Painel de Controle

Top  Previous  Next

Validação de envio da CND

 

Regras de validação para vinculações incorretas em versões anteriores do sistema

Observação: essas regras foram adicionadas na versão 5.8, porém as demais regras continuam as mesmas.

Certidões com parâmetros específicos: somente é permitido a atualização, se informados os parâmetros necessários.
Ao enviar as requisições das certidões (tanto pelo gerador, quanto manualmente), é realizada a validação se os requisitos de Cliente X Certidão, estão corretos.
No caso de vinculações indevidas, no momento de enviar a CND (botão Atualizar), é exibida uma mensagem informando este vínculo indevido, sendo necessário a correção do vínculo no Cadastro de CND.

Exemplo da mensagem informada, neste último caso citado:

A certidão “descrição da certidão”, somente pode ser emitida para a empresa do mesmo estado da certidão. Valide o cadastro da certidão em CND, Cadastro de CND.

 

Atualizar CND

Ao clicar neste botão pela primeira vez, a consulta da CND será enviada para a fila, ao clicar neste botão pela segunda vez, seguida da primeira vez, será exibida a seguinte mensagem: "Já foi solicitada a atualização desta certidão. Aguarde o retorno do órgão responsável.".

IMPORTANTE:

Para emitir a certidão é necessário o cadastro do endereço do estabelecimento, no cadastro do Cliente/Fornecedor, na rotina Menu Configurações > Cadastros e Parâmetros > Cadastros Genéricos > Cliente/Fornecedor > Estabelecimento > Menu Lateral Endereços.

 

Utilizando os botões Atualizar ou Atualizar Todos, algumas das certidões selecionadas podem não serem emitidas por um dos motivos listados:

CPF/CNPJ inválido ou está zerado;
Campo obrigatório não informado;
Certidão já emitida;
Estabelecimento cancelado;
Para o sistema atualizar as certidões estaduais/municipais é preciso da informação do UF na rotina Menu Configurações > Cadastros e Parâmetros > Cadastros Genéricos > Cliente/Fornecedor > Estabelecimento [Painel Registro] informar a UF.

 

Descrição das colunas da primeira grid Resultados da Pesquisa, respectivamente:

Cliente: código da empresa do cliente / fornecedor (Menu Configurações > Cadastros e Parâmetros > Cadastros Genéricos > Cliente/Fornecedor, Menu Lateral Estabelecimento).
Estabelecimento: código do estabelecimento do cliente / fornecedor.
Razão Social: razão social do cliente / fornecedor.
CNPJ/CPF: CNPJ/CPF do cliente / fornecedor.
Negativas: significa que o CNPJ/CPF está regular, ou seja, não consta nenhum débito na consulta de certidões para aquele âmbito (municipal, estadual, federal).
Positivas: significa que o CNPJ/CPF está irregular, ou seja, consta algum débito na consulta de certidões para aquele âmbito (municipal, estadual, federal).
A Vencer: de acordo com o campo "dias de antecedência", informado no cadastro da certidão, o status será atualizado para "A Vencer", por exemplo:

Uma certidão que vence no dia 30 (trinta) e o campo "dias de antecedência" for igual a 5 (cinco), no dia 25 (vinte e cinco) o status da certidão será alterado para "A Vencer".

Vencidas: quando a data atual for maior do que a data de vencimento da última certidão emitida.
Falhas/Info: pode ocorrer nas seguintes situações:

1) quando o site de pequisa do âmbito informado (municipal, estadual, federal), estiver indisponível.

2) quando o serviço de busca automática estiver indisponível.

3) quando os dados informados para consulta são inválidos.

4) quando ocorrer qualquer erro inesperado.

Proces.: já foi solicitada a atualização da CND porém o órgão emissor ainda não retornou o documento.

 

Descrição da segunda grid Resultados da Pesquisa, respectivamente:

Âmbito: é o âmbito relacionado a certidão que pode ser municipal, estadual ou federal.
Certidão: é a descrição informada na tela Cadastro de CND.
Situação: é a situação da CND, que pode ser "Falha/Info", "Positiva", "Negativa", "Vencida", "A Vencer".
Emissão: é a data de emissão da certidão.
Vencimento: data de vencimento da certidão.
Renovação: a renovação da certidão após a data de vencimento é "automática".
Visualizar: é aberta uma nova guia no navegador web, exibindo a certidão.
Vincular CND: é aberta a Tela [Vinculação de Certidão], aonde é possível vincular manualmente a certidão, informando "data de emissão", "data do próximo vencimento", "situação" (negativa ou positiva) e informar o arquivo da "certidão" para realizar o vínculo (upload deste arquivo/certidão), após clicar no botão "Vincular Certidão" ou "Cancelar".
Atualizar CND: ao clicar neste botão pela primeira vez, a consulta da CND será enviada para a fila, ao clicar neste botão pela segunda vez, seguida da primeira vez, será exibida a seguinte mensagem: "Já foi solicitada a atualização desta certidão. Aguarde o retorno do órgão responsável.".
Ver as regras de Atualizar CND descritas acima.

 

E-mail de Envio de CND (Certidão Nacional de Débitos):

Quando uma empresa possui mais de uma filial e ambas apresentam o mesmo nome, o e-mail de "Envio de CND", apresentará em seu corpo de e-mail o CNPJ/CPF da empresa, para identificação da empresa que se refere este e-mail.