: É possível incluir várias vigências para a mesma combinação de empresa, estabelecimento, modelo, finalidade/tipo e operação. Neste caso, o sistema irá alterar automaticamente o fim das referidas vigências sempre que necessário, evitando períodos sobrepostos ou um intervalo entre diferentes períodos.

 

· Sub aba ‘Geral’:

 

· Sub aba ‘Geral 1’:

 

Tipo de Lançamento: Informe ou selecione o tipo de lançamento que deverá ser associado ao documento fiscal durante a importação deste.

 

Variação: Informe ou selecione a variação que deverá ser associada à natureza da operação no documento fiscal.

 

Tipo de Pagamento: Selecione o tipo de pagamento desejado para o documento fiscal.

 

Caixa/Banco: Informe ou selecione a conta de caixa/banco que deve ser associada ao documento fiscal nos casos de pagamento à vista.

 

Serviço: Informe ou selecione o item de serviço que deve ser associado ao documento fiscal, quando necessário.

 

Observação EFD: Informe ou selecione a observação dos lançamentos fiscais EFD que deve ser associada ao documento fiscal, quando necessário.

 

Observação Fisco: Informe ou selecione a observação de interesse do fisco que deve ser associada ao documento fiscal, quando necessário.

 

Operação Contábil: Informe ou selecione a operação contábil que deve ser associada ao documento fiscal, quando necessário.

 

Classificação 1: Informe a classificação 1 que deve ser associada ao documento fiscal, quando necessário.

 

Classificação 2: Informe a classificação 2 que deve ser associada ao documento fiscal, quando necessário.

 

· Sub aba ‘Geral 2’:

 

Opção ‘Importar Observações’: Selecione esta opção quando desejar importar as observações constantes no arquivo ‘.xml’ para o documento fiscal.

 

Quadro ‘Serviços de Comunicação/Telecomunicação – EFD Contribuições’:

 

· Tipo de Receita: Selecione o tipo de receita referente aos serviços de comunicação/telecomunicação que será associado aos itens do documento fiscal e será utilizado posteriormente na EFD Contribuições.

 

· Classificação: Selecione a classificação dos serviços de comunicação/telecomunicação que será associado aos itens do documento fiscal e será utilizado posteriormente na EFD Contribuições.

 

Botões da tela:

 

Copiar: Utilize este botão nos casos em que desejar uma cópia mais rápida de determinada configuração ou vigência.

 

Colar: Utilize este botão para colar a cópia realizada por meio do botão indicado acima.

 

Pesquisar: Utilize este botão para consultar as diferentes configurações já gravadas, por empresa, por estabelecimento, por modelo, por finalidade/tipo, por operação e por período (vigência). Para mais informações clique aqui.

 

Sair: Utilize este botão para fechar a tela, da mesma forma como ocorre ao utilizar o botão “x” no canto superior direito.

 

clip0721