No campo CNPJ/CPF, informe o número do Código Nacional de Pessoa Jurídica ou Cadastro de Pessoa Física, sem pontos e/ou traços, e sem espaços em branco.
É possível importar os dados cadastrais da empresa a partir do site da Receita Federal. Para isso, após informar o CNPJ clicar no ícone . Será aberta uma tela para informar os caracteres anti-robô. Ao clicar em consultar, os principais dados cadastrais serão preenchidos automaticamente.
Esta opção é válida somente para CNPJ.
Parâmetros Tarefas
Nessa aba serão configuradas as opções para o controle das tarefas.
No painel 'Parâmetros Gerais' temos as opções:
• | Usuários podem executar múltiplas tarefas simultaneamente: marcando essa opção o usuário poderá iniciar mais de uma tarefa ao mesmo tempo. Se desmarcado, precisará concluir ou parar as tarefas em andamento; |
• | Utiliza apontamento de horas: Se marcada, os campos de data/hora início e data/hora fim nas tarefas não serão necessários e não mostrará o tempo que o usuário gastou para executar a tarefa; |
• | Permitir conclusão de tarefas sem iniciá-las: Essa configuração permite que o botão concluir no dashboard esteja habilitado mesmo se o usuário não iniciou as tarefas. Se não estiver marcada essa opção, o botão de concluir tarefa permanecerá desabilitado, até que o usuário inicie a tarefa. Também na manutenção de tarefas permite filtrar pelas 'não iniciadas'; |
• | Listar serviços recorrentes na abertura da ordem de serviço: Os serviços recorrentes têm uma data configurada onde são geradas as tarefas, por esse motivo não é comum que o usuário de relacionamento solicite esse tipo de serviço, como por exemplo o cálculo da folha, visto que é uma obrigação mensal do escritório. Mas se essa opção estiver marcada, eles aparecerão para o usuário relacionamento solicitá-lo. |
No painel 'Movimentação' configura-se a obrigatoriedade de histórico ao parar, concluir e transferir tarefas. Podem ser configuradas individualmente e por padrão elas estão sempre marcadas, mas se o escritório optar pelo não preenchimento dos detalhes basta desmarcá-las.
Parâmetros Financeiros
Disponibiliza as principais configurações necessárias à utilização do módulo Financeiro e está dividida em painéis.
No painel 'Informações para Geração de Títulos a Receber' temos os campos [Percentual de multa por atraso], [Percentual de juros por dia], [Conta tesouraria] e [Série]. Os campos de percentual serão utilizados para cálculo de valores referentes à baixa de títulos a receber em atraso. A conta tesouraria e a série são necessárias para gerar os títulos a receber ao faturar contratos, ordens de serviço, etc.;
O painel 'Informações para Geração de Títulos a Pagar' tem os campos [Conta tesouraria] e [Série], dados que serão utilizados para gerar títulos a pagar a partir das previsões a pagar. A opção "Exige autorização para pagamento de títulos" é a configuração que permite optar em realizar ou não o controle de autorização de pagamentos. Ao desmarcar esta opção, será realizada a autorização dos pagamentos pendentes e a rotina existente em Menu Finanças > Títulos a Pagar > Manutenção de Títulos > Autorizar Pagamentos deixará de ser apresentada. Por padrão para novos estabelecimentos, a opção irá desmarcada.
Painel 'Informações para Faturamento' com os campos [Denominação para contrato] e [Denominação para 13º Salário], os quais serão utilizados como descrição dos itens de faturamento gerado pelo cadastro do valor do contrato e de 13º salário dos contratos;
Todos os e-mails enviados aos clientes pelo sistema têm como origem o endereço admin@minhaplataformacontabil.com.br, o qual não pode ser utilizado para retorno de mensagens. Desta forma, no painel 'Envio de Boletos' o campo [E-mail para retorno] é obrigatório e deve ser informado o endereço eletrônico que será apresentado na mensagem enviada aos clientes com os boletos de cobrança. No campo [Dias para o aviso de não leitura do boleto] a empresa poderá informar quantos dias antes do vencimento deseja receber o aviso de não leitura. Caso o destinatário não visualize o boleto até a data programada, o usuário que efetuou o envio será avisado por e-mail.
A opção “Enviar relatório de serviços juntamente com o boleto” é para que o cliente configure se deseja sempre enviar por e-mail ou publicar o relatório detalhado de serviços.
O campo [Tipo de documento para a publicação] é necessário na utilização das rotinas em que são publicados boletos aos usuários de relacionamento. Serão mostrados os tipos de documentos classificados como “Boleto”. Caso não seja definido um tipo específico, o sistema utilizará o tipo padrão 2 – Guia. Porém esse cadastro afeta a visualização da Agenda de Atividades no Portal do Cliente.
No painel 'Contas Financeiras para Baixas de Títulos' com os campos [Multas recebidas], [Juros recebidos], [Multas pagas] e [Juros pagos], todos obrigatórios. Estas contas devem ter sido previamente cadastradas no Plano Financeiro. Elas serão utilizadas para gravar os valores de juros e multas lançados na baixa dos títulos a pagar e a receber;
O painel 'Centros de Custo para Baixa de Títulos' contém os mesmos campos do painel Contas financeiras, porém, neste painel devem ser selecionados os centros de custo, para os quais os valores de multas e juros das baixas de títulos a pagar e a receber serão lançados. Caso a empresa não utilize centros de custo poderá acessar a rotina Finanças/Configurações e desmarcar a opção "Utiliza controle por centro de custos", com isso esse painel não será mais mostrado.
