Pensão Alimentícia

Navegação:  Folha de Pagamento > Cadastros > Cadastro de Funcionários > Dependentes >

Pensão Alimentícia

Página anteriorVoltar ao tópico principalPróxima página

Registra os dependentes que recebem pensão alimentícia do funcionário, conforme informações cadastradas o sistema irá gerar automaticamente os valores de pensão na folha de pagamento, férias, 13º salário, PLR e rescisão.

Funcionário: Carrega automaticamente o código e nome do funcionário selecionado.
Dependente: Carrega automaticamente conforme dependente selecionado.

 

Mês/Ano Inicial e Final: Nos campos mês/ano inicial e mês/ano final, pode ser informado quando determinado dependente passou a receber a pensão, caso tenha ocorrido durante o ano base. Desta forma, o rateio entre os dependentes será realizado conforme o período. O Mês/Ano Inicial é obrigatório, se não for informado período final, o sistema considerará para todos os meses a partir do período inicial.

 

Percentual de Rateio: Se apenas um dependente recebeu a pensão referente a este evento, informar no percentual 100%. Se para mais de um dependente foi utilizado o mesmo evento na folha de pagamento, informar o percentual correspondente a cada dependente, para rateio do valor.

 

Por exemplo:

Dois dependentes vinculados ao evento 32, sendo 60% um e 40% outro. Valor mensal da pensão 200,00.

Será gerado no arquivo da DIRF/eSocial, para o primeiro dependente 200,00 * 60% = 120,00.

Será gerado no arquivo, para o segundo dependente 200,00 * 40% = 80,00.

 

Refere-se a enteado pensionista (Parentesco na DIRF): marcar esta opção caso o pagamento da pensão seja realizado para o enteado.

Quadro Eventos de Pensão por Processamento:

Folha de Pagamento: Selecione o código de evento. Os eventos devem estar cadastradas em Cadastros/Genéricos/Eventos. Permite selecionar somente eventos cujo "Tipo de Processamento"=Folha de pagamento.
Referência: Informe o percentual/valor para o cálculo do evento. Certifique-se que o grupo do evento exige a informação percentual/valor.
Adiantar pensão nas férias: Checkbox opcional, habilitada somente após informado o evento no campo "Folha de Pagamento".
Férias: Habilitado e obrigatório somente quando marcada a opção "Adiantar pensão nas férias". Lista na pesquisa e permite selecionar somente eventos cujo "Tipo de Processamento"=Férias.
13º Salário: Opcional, lista na pesquisa e permite selecionar somente eventos cujo "Tipo de Processamento"=13º Salário.
Referência: Obrigatório se a combo box 13º Salário estiver preenchida, desabilitada se não estiver. Informe o percentual/valor para o cálculo do evento. Certifique-se que o grupo do evento exige a informação percentual/valor.
Não desconta: Checkbox opcional, habilitada somente enquanto o combo box 13º Salário não estiver preenchida, desabilitada se estiver. Se realmente não estiver desconto de pensão no 13º Salário marque esta opção e não emitirá mensagens para lembrar deste cálculo em alguns processamento.
PLR: Opcional, lista na pesquisa e permite selecionar somente eventos cujo "Tipo de Processamento"=PLR.
Referência: Obrigatório se a combo box "PLR" estiver preenchida, desabilitada se não estiver. Informe o percentual/valor para o cálculo do evento. Certifique-se que o grupo do evento exige a informação percentual/valor.
Não desconta: Checkbox opcional, habilitada somente enquanto o combo box PLR não estiver preenchida, desabilitada se estiver. Se realmente não estiver desconto de pensão no PLR marque esta opção e não emitirá mensagens para lembrar deste cálculo em alguns processamento.

Quadro Conta para Depósito (Relatório):

Nome do Destinatário: Opcional, preencha o nome do destinatário para depósito.
Banco: Opcional, pesquise e selecione o código do Banco. O Banco deve estar pré-cadastrado em Cadastros/Bancos.
Modalidade: Opcional, pesquise e selecione a modalidade conforme disponivel por cada banco.
CPF: Opcional, informe o número de CPF do destinatário para depósito.
Agência/DV: Opcional, informe o número e digito da agência para depósito.
Conta/DV: Opcional, informe o número e digito da conta para depósito.

IMPORTANTE: A partir do ano base 2016, estas informações passaram a ser obrigatórias para a geração do arquivo DIRF de todos os funcionários que tem desconto de pensão alimentícia na folha de pagamento.

 

 

 


Verifique aqui o material completo para uso de Pensão Alimentícia.