Histórico de Funcionários/Estagiários/Diretores

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Nesta rotina é possível verificar as alterações nos cadastros de funcionários e estagiários e também o resultado da consulta à qualificação cadastral eSocial.

 

Alterações de cadastros:

Na tela de pesquisa é necessário informar o código do cliente para serem listados seus respectivos funcionários, estagiários e diretores e, para verificar os detalhes das alterações, basta clicar no botão [Histórico] ao lado do nome de cada funcionário. Serão listados então os campos que foram alterados, o valor antigo, o valor novo, quem alterou, quem aceitou e etc.

IMPORTANTE: O histórico só estará disponível depois que as alterações forem aceitas ou recusadas no software contábil.

 

Qualificação cadastral eSocial:

A consulta de Qualificação Cadastral eSocial tem por finalidade realizar a consulta dos dados cadastrais dos funcionários, estagiários e diretores no site de Consulta Cadastral do eSocial de forma automática.

 

Como funciona:

Carga inicial da consulta: ao adquirir e ativar a extensão Sage Qualificação eSocial, será enviada a carga inicial da consulta à qualificação eSocial de todos os funcionários, estagiários e diretores de todos os clientes do escritório. Neste processo todos estes cadastros serão validados no site Consulta Qualificação Cadastral eSocial.
Atualização periódica da consulta: em  Configurações/Configurações da Empresa/Configurações Gerais, no painel Configurações Qualificação Cadastral, informe se deseja que o sistema realize a consulta automática e a periodicidade da consulta. O sistema usará como base o dia da última consulta realizada, constante no campo  'Última atualização automática da qualificação cadastral' e fará a geração de acordo com a periodicidade informada no campo 'Periodicidade da consulta'.
Integração de cadastros de funcionários, estagiários e diretores: quando realizada a primeira integração de cadastros do software contábil para a Plataforma Sage,  será gerada a consulta à qualificação eSocial de todos os cadastros de funcionários, estagiários e diretores integrados.
Outros processos que geram a consulta: ao concluir o cadastro de uma admissão eletrônica e ao alterar os dados de um funcionário, estagiário ou diretor pelo Portal do Cliente, o sistema fará a consulta à qualificação cadastral eSocial, e também quando houver um novo cadastro ou uma alteração vinda do software contábil para a Minha Plataforma Contábil.

 

Resultado da consulta:

O resultado  do processamento poderá ser verificado na rotina Relacionamento/Folha de Pagamento/Histórico Funcionário/Estagiário/Diretor, nas colunas Qualificação eSocial e Detalhes qualificação.

 

Coluna Qualificação eSocial:

- o ícone verde significa que não há pendências no cadastro perante o eSocial;

- o ícone vermelho significa que há dados inconsistentes perante o eSocial. Estas pendências devem ser verificadas e corrigidas para que seja possível o envio das demais obrigações do eSocial.  

 

Coluna Detalhes qualificação:

- ao clicar no ícone dessa coluna, será apresentado o retorno e a orientação. Estas informações tem origem no site da Consulta Cadastral do eSocial (http://consultacadastral.inss.gov.br) e contém as instruções de como proceder para regularizar os cadastros.

 

Ações disponíveis:

Imprimir resultado qualificação: emitir o relatório com o resultado da consulta à qualificação cadastral eSocial. Se filtradas todas as situações, os cadastros virão agrupados por situação.

 

Publicar resultado da qualificação:  será aberta uma guia no navegador para que seja feita a publicação do resultado para o cliente do escritório. Esta publicação tem vinculado o anexo do relatório  de resultado da qualificação, filtrado com os registros que contém pendências. O botão será habilitado para os usuários que possuem permissão de alteração à rotina de Publicação no controle de permissões.

 

 Atualizar qualificação: serão enviados todos os cadastros de funcionários, estagiários e diretores para uma nova consulta à qualificação cadastral do eSocial.

 

Outras informações: após o processamento da consulta à qualificação eSocial, os usuários do Portal do Cliente receberão o aviso com o resultado desta consulta. As consultas iniciais e periódicas gerarão um único aviso e a possibilidade de visualizar o relatório com os cadastros pendentes. As consultas individuais gerarão um aviso por cadastro consultado e a possibilidade de enviar o email com o resultado diretamente para o funcionário, estagiário ou diretor. O usuário do escritório que tiver configurado para receber alertas automáticos quando for realizada uma admissão também receberão uma notificação.