Diretores/Sócios

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Cadastre os dados abaixo para posterior emissão dos recibos de retirada de pró-labore. Obrigatório informar os campos em negrito.

Código: Informe um código numérico para o cadastro.

 

Nome: Informe o nome completo do sócio/diretor.

Na guia Essenciais, informe os dados solicitados:

Dados Essenciais:

 

Estabelecimento: Informe o código do estabelecimento que o sócio/diretor estará vinculado.

 

Tomador de Serviço: Caso haja vínculo com Tomadores de Serviço, informe o Tomador. Clique em F4 para pesquisar.

 

Nível 1 (Departamento): Informe o código do departamento que o sócio/diretor estará vinculado.

 

Função: Selecionar a função que deve estar previamente cadastrada, em Cadastros\ Funções.

 

Ativo: Marque esta opção para efetuar os pagamentos, se desmarcado o sócio/diretor será considerado como inativo.

 

Data de Admissão: Informação obrigatória para SEFIP.

 

Estado Civil: Selecione o estado civil do diretor.

 

Nacionalidade: Selecione a nacionalidade do diretor.

 

Nacionalidade (País): Selecione o código do país de nacionalidade. Conforme a nacionalidade selecionada no campo anterior, o sistema faz um vínculo automático, porém, se não for possível, deverá ser informado manualmente.

 

Dados Estrangeiro: Este botão será habilitado se a nacionalidade for diferente de 10- Brasileiro. Neste botão abrirá uma nova tela para preencher dados do funcionário estrangeiro.

 

Sexo: Selecionar o sexo correspondente ao diretor.

 

Deficiência: Selecionar se o diretor possuir deficiência.

 

Raça/Cor: Selecionar a raça/cor do diretor.

 

Grau de Instrução: Selecionar o grau de instrução do diretor.

 

Centro de Custo: Selecione o centro de custo onde o sócio/diretor está alocado. Essa informação será utilizada para a integração contábil.

 

Categoria: Selecionar uma das opções.

 

Categoria para eSocial: Selecionar uma das opções. Este campo não permite alteração após envio do cadastro ao eSocial. O campo ficará desabilitado após o envio do cadastro do diretor ao eSocial.

 

Ocorrência para GFIP: Através deste campo são controlados os percentuais de RAT, e se o contribuinte individual tem mais de uma fonte pagadora (múltiplos vínculos).

 

Se informado código 5, 6, 7 ou 8, será habilitado o botão Outros Vínculos, para que sejam cadastradas as outras empresas que o diretor presta serviço, bem como, o valor do INSS retido nestas empresas.

 

Verifique aqui os detalhes.

 

Tipo para eSocial: Selecionar entre uma das opções disponíveis.

 

Quadro Valor do Pró - Labore:

 

Opção para Cálculo : Este campo possui 3 opções , 1- Valor Fixo e 2- Salário Mínimo e 3-Sem pagamento de pró-labore (não enviar para eSocial).

 

Valor do Pró-labore: Informe o valor mensal de Pró-labore. Habilitado somente quando a opção para cálculo for 1 - Valor Fixo.

 

Fator de multiplicação: Habilitado somente quando a opção para cálculo for 2 - Salário Mínimo.

 

Percentual de Adiantamento: Informe o percentual para cálculo do adiantamento do pró-labore, se for o caso. Não habilitado para opção 3.

 

ATENÇÃO: Se selecionada a opção para cálculo 3, este diretor não será gerado no eSocial, através do arquivo S-2300 (Início Trabalhador sem Vínculo). Também, nas rotinas de cálculo, somente permitirá efetuar calculo de retirada, ou seja, tipo 3 de cálculo. Não permitirá calcular adiantamento e pagamento de pró-labore.

 

No quadro Registros eSocial, irá mostrar o último arquivo referente ao diretor, enviado ao eSocial e seu status. No botão Histórico, abre uma nova tela, onde podem ser visualizados todos os arquivos enviados ao diretor, bem como, nesta tela poderá ser efetuada a retificação de alguns arquivos.

Veja aqui mais detalhes sobre o histórico e a retificação.

 

 

Documentos:

 

CPF: Informe o número de Cadastro da Pessoa Física.

 

Número do PIS/PASEP: Informe o número do PIS/PASEP.

 

Inscrição no INSS: Informe o número de inscrição no INSS.

 

Importante: A informação do número do PIS/PASEP, OU Inscrição no INSS é obrigatória para a SEFIP.

 

Carteira de Trabalho: Informar os dados da CTPS.

 

Carteira de Habilitação: Informar os dados da CNH.

 

Cédula de Identidade: Informar os dados do RG.

 

Título de eleitor: Informar os dados do título.

 

Registro Profissional: Informar os dados do registro profissional.

 

 

Complementares I:

 

País: Selecionar o país de residência, conforme tabela disponível no campo.

 

CEP: Informe o Código de Endereçamento Postal (com oito algarismos) específico da Rua, Avenida ou Bairro.
 
É possível importar os dados de endereço (rua, bairro, cidade, UF, município) a partir do site dos Correios. Para isso, após informar o CEP clicar no ícone cgsconsultaCEP. Automaticamente os dados serão importados.

 

Será habilitado somente se país for igual a Brasil.

 

Tipo de Logradouro: Selecionar a sigla do tipo de logradouro. Será habilitado somente se país for igual a Brasil.

 

Endereço: Descreva o logradouro (Rua/Avenida/Travessa), ou clique aqui para efetuar a busca do endereço na Internet.

 

Número: Informe o número do endereço.

 

Complemento: Informe o complemento do endereço.

 

Bairro: Informe o nome do bairro.

 

Caixa Postal: Informar o número da caixa postal. Será habilitado somente se país for diferente de Brasil.

 

Cidade: Informe o nome da cidade.

 

DDD/Telefone: Informe o código de discagem direta/número do telefone.

 

UF: Informe a sigla da Unidade de Federação (Estado). Será habilitado somente se país for igual a Brasil.

 

Município: Selecione o código IBGE do município de endereço do diretor. Será habilitado somente se país for igual a Brasil.

 

INSS - Não Tributação por Acordo Internacional: Marcar esta opção caso exista acordo com o país de residência (caso more no exterior) ou de nascimento do diretor estrangeiro para não tributação de INSS. Neste caso, não será gerado o desconto de INSS e o Pró-Labore também não será considerado para cálculo do INSS Empresa e Terceiros.
OBSERVAÇÃO: Para o correto tratamento do diretor estrangeiro com acordo internacional para não tributação do INSS, para fins de eSocial, será necessário gerar um evento de lotação tributária (S-1020) com o tipo 91-Atividades desenvolvidas por trabalhador estrangeiro vinculado a Regime de Previdência Social Estrangeiro. Esse evento será criado no primeiro mês em que houver remuneração a diretor estrangeiro com acordo para não tributação de INSS, no momento da geração dos eventos periódicos. A lotação tributária 91 ficará disponível para consulta no botão Histórico do cadastro do Estabelecimento matriz.

 

Não residente no Brasil: Será habilitado somente se país for diferente de Brasil. Deverá ser marcada caso o diretor se enquadre como não residente, conforme Instrução Normativa SRF Nº 208, de 27 de setembro de 2002.

 

Indicativo do NIF: Habilitado se marcada opção de não residente. Deve ser informado o tipo do Número de Identificação Fiscal, podendo ser:

 

1- Beneficiário com NIF

2- Beneficiário dispensado do NIF

3- País não exige NIF

 

Número do NIF: Informar o Número de Identificação Fiscal, habilitado se o tipo for 1.

 

Alíquota de IRRF: Informar a alíquota de desconto do IRRF do diretor não residente. A alíquota neste caso é diferenciada, conforme algumas regras e deve ser recolhida em guia específica e com código de recolhimento específico.

 

Data de Nascimento: Informar a data de nascimento do diretor.
 
UF Nascimento: Selecionar a sigla do Estado de nascimento do diretor.

 

Município Nascimento: Selecionar o município conforme código IBGE.

 

País de Nascimento: Selecione o código do país de nascimento. Conforme o país de nacionalidade selecionado no campo anterior, o sistema faz um vínculo automático, porém, se não for possível, deverá ser informado manualmente.

 

E-mail: Informe o e-mail do diretor.Este campo se tornará obrigatório caso opte em enviar os relatórios de holerite e/ou Informe de rendimentos para o e-mail do Diretor.

 

Nome da Mãe: Informe o nome da mãe do diretor.

 

Nome do Pai: informe o nome do pai do diretor.
 
Nome Completo: Preencha este campo se o nome do diretor foi abreviado na guia Essenciais. Permite digitar até 70 caracteres, e caso este campo esteja preenchido será considerado para o eSocial.

 

Nome Social: Campo de preenchimento opcional e pode ser usado para travesti ou transexual, a ser informado ao eSocial.

 

Complementares II:

 

Conta Contábil: Informe a conta para integração contábil do Pró labore.

 

Complemento Histórico: Selecione o complemento para a conta contábil, que será utilizado na integração contábil.

 

Obs.: Essa conta e complemento de histórico terão prioridade sobre as contas informadas em Cadastros/ Contabilização/ Apropriação de Impostos.

 

 

 Enviar relatório por e-mail: Nesta rotina poderá marcar a opção de relatórios que deseja enviar via e-mail para os Diretores.

 

oHolerite: Marcando esta opção será enviado para o Diretor o relatório de holerite.

         

oInforme de Rendimentos: Marcando esta opção será enviado para o Diretor o relatório de informe de rendimentos.

Observação: Marcando uma das opções , automaticamente o campo e-mail no cadastro do Diretor se torna obrigatório, ou seja, caso não tenha cadastrado um e-mail e marque uma das opções, o sistema emitirá uma mensagem de alerta para que antes de selecionar cadastre o e-mail do funcionário.

 

Dados para Depósito Bancário:

 

Banco: Selecione o código do banco para pagamento de pró-labore (adiantamento, pagamento e retirada).

 

Modalidade: Selecione uma das opções disponíveis, conforme a conta do diretor.

 

Agência/DV para Débito: Informe o número da agência e o dígito verificador.

 

Conta/DV para Débito: Informe a conta corrente e o dígito verificador.

 

 

Desligamento

Os campos do quadro Desligamento serão habilitados apenas se o check "Ativo" estiver desmarcado. Informar a data do desligamento e selecionar o motivo, que pode ser.
1- Exoneração do Diretor não empregado sem justa causa, por deliberação da assembleia, dos sócios cotistas ou da autoridade competente;
2- Término de mandado do diretor não empregado que não tenha sido reconduzido ao cargo;
3- Exoneração a pedido do diretor não empregado;
4- Exoneração do diretor não empregado por culpa recíproca ou força maior;
5- Morte do diretor não empregado;
6- Exoneração do diretor não empregado por falência, encerramento ou supressão de parte da empresa.
99 - Outros.

 

Botões:

 

Dependentes:  Abrirá a tela para  o Cadastro de Dependentes.

 

Eventos Fixos:  Abrirá a tela para  o Cadastro dos Eventos Fixos.

 

Assistência à Saúde: Abrirá a tela para o Cadastro de Planos por Diretor

 

Pesquisar: Será aberto a tela para localizar o diretor com os filtros Nome, Estabelecimento e Tomador.

Também poderá optar em pesquisar entre os ativos, inativos ou todos.

 

Imprimir: Será aberto em tela a rotina Relação de Diretores disponibilizando os filtros Diretor, Estabelecimento e Tomador.

Assim como poderá optar em emitir o relatório dos ativos, inativos ou todos.

No quadro Registros eSocial, irá mostrar o último arquivo referente ao diretor, enviado ao eSocial e seu status. No botão Histórico, abre uma nova tela, onde podem ser visualizados todos os arquivos enviados ao diretor, bem como, nesta tela poderá ser efetuada a retificação de alguns arquivos.

Veja aqui mais detalhes sobre o histórico e a retificação.

 

IOB DIAGNÓSTICO eSOCIAL:

Ferramenta de diagnóstico, que mostra ao usuário se o cadastro está apto ou não para envio ao eSocial, apontando quais campos estão pendentes de preenchimento.

Esta ferramenta deve ser adquirida junto ao comercial da SAGE - EBS, através do site http://www.sage.com.br/iobdiagnostico/.

No layout do eSocial há campos que são de preenchimento obrigatório e há campos que são de preenchimento opcional. É possível optar pelo nível de verificação dos dados: 1) verificar somente campos obrigatórios; 2) verificar campos obrigatórios e não obrigatórios. Esta definição deve ser efetuada no cadastro da empresa, em Parâmetros/ Recursos Humanos/ eSocial.

Ao efetuar o cadastro de um novo diretor, conforme for gravando os dados, aparecerá um ícone do lado direito da tela indicando o status deste cadastro ao eSocial.

Este ícone de status poderá ser visualizado também nos cadastros já existentes, ou seja, ao acessar o cadastro do diretor, o IOB Diagnóstico eSocial faz a verificação dos dados e mostra o status, se está apto ou não.

 

Há três status diferentes:

 

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Para visualizar quais campos estão pendentes de preenchimento, acessar o ícone com um clique. Abrirá uma nova tela informando os campos obrigatórios e não obrigatórios.

 

A partir desta tela, preencher os campos no cadastro. Conforme for gravando as alterações, o status será atualizado.

 

Alguns campos aparecerão no diagnóstico seguindo uma condição. Por exemplo: Se o diretor for estrangeiro, será necessário preencher os dados do estrangeiro. Se estes dados não estiverem preenchidos, serão exibidos no diagnóstico. Mas se o diretor não for estrangeiro, estes dados não aparecerão.

 


ALTERAÇÃO EM CADASTROS COM O MESMO CPF

Quando há mais de um cadastro ativo com o mesmo CPF, entre funcionário, diretor e/ou autônomo, ou quando há mais de um funcionário, mais de um diretor e/ou mais de um autônomo com o mesmo CPF, efetuado tratamento para que a alteração cadastral efetuada em um cadastro seja automaticamente replicada para os demais cadastros correspondentes.

 

Essas alterações referem-se aos campos que compõe o arquivo S-2205 do eSocial. Neste arquivo são registradas as alterações de cadastro e, o mesmo arquivo atualiza o cadastro de todos os trabalhadores ativos no eSocial. Ou seja, é um arquivo único de alteração para todos.

 

Desta forma, uma alteração deste tipo deve ser realizada em todos os cadastros do sistema ao mesmo tempo, para que, seja enviado um único arquivo S-2205.

 

Para tanto, o sistema foi alterado para que, ao realizar uma alteração no funcionário, no diretor ou no autônomo, verificar se há mais registros ativos com o mesmo CPF e automaticamente replicar a alteração para todos os cadastros correspondentes.

 

Essa alteração engloba também o cadastro de dependentes. Porém, para estes dados há um controle diferenciado, pois não tem como o sistema identificar de forma exata os dependentes correspondentes entre os cadastros. Assim, ao alterar/incluir um dependente, se houver mais de um cadastro, será aberta uma tela para que seja vinculado o dependente no outro registro.

 

Por exemplo:

Efetuada alteração no Dependente 1 do Funcionário 1. O sistema identificou que há também um cadastro de diretor com o mesmo CPF do funcionário. Então, irá abrir uma tela listando os dependentes cadastrados no diretor para que seja realizado o vínculo.

 

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Deve ser marcado o campo do dependente correspondente, que está sendo alterado, e clicar em OK. O sistema fará a mesma alteração em ambos os cadastros.

 

Caso o dependente não esteja cadastrado no diretor, deve ser acionado o botão Adicionar Dependente e o cadastro será realizado no diretor.

 

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Este mesmo procedimento irá se repetir para cada cadastro que o sistema identificar com o mesmo CPF.

 

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