Balancete de Verificação

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Balancete de Verificação

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Utilizado para verificar se os valores de débito e crédito, bem como a informação do saldo anterior estão corretos. Isso ocorrerá se ao final do relatório o valor do saldo anterior e saldo atual forem iguais a 0 (zero).

 

Estabelecimento: Selecione o estabelecimento. (F12)

 

Mês/Ano: Informe o mês e ano inicial e final para a emissão do relatório.

 

Grau: Este campo é preenchido automaticamente com o grau padrão definido nos parâmetros da empresa, podendo ser alterado na emissão, se necessário. Quanto maior o grau, maior o nível de detalhamento.

 

O campo Conta trata-se de filtro para a emissão do relatório.

 

Data de Emissão: A data será informada automaticamente pelo sistema de acordo com a data do Windows, mas será permitido realizar alterações caso necessário.

 

Opções do relatório:

Listar data da última movimentação

Marcando esta opção , listará no relatório uma nova coluna informando a data que ocorreu a última movimentação na conta.

Saltar linha na quebra de grau

Será inserida uma linha em branco entre dois graus diferentes (Ex: final do grau 1 e começo do grau 2).

Saltar página no grau 1

Cada grau 1 (Ex: Ativo, Passivo, Receitas, Despesas) começará em uma página diferente.

Desconsiderar transferências de resultados

Caso a rotina de Transferência de Resultados, em Módulos, já tenha sido executada, será desconsiderada, mostrando assim os saldos das contas de resultado antes da transferência.

Demonstrar Resultado do Período

Mostrará no final do relatório o Total do Ativo, o Total do Passivo e o Resultado do Período.

Oficial

Utilizado na emissão dos livros oficiais para registro. Esta opção faz com que o Balancete tome a seqüência numérica do Diário. Com esta opção marcada será habilitado o botão "Responsáveis" para selecionar outros responsáveis para assinatura, se necessário.

Listar dados para assinatura

Marcado esta opção, as assinaturas serão impressas no relatório mesmo não marcando a opção Oficial e independente de consolidação. Com esta opção marcada será habilitado o botão "Responsáveis" para selecionar outros responsáveis para assinatura, se necessário.

Listar CNPJ

Marcando a opção, será impresso o CNPJ do estabelecimento no cabeçalho do relatório. Se consolidado por estabelecimento, será o CNPJ do estabelecimento selecionado na tela. Se consolidado por empresa, será o CNPJ da matriz.

Desconsiderar saldo anterior

Marcando a opção, não será considerado o saldo anterior das contas, ou seja, a coluna de saldo anterior será zerada, exibindo apenas a movimentação das contas no período (total de débitos, total de créditos e resultado).

Contas com saldo zero

Marcando esta opção serão habilitadas automaticamente outras duas opções: Listar somente sintéticas, que emitirá o relatório demonstrando as contas sintéticas com saldo zero e Listar sintéticas e analíticas que emitirá todas as contas com saldos zerados.

Se não estiver marcada esta opção, não lista no relatório nenhuma conta com saldo zerado.

 

 

No quadros Consolidação e Classificação selecione a opção desejada.

 

Responsáveis: Este botão será habilitado se marcada a opção "Oficial" ou "Listar dados para assinatura".

Neste tela podem ser selecionados outros responsáveis para assinatura do relatório, além do Representante e do Contador (responsável vinculado ao cadastro do Estabelecimento".

Esta opção atende a MP 449/2008, que trouxe diversas alterações na estrutura das demonstrações contábeis das SA’s, entre elas a exigência de assinatura de todos os sócios nas demonstrações a serem submetidas a arquivamento.