Balanço Patrimonial - Modelo 3

Navegação:  Contabilidade > Relatórios > Contábeis >

Balanço Patrimonial - Modelo 3

Página anteriorVoltar ao tópico principalPróxima página

O que é?

O Balanço Patrimonial é um relatório contábil gerado após o registro de todas as movimentações financeiras de uma empresa em determinado período. A demonstração informa toda a situação patrimonial, ou seja, os bens, direitos e obrigações de uma empresa.

A Estrutura Básica de um Balanço Patrimonial é composta por ATIVOS, informações sobre os PASSIVOS e o Patrimônio Líquido (PL) de uma empresa.

É um dos relatórios mais importantes do sistema e deverá ser emitido após terem sido efetuados todos os lançamentos, inclusive a transferência de resultados. Entretanto. poderá ser emitido a qualquer tempo, para conferência dos valores lançados.

A diferença entre o modelo 2 e o modelo normal é forma de totalização das contas e seus grupos. No Balanço Patrimonial os resultados são alinhados em uma única coluna, enquanto no Modelo 3 a apresentação do TOTAL DO ATIVO e PASSIVO é demonstrado lado a lado.

 

Campos da Tela:

 

Estabelecimento: Selecione o estabelecimento. (F12)

 

Mês/Ano: Informe a data no formato MM/AAAA.

 

Grau: Este campo é preenchido automaticamente com o grau padrão definido nos parâmetros da empresa, podendo ser alterado na emissão, se necessário. Quanto maior o grau, maior o nível de detalhamento.

 

Data de Emissão: Informe a data de emissão do relatório.

 

Data de Encerramento: Informe a data do fechamento do balanço.

 

Índice para Cálculo: Os valores do Balanço Patrimonial serão divididos pelo índice informado.

 

Oficial: Utilizado na emissão dos livros oficiais para registro. Esta opção faz com que o Balanço tome a sequência numérica do Diário. Com esta opção marcada será habilitado o botão "Responsáveis" para selecionar outros responsáveis para assinatura, se necessário.

 

Listar dados para assinatura: Marcado esta opção, as assinaturas serão impressas no relatório mesmo não marcando a opção Oficial e independente de consolidação. Com esta opção marcada será habilitado o botão "Responsáveis" para selecionar outros responsáveis para assinatura, se necessário. Esta opção não será habilitada quando a opção "Ofício Circular DNRC nº 166/2007" estiver selecionada.

 

Saltar linha na quebra de grau: Será inserida uma linha em branco entre dois graus diferentes (Ex: final do grau 1 e começo do grau 2).

 

Listar CNPJ: Marcando a opção, será impresso o CNPJ do estabelecimento no cabeçalho do relatório. Se consolidado por estabelecimento, será o CNPJ do estabelecimento selecionado na tela. Se consolidado por empresa, será o CNPJ da matriz. Esta opção não será habilitada quando a opção "Ofício Circular DNRC nº 166/2007" estiver selecionada.

 

Balanço Inicial conforme MP 449: Impressão do relatório com data no primeiro dia do Mês.

 

Listar termo de responsabilidade: Com esta opção marcada, é impresso no final do relatório um texto que refere-se ao termo de responsabilidade. Esta opção não será habilitada quando a opção "Ofício Circular DNRC nº 166/2007" estiver selecionada.

 

Contas com saldo zero: Marcando esta opção serão habilitadas automaticamente outras duas opções:
 
Listar somente sintéticas: que emitirá o relatório demonstrando as contas sintéticas com saldo zero 
Listar sintéticas e analíticas: que emitirá todas as contas com saldos zerados.
 

Se não estiver marcada esta opção, não lista no relatório nenhuma conta com saldo zerado.

 

Imprimir Endereço: Marcando esta opção será impresso o endereço no cabeçalho do relatório.

 

No Quadro Consolidação, selecione a opção desejada.

 

Responsáveis: Este botão será habilitado se marcada a opção "Oficial" ou "Listar dados para assinatura".

 

Neste tela podem ser selecionados outros responsáveis para assinatura do relatório, além do Representante e do Contador (responsável vinculado ao cadastro do Estabelecimento".

 

Esta opção atende a MP 449/2008, que trouxe diversas alterações na estrutura das demonstrações contábeis das SA’s, entre elas a exigência de assinatura de todos os sócios nas demonstrações a serem submetidas a arquivamento.