Histórico de Afastamento |
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Pela rotina de afastamento os clientes poderão informar ao escritório os novos afastamentos, que serão integrados ao seu software contábil agilizando a troca de informações. Veja como:
Configurações Iniciais: -Defina a empresa para a qual serão enviados os afastamentos: devem ser vinculados os clientes à empresa para a qual as solicitações de afastamento devem ser enviadas. Esta parametrização é feita em Configurações/Cadastros e Parâmetros/Cadastros Genéricos/Empresas, no menu lateral Parâmetros eSocial. Basta vincular os clientes que são atendidos pela empresa. Por exemplo: para que as solicitações de afastamento ou alteração de afastamento sejam geradas para a empresa 1-Escritório, os clientes devem ser vinculados a ela nos parâmetros eSocial. - Configure como estes serviços serão faturados: em Configurações/Cadastros e Parâmetros/Tarefas/Serviços, selecione os serviços 'Novo afastamento' ou 'Alteração de afastamento' e no menu lateral Contratos, adicione os contratos dos clientes e informe o tipo de quantidade conforme deseja que estes serviços sejam cobrados/faturados. - Parametrize os serviços: os serviços Novo afastamento e Alteração de afastamento são padrões do sistema, porém permitem parametrização conforme necessidade do escritório, então é possível cadastrar novos passos, vincular áreas, etc. Importante: caso o escritório tenha o módulo Tarefas mas não o utilize, deve cadastrar ao menos uma equipe de trabalho para que os serviços sejam gerados para esta equipe e vincular a ela todos os usuários do escritório. Caso contrário as tarefas serão geradas para a equipe de segurança e não será possível movimentá-las até que sejam transferidas para outra equipe.
Como Funciona: No Portal do Cliente, em Folha de Pagamento/eSocial/Comunicados eSocial/Afastamento temporário, inicialmente serão integrados todos os afastamentos de funcionários ativos para consulta e alterações se necessário. O usuário do Portal do Cliente poderá informar novos afastamentos, para isso basta que ele clique em ‘Novo afastamento’ e preencha os campos: - Tipo de Funcionário: deve ser informado se o afastamento se refere a um funcionário ou a um diretor; - Funcionário/Diretor: deve ser informado o funcionário ou o diretor que será afastado; - Tipo do afastamento: deve ser informado o tipo de afastamento. Ao informar este campo serão exibidos outros campos que podem ser obrigatórios ou não. Também de acordo com o tipo de afastamento será exibido o menu lateral ‘Relacionados’ onde serão apresentados os afastamentos anteriores do funcionário para que seja selecionado o afastamento anterior nos casos de afastamento decorrente da mesma doença dentro de 60 dias. Após preencher todos os campos obrigatórios e salvar será habilitado o botão ‘Enviar’. Depois de enviar as informações do afastamento o sistema criará automaticamente uma solicitação e para os clientes que utilizam o módulo Tarefas será criada também uma Ordem de Serviço e por consequência as tarefas relacionadas a esta Ordem de Serviço. Na barra de tarefas do software contábil, ao iniciar a tarefa/solicitação ‘Afastamento’ ou ‘Alteração de afastamento’ será aberta a tela de cadastro do afastamento do funcionário com as informações enviadas pelo cliente do Portal do Cliente para que o usuário do escritório valide as informações e conclua o processo. Lembrando que as tarefas serão geradas de acordo com o que for informado no cadastro desses serviços automáticos e que ao concluir todas as tarefas do serviço a Ordem de Serviço e a Solicitação vinculada terão sua situação alterada para ‘Concluída’. Importante: caso o usuário inicie as tarefas dos serviços automáticos mas conclua a tarefa sem ter gravado as informações do afastamento no software contábil, as informações do afastamento serão descartadas e a solicitação e Ordem de Serviço serão canceladas. |