Geração da EFD com itens para modelo 55

Navegação:  Cordilheira Escrita Fiscal > Utilitários > Rotinas Específicas >

Geração da EFD com itens para modelo 55

Página anteriorVoltar ao tópico principalPróxima página

 

Esta rotina gera o arquivo nos padrões da EFD, porém com o detalhamento de itens mesmo para notas do modelo 55.

 

Observação: Este arquivo não será validado no PVA, pois conforme regras para geração do arquivo, para notas do modelo 55 não devem ser gerados os registros de detalhamento dos itens. Este arquivo deverá ser utilizado apenas para análise por outros programas que aceitam o layout da EFD.

 

 

Estabelecimento: Selecione o estabelecimento. (F12)

 

Mês/Ano: Informe o Mês e Ano (MM/AAAA), ou tecle Espaço no teclado para informar o mês e ano da data do sistema.

 

Período: Será habilitado após o preenchimento dos campos Mês/Ano. Nela será possível definir o intervalo de datas dentro do intervalo Mês/Ano solicitado.

 

* 1º campo – O valor informado deve ser o primeiro dia do mês, exceto no caso de início de atividades ou de qualquer outro evento que altere a forma e o período de escrituração fiscal do estabelecimento.

 

* 2º campo - O valor informado deve ser o último dia do mesmo mês da data inicial, exceto no caso de encerramento de atividades ou de qualquer outro fato determinante para paralisação das atividades do estabelecimento.

 

Data do Inventário: Informe a data do inventário.
 
Motivo do Inventário: Este campo será habilitado somente se for informada a data do inventário. Nele deve ser selecionado o motivo, dentre as opções disponíveis no campo.
 
Diretório destino: Informe o caminho onde será gerado o arquivo. Clique aqui para ver um exemplo.

 

Razão Social Completa: O sistema preenche automaticamente este campo, porém se necessário poderá alterar ou incluir informações. É importante que os dados estejam preenchidos de forma completa e sem abreviações.

 

No quadro "Características do Estabelecimento no Período", definir as opções condizentes com a empresa e conforme exigência das Unidades Federativas.
Perfil: O perfil de enquadramento determina os registros a serem apresentados.

 

Perfil A: os contribuintes que se enquadram neste perfil devem gerar os dados de forma detalhada, tais como itens de cupom fiscal e itens do resumo diário de notas de venda a consumidor (código 02).

 

Perfil B:  os contribuintes deste perfil devem gerar as informações de forma sintética (totalizações por período: diário e mensal).

A opção Perfil B gera informações de notas fiscais de venda ao consumidor não emitidas por ECF. Trata-se de um resumo diário, por série e subsérie do documento fiscal, de todas as operações praticadas.

 

As demais opções devem ser marcadas conforme o caso.
 
Para os itens que estão com um asterisco, os respectivos registros do SPED não serão gerados no arquivo, visto serem informações que não estão disponíveis no Cordilheira Escrita Fiscal. Neste caso, será gerada somente a informação de que a empresa possui a característica, mas os detalhes deverão ser informados diretamente no PVA após a importação do arquivo.
 
Já para os itens sem asterisco, serão gerados os detalhes, conforme segue:

 

Informações sobre o valor adicionado: Marcar esta opção caso a empresa seja obrigada a gerar o registro 1400 com informações para o cálculo do valor adicionado por município. Serão gerados os valores de Produtor Rural, Prestação de Serviço de Transporte, Comunicação e Fornecimento de Energia, por município de origem, conforme os lançamentos de notas efetuados no sistema. Para auxiliar na conferência destes valores, pode ser utilizada a rotina Relatórios\ Gerenciais\ Resumo do Valor Adicionado - Municípios.
 
Vendas com cartão de crédito ou de débito: Marcar esta opção caso a empresa possua operações de venda cujo recebimento seja através de cartão de crédito ou de débito. Será gerado o registro 1600, a partir dos lançamentos efetuados em Lançamentos\ Vendas com Cartão de Crédito/Débito.
 
Controle de utilização de documentos fiscais em papel: Marcar esta opção caso haja obrigatoriedade em informar os dispositivos autorizados e utilizados na emissão de documentos fiscais, bem como, os documentos cancelados/inutilizados. Serão gerados os registros 1700 e 1710, a partir dos lançamentos efetuados em Lançamentos\ Controle de Documentos Fiscais Utilizados.

 

9. No quadro Finalidade:

 

Original - Utilizar esta opção quando é a primeira importação da escrituração do período desejado;

 

Substitutiva - Permite importar novamente o período já importado anteriormente para o SPED;