Parâmetros Tributação
Os campos devem ser preenchidos somente para empresas não optantes pelo simples. Neste caso, preencher a alíquota de contribuição do ISS e as alíquotas para retenção de tributos (PIS, COFINS, CSLL e IRRF), de acordo com a tributação da empresa. Também é necessário informar a base e o valor mínimo para retenção desses tributos, os quais já são automaticamente sugeridas pelo sistema.
Parâmetros Faturamento
Devem ser preenchidas as informações para gravação de RPS (Recibo Provisório de Serviços) ou Nota Fiscal de Serviços e está dividida em painéis.
As configurações do painel 'Informações Gerais' são necessárias para a geração do RPS, após o faturamento.
A opção "Discriminar os serviços na nota fiscal", se marcada, fará com que seja listada a descrição de todos os serviços faturados vinculados à nota fiscal eletrônica de serviços. Mantendo a opção desmarcada, a discriminação na nota será apenas ‘Serviços prestados’.
Para que sejam listados na NFS-e o número e a data de vencimento do título vinculado à nota fiscal gerada deve ser marcada a opção "Listar número e vencimento do título na nota fiscal".
Esta opção "Listar retenção de impostos na discriminação dos serviços" só deve ser marcada se a NFS-e do seu município não tiver campos próprios para listar os tributos retidos. Não deve ser utilizada para os municípios onde o valor das retenções já possuem campos próprios para destacá-los.
Se preenchido "Descrição dos serviços para NF" esse será o texto gerado na nota fiscal (eletrônica ou impressa), no quadro que lista os serviços prestados, quando a empresa optar por não discriminar tais serviços na nota, ou seja, quando a opção Discriminar os serviços na nota fiscal estiver desmarcada.
O campo "Observação a listar na NF" Permite informar um texto fixo a ser inserido em todas as NFS-e geradas, relativo à dispensa de retenções, opção pelo simples ou qualquer outra informação que deva constar como observação em todas as notas do estabelecimento.
No painel 'Lei da Transparência', deve ser marcada a opção "valor aproximado dos tributos" para que o valor seja destacado na nota fiscal em atendimento à Lei 12.741/2012 e os seguintes campos precisam ser configurados:
• | NBS: informar o código do serviço prestado de acordo com a tabela NBS (Nomenclatura Brasileira de Serviços, Intangíveis e Outras Operações que produzam variações no patrimônio); |
• | Percentual Federal e Percentual Municipal ao informar o código NBS, o sistema trará automaticamente as alíquotas fornecidas pelo IBPT (Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário), a utilização destas alíquotas é opcional, porém ao utilizá-la a empresa fica isenta de qualquer responsabilidade sobre o cálculo do referido tributo, desde que citada a fonte; |
• | Fonte: neste campo deve ser informada a fonte do cálculo do percentual da carga tributária. Ao informar o código NBS, o campo será preenchido automaticamente. Se a alíquota sugerida for alterada, então o campo será apagado para que o usuário a informe. |
As informações do painel 'Nota fiscal de serviços eletrônica (NFS-e)' são necessárias apenas se a empresa utilizar este tipo de nota fiscal. Ao marcar que utiliza nota fiscal de serviço eletrônica, serão habilitados os campos necessários para emissão. Existem 2 tipos de envio de lote, o web site e o web service. Se ao selecionar o município, aparecer a opção 'Envio do lote RPS via web service' significa que o município possui as duas formas de envio e ao selecionar o web service o cliente terá que preencher os campos, certificado A1 e senha do certificado.
Dica: Para o correto preenchimento desses dados, indicamos utilizar a ficha cadastral existente no sistema da prefeitura.
No painel 'Incidência de Impostos nos Lançamentos de Reembolso', deve ser informado se haverá ou não incidência de impostos nos lançamentos a faturar que sejam do tipo Reembolso. Assim, toda vez que forem lançados reembolsos no conta corrente, o sistema irá marcar ou não as checkbox de incidência conforme padrão definido neste cadastro.
Importante: Quando informado que não há incidência destas retenções (neste cadastro ou nos lançamentos em conta corrente), os valores referentes ao reembolso não serão tributados, assim, na NFS-e eles não serão listados. Serão listados apenas no boleto.
O painel 'Incidência de Impostos nos Lançamentos de Dedução' segue a mesma lógica do item anterior. Os parâmetros informados nele serão o padrão de lançamentos em conta corrente do tipo Dedução.
Parâmetros Contábeis
Permite definir as contas que serão utilizadas para gerar os lançamentos a partir das operações contábeis.
No painel 'Contas a receber' os campos de multa, juros e descontos devem ser informados, pois serão necessários para contabilizar as baixas de títulos recebidos em atraso. Já os campos clientes e adiantamentos de clientes só precisam ser informados caso a empresa utilize uma mesma conta contábil para todos os clientes. Neste caso não será necessário informar as contas contábeis no cadastro de cada cliente;
O painel 'Contas a pagar' possui os mesmos campos do anterior, porém, com as contas contábeis que serão utilizadas pelo contas a pagar.
Observação: não há cadastro de contas contábeis no sistema. O plano contábil do escritório é importado dos Softwares Contábeis no momento em que a integração é realizada.
|