Balanço Patrimonial - Comparativo

E Análise Horizontal e Vertical

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Balanço Patrimonial - Comparativo

E Análise Horizontal e Vertical

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O que é?

O Balanço Patrimonial é um relatório contábil gerado após o registro de todas as movimentações financeiras de uma empresa em determinado período. A demonstração informa toda a situação patrimonial, ou seja, os bens, direitos e obrigações de uma empresa.

 

Fundamento Legal

 

Nesta rotina é possível emitir o Balanço Patrimonial – Comparativo, conforme orientações da "NBC T 19.41 (Resolução CFC nº 1255/09), item 3.14" e "NBC TG 1001".
 

Ao emitir o relatório é possível informar Mês/Ano distintos, para que os valores de ambos os períodos sejam gerados no mesmo relatório.

 

 

Campos da Tela:

 

Estabelecimento: Selecione o estabelecimento. (F12)

 

Exercício: Informe o ano mais recente que será usado para comparação dos valores. Exemplo: 2023.

 

Mês/Ano 1: Sugerido automaticamente pelo sistema, com o último mês do exercício informado. Permite alteração. Exemplo: 12/2023.

 

Mês/Ano 2: Sugerido automaticamente pelo sistema, com o último mês do ano anterior ao exercício informado. Permite alteração. Exemplo: 12/2022.

 

Modelo: Selecione um dos Modelos disponíveis para impressão.

1 - Balanço Patrimonial - Comparativo

2 - Balanço Patrimonial - NBC TG 1001

 

Grau: Este campo é preenchido automaticamente com o grau padrão definido nos Parâmetros da Empresa, podendo ser alterado na emissão, se necessário. Quanto maior o grau, maior o nível de detalhamento.

 

 

Data de Emissão: Preenchimento automático com a data do dia corrente. Permite alteração.

Quando utilizado o Modelo "2 - Balanço Patrimonial - NBC TG 1001", esse campo será preenchido com a última data do exercício informado no campo Ano, sendo possível edita-la se necessário.

 

Data de Encerramento: Preenchimento automático com o último dia do Mês/Ano mais recente, informado para emissão do relatório. Permite alteração.

 

Índice para Cálculo: Os valores do Balanço Patrimonial serão divididos pelo índice informado.

 

Oficial: Utilizado na emissão dos livros oficiais para registro. Esta opção faz com que o Balanço tome a sequência numérica do Diário. Com esta opção marcada será habilitado o botão "Responsáveis" para selecionar outros responsáveis para assinatura, se necessário.

 

Listar Dados para Assinatura: Marcado esta opção, as assinaturas serão impressas no relatório mesmo não marcando a opção Oficial e independente de consolidação. Com esta opção marcada será habilitado o botão "Responsáveis" para selecionar outros responsáveis para assinatura, se necessário. 

 

Saltar Linha na Quebra de Grau: Será inserida uma linha em branco entre dois graus diferentes (Ex: final do grau 1 e começo do grau 2).

 

Listar CNPJ: Marcando a opção, será impresso o CNPJ do estabelecimento no cabeçalho do relatório. Se consolidado por estabelecimento, será o CNPJ do estabelecimento selecionado na tela. Se consolidado por empresa, será o CNPJ da matriz. Esta opção não será habilitada quando a opção "Ofício Circular DNRC nº 166/2007" estiver selecionada.

 

Listar Termo de Responsabilidade: Com esta opção marcada, é impresso no final do relatório um texto que se refere ao termo de responsabilidade. 

Quando utilizado o Modelo "2 - Balanço Patrimonial - NBC TG 1001", esse campo ficará desabilitado.

 

Desconsiderar Contas de Compensação: Caso no Plano de Contas, existam contas marcadas com a opção "Conta exclusivamente de compensação", o sistema desconsiderará o saldos dessas contas na contabilização do Balanço.

 

Imprimir Endereço: Marcando esta opção será impresso o endereço no cabeçalho do relatório.

Quando utilizado o Modelo "2 - Balanço Patrimonial - NBC TG 1001", esse campo ficará desabilitado.

 

Listar Valores Reapresentados: Essa opção ficará habilitada, quando o Modelo selecionado for "2 - Balanço Patrimonial - NBC TG 1001".

 

Em atendimento as Normas NBC TG 1001, para lançamentos realizados na contabilidade e estiverem marcados como "Lançamentos Extemporâneos" o sistema considerará dentro do exercício informado na impressão do relatório estes lançamentos, onde será demonstrado no "Ano Anterior" e "01/01/20XX" os saldos reapresentados, considerando os lançamentos extemporâneos que foram realizados.

 

Contas com Saldo Zero: Marcando esta opção serão habilitadas automaticamente outras duas opções: 
 
Listar somente sintéticas: que emitirá o relatório demonstrando as contas sintéticas com saldo zero 
Listar sintéticas e analíticas: que emitirá todas as contas com saldos zerados.
 

Se não estiver marcada esta opção, não lista no relatório nenhuma conta com saldo zerado.

 

 

Analise Horizontal e Vertical
 

Quadro da Análise Horizontal e Vertical: Proporcionará a opção de análise gerencial destes relatórios contábeis na empresa. Poderá visualizar as análises horizontal e vertical, apenas a horizontal ou apenas a vertical. O relatório será impresso mediante a opção parametrizada.

 

Análise Vertical: Utilizado para analisar o percentual de representatividade de cada setor da empresa, possibilitando analisar os resultados separadamente e a influência de cada um deles no resultado final.
Análise Horizontal: Permite avaliar a evolução dos resultados da empresa ao longo de um determinado período, que pode ser anual, semestral ou mensal, conforme as políticas da companhia.

 

Importante:

Somente será possível a impressão desse relatório no “Modelo 1” e também quando não for utilizado a opção “Oficial”, pois esse formato de relatório apenas possui finalidade de análise gerencial.

 

 

No Quadro Consolidação, selecione a opção desejada.

 

Responsáveis: Este botão será habilitado se marcada a opção "Oficial" ou "Listar dados para assinatura".
 
Neste tela podem ser selecionados outros responsáveis para assinatura do relatório, além do Representante e do Contador (responsável vinculado ao cadastro do Estabelecimento